Tratamentos Corporais | 5 alternativas que estão em alta
Especialistas falam sobre cada procedimento e os cuidados necessários
Um protocolo de tratamentos estéticos, junto a uma dieta balanceada e exercícios físicos, podem ser grandes aliados das noivas que têm o desejo de conquistar o corpo dos sonhos. Porém, para que isso aconteça, a palavra planejamento nunca foi tão importante.
É o que diz o dermatologista Alberto Cordeiro, que está à frente da Hōraios Estética, clínica boutique em São Paulo. “Antes de tudo, a noiva precisa ponderar quando será realizado o casamento. Eu recebo muitas noivas que vem até a clínica quinze dias antes do casamento e querem modificar o corpo e fazer tratamentos faciais, entretanto, é impossível ter um resultado em tão pouco tempo”, conta o especialista.
Veja também: Máscara facial para noivas | Saiba como escolher a melhor para sua pele
Qual o tempo ideal para começar os tratamentos corporais?
Alberto indica a todas as noivas que os tratamentos corporais sejam feitos de 4 a 6 meses antes do casamento, para que elas consigam alcançar um resultado satisfatório. “Lembrando que, junto aos tratamentos corporais, eu sempre indico a prática de atividades físicas associadas e um acompanhamento nutricional, que são bastante importantes.”
Quem quiser se aventurar na área dos tratamentos faciais, as indicações do dermatologista, que tem como clientes nomes como Ivete Sangalo, Sabrina Sato e Taís Araújo, ele indica cerca de três meses para que seja possível renovar a pele, deixá-la mais jovem e bonita, mas sempre de uma forma natural e sem deixar sobrecarregado.
“Quando os tratamentos são feitos muito próximos à data do casamento, a noiva pode acabar ficando ainda um pouco inchada ou apresentar algum roxinho, então, precisamos sempre ter uma data de segurança antes do Grande Dia”, alerta o dr. Alberto.
Veja também: Tratamentos a laser para tirar manchas: indicações e cuidados antes do casamento
Como se planejar financeiramente?
A dra. Vanessa Mussupapo, que é dermatologista há 12 anos e associada da SBD e SBCD, além de ser coordenadora do curso de cirurgia micrográfica de Mohs da SBCD, aconselha fazer um planejamento também financeiro, pois muitos dos tratamentos corporais tendem a ser caros e passar dos milhares de reais.
“Cada tratamento tem sua indicação e depende do corpo e do estilo de vida da paciente. O ideal seria se consultar com um médico dermatologista para juntos traçarem o melhor caminho até o casamento. A parte financeira também conta. Os tratamentos não são baratos, então, desconfie de valores muito baixos”, conta ela.
Além disso, Vanessa, que atua em hospitais como Einstein, Sírio-Libanês e a rede D’Or, faz um alerta para as noivas tomarem cuidado com promessas milagrosas e lugares onde não há supervisão médica, pois, como todo procedimento, podem ocorrer reações indesejadas, em que o manejo rápido fará toda a diferença.
E reforça: “Não deixe pra última hora, pois, como os tratamentos são feitos por sessões e alguns precisam de meses para se obter o resultado desejado, se deixar para a última hora, pode ser ‘tarde’”, diz.
Veja também: Cuidados com a pele: como mantê-la saudável antes e depois do casamento?
Os 5 tratamentos corporais mais bombados do momento
Os dois dermatologistas prepararam uma lista com os 5 tratamentos corporais mais procurados por suas clientes e como é o funcionamento/procedimento de cada um. Fiquem atentas aos detalhes de localidade do corpo e como são as sessões, ok?
Veja também: 5 atividades para a noiva relaxar: respira e vai!
Ultrassom Macrofocado
É um tratamento corporal que conseguimos atingir até 13 milímetros em relação a profundidade total da pele. O calor gerado por ele leva à morte dos adipócitos, através de inúmeros micro-coágulos, estimulando o colágeno e destruindo a gordura, fazendo com que ela seja destruída e diminuindo, a cada aplicação, cerca de 20% da região que foi tratada.
Obtém-se uma melhora da flacidez, celulite e redução de medidas. A pele fica avermelhada na hora, pode ter dor local. São necessárias, em média, três sessões, que são feitas mensalmente, com duração de cerca de 15 minutos cada. Pode-se retornar às atividades normais no dia. A combinação desse procedimento com bioestimuladores vem sendo muito utilizada, com respostas surpreendentes.
Veja também: Treinos para manter a forma antes e depois do casamento
Bioestimulação corporal
Atualmente, existem dois tipo no mercado, o Hidroxiapatita de Cálcio e o Ácido Poli-L-Lático. São polímeros capazes de gerar um benefício celular ou alguma resposta do tecido, levando a uma fibroplastia, estiramento dos fibroblastos (células que produzem colágeno), aumentando o colágeno e a expressão gênica no local.
