Uma manchinha no rosto que sempre dá um trabalhinho a mais na hora da maquiagem. Uma marca que apareceu depois daquela última viagem à praia. Essas pequenas “imperfeições” acontecem, mas nada disso preciso atrapalhar o seu Grande Dia.

Não faltam tratamentos para cuidar de você e garantir o seu bem estar completo em um dos dias mais inesquecíveis da sua vida. Separamos tratamentos a laser para tirar manchas que vão te dar aquela forcinha antes da celebração.

tratamentos a laser
Foto: Shutterstock

Tratamentos a laser

“Através de vários estudos científicos já se comprovou que o laser é um dos recursos que mais estimula mitose de fibroblastos, angiogênese (formação de novos vasos sanguíneos), aumento da circulação e a estimulação de células tronco. O resultado é uma pele mais firme e com mais tonicidade”, explica Joyce Rodrigues, cosmetóloga e diretora científica da Mezzo Dermocosméticos.

De acordo com a especialista, o laser consegue atingir diversas camadas da pele, variando conforme a necessidade de cada cliente e o tipo de laser.

O cuidado aqui, como com qualquer procedimento estético, é realizar o tratamento com um profissional devidamente habilitado para isso. No mais, há contraindicação para nos casos de gravidez, bronzeamento da pele e quando a pele está muito seca.

Medicina integrativa para noivas: alívio do estresse e da ansiedade

Tipos de laser para tirar manchas

Vamos citar aqui alguns procedimentos indicados pelos especialistas. Veja quais as suas necessidades e converse com um especialista para entender qual a melhor opção para o eu caso.

1. Luz pulsada

tratamentos a laser
Foto: Shutterstock

 

Esse tratamento é indicado para tirar manchas do rosto, algumas sardas que possam incomodar. “Ele atua no clareamento da pele, aumenta a quantidade de fibras de colágeno e elastina e promove lifting do tecido”, explica Joyce Rodrigues.

Médico dermatologista de Guaxupé (MG), Abdo Salomão explica que a Luz Pulsada funciona por uma reação chamada fototérmica. “Ela queima o excesso de melanina e, com isso, melhora a mancha.”

O tratamento, segundo a dermatologista Cláudia Sá, do Rio de Janeiro, é feito em séries de duas a quatro sessões com intervalo de 30 dias, de acordo com o caso. “As noivas com um pouco de flacidez podem se beneficiar com a combinação de outras luzes, como em um tratamento que combine luz pulsada de alta potência com infravermelho próximo e longo.”

2. Laser CO2 fracionado

tratamentos a laser
Foto: Shutterstock

 

O laser de CO2 pode ser feito nas manchinhas ásperas, as chamadas ceratoses.

“O procedimento é realizado com muita delicadeza para remover o relevo da lesão com um mínimo de cicatriz. Com mais tempo é possível fazer um tratamento para as cicatrizes de acne que, dependendo da iluminação, ficam bem evidentes”, explica Cláudia.

O laser CO2 fracionado, segundo Joyce, é indicado tanto para rejuvenescimento quanto para manchas na pele. No entanto é preciso reforçar os cuidados em casa. Como ele causa um processo inflamatório (desejado), é importante se proteger muito contra a exposição solar e luz azul.

Estas sessões, segundo Joyce, precisam de um intervalo de 45 a 60 dias entre elas, e os resultados são notados após a segunda sessão de tratamento. “Antes do tratamento – geralmente – é aplicado um creme anestésico e os olhos do paciente são protegidos para evitar lesão ocular.”

“Não é recomendado para quem tem pele negra, cicatrizes muito profundas ou quelóides. Também não deve ser realizado em pessoas com doenças de pele, como vitiligo, lúpus ou herpes ativa,. Por fim, recomenda-se que não seja realizado durante o uso de alguns medicamentos, como anticoagulantes”, orienta Joyce.

3. Laser Q-Switched

A indicação de Abdo Salomão é para noivas que além de manchas também precisam tratar melasmas.

“Ele fragmentar o alvo na hora através de uma reação fotoacústica e o organismo absorve depois. Ele é só para manchas, mas a vantagem é que ele clareia mais rápido.”

Dicas e cuidados na hora do tratamento

tratamentos a laser
Foto: Shutterstock

Para evitar qualquer transtorno no dia da cerimônia, é essencial se programar com cerca de seis meses de antecedência para fazer tratamentos estéticos como esse. “O ideal é começar o tratamento aproximadamente quatro meses antes da cerimônia, para não ter nenhum vermelho ou resquício de mancha”, orienta Abdo Salomão.

Antes de escolher por um tratamento, passe por um especialista. Somente um dermatologista poderá indicar o que é melhor para você. Alguns procedimentos não são indicados dependendo do tipo de pele. “Muitas vezes, a melhor opção pode ser um creme de tratamento de uso domiciliar”, afirma Cláudia Sá.

Se o casamento for durante o dia, evite muito exposição ao sol. Tente se resguardar. Lembre-se se usar uma base com protetor solar. Evite também luzes muito fortes próximas da pele, pois elas pioram o melasma.

“Importante não relaxar na lua de mel, porque pode perder tudo. Lembre-se de passar protetor solar de duas em duas horas quando estiver exposta ao sol”, ressalta o especialista.

Para uma pele mais saudável

tratamentos a laser
Foto: Shutterstock

Além dos procedimentos estéticos, algumas medidas podem melhorar ainda mais o aspecto e a saúde da sua pele.

De acordo com Cláudia Sá, uma alimentação rica em flavonoides é essencial. “Isso significa consumir pelo menos um amarelo ao dia: mamão, manga, cenoura ou abóbora”, orienta.

Cuidar da pele diariamente também