Ideal para pacientes com flacidez e celulite, pois aumentam a produção de colágeno, levando a uma melhora importante da flacidez, no aspecto da pele e até na celulite. A aplicação pode ser realizada com agulha ou cânula, em áreas como face interna dos braços, face interna das coxas, joelhos, glúteos e abdome. Deve ser realizada de uma a três sessões com intervalos de 30 a 60 dias entre elas.
Veja também: Chá de hibisco | Dicas para adotá-lo na dieta rumo ao altar
IMS Sculpting
É um tratamento com uma corrente elétrica que induz à contração muscular nas regiões do abdome e glúteos. Ele faz a contração supra máxima da musculatura em até 20%, fazendo com que essa fibra muscular hipertrofie, aumente o metabolismo e diminua a gordura localmente.
Então, é um bom tratamento para flacidez e fragilidade muscular. As cintas e os handpieces são presos no local desejado e, em 30 minutos, são feitas cerca de 20 mil contrações musculares. A
paciente não pode deixar de fazer os exercícios comuns e o resultado é mais satisfatório nas pacientes que treinam e tem uma alimentação balanceada. São necessárias quatro sessões com intervalo mínimo de 48h entre elas. Podem ser necessárias mais algumas sessões, mas o aparelho não substitui a academia, ele funciona como um complemento.
Veja também: Benefícios dos chás para as noivas: como escolher segundo o seu objetivo
Enerjet corporal
Esse é um tratamento novo que vem sendo muito procurado. Sua função ocorre sem a necessidade de agulhas, mas sim por meio de um jato de ar muito potente, que funde na pele qualquer substância que o paciente e o profissional queira.
É costume usar uma mescla de substâncias que faz tanto a queima de gordura, como o estímulo de colágeno a partir da produção do fibroblasto da própria pessoa.
Veja também: Dicas para adotar a dieta low carb antes do casamento
Criolipólise
É uma técnica de tratamento para gordura localizada, onde há o congelamento das células de gordura. Esse congelamento leva a uma destruição dos adipócitos (células de gordura), que serão eliminados pelo próprio metabolismo da paciente, diminuindo a gordura naquele local. Geralmente, é realizada uma sessão por área.
Após a sessão, que dura em torno de 45 minutos por área, é realizada uma massagem vigorosa no local. Inchaço no pós-procedimento pode acontecer em todos os casos e o resultado final pode ser visto entre um a três meses, dependendo da paciente.
Não é aconselhável realizar em áreas com muita gordura, devido ao resultado menos expressivo. E sempre se atentar à manta utilizada. Nunca fazer esse procedimento se a manta já estiver sido usada, pois pode levar à sérias queimaduras e cicatrizes permanentes.
Alternativas menos invasivas!
Cada tratamento citado acima podem adquirir aliados potentes rumo ao corpo dos sonhos. Alimentação balanceada – sempre prescrita por um nutricionista, ok? – e uma rotina de exercícios físicos são imprescindíveis e não só vão preparar o corpo para o grande dia, mas também irão ajudar a ter uma vida mais saudável e longeva.
O consultor fitness Rodrigo Lourenço, criador da RL Fitness, uma plataforma de consultoria fitness online que oferece treino personalizado a distância, conta que não há fórmula mágica para a perda de peso e hipertrofia.
“O trabalho necessita de regularidade, comprometimento e disposição. A aluna precisa ter em mente que ela vai atingir o seu objetivo de modificar o corpo através dos treinos, mas isso não se dá do dia para a noite. Entender que cada corpo responde de uma maneira bem particular também ajuda a diminuir a ansiedade e evita as comparações, que, na maioria das vezes, só desanima. Minha proposta é que a aluna pratique um treino regular e contínuo, assim sua saúde estará em dia e, em consequência, seu corpo, atingirá o objetivo estético desejado”, enfatiza Rodrigo.
Um bom treino físico aliado a um baixo consumo de açúcares e carboidratos são capazes de operar boas transformações.
A proposta de Rodrigo é que a aluna faça um treino entre 30/40 min, três vezes na semana, com uma rotina de exercícios que trabalham grandes grupos musculares, com ótimos resultados; uma mudança significativa no corpo que já começa a aparecer no primeiro mês de treino.
A seguir, confira a rotina preparada por Rodrigo Lourenço:
Prancha Frontal (3 séries de 30 segundos a 1 minuto )
Leg Press 45° (3 séries de 12 a 15 repetições)
Agachamento Sumô com Halter (3 séries de 12 a 15 repetições)
Leg Press Horizontal (3 séries de 12 a 15 repetições)
Supino Máquina 90° (sentado) – (3 séries de 12 a 15 repetições)
Puxada Supinada (3 séries de 12 a 15 repetições)
Desenvolvimento Lateral com Halter ( 3 séries de 12 a 15 repetições)
Puxada aberta pela frente (3 séries de 12 a 15 repetições)
Alongamento: Não deixar de alongar depois dos treinos, isso é muito importante para evitar lesões.
* o peso indicado para cada exercício será prescrito individualmente, lembrando que sempre é preciso o acompanhamento de um professor de educação física, ok?
Veja mais nos nosso perfil no Pinterest
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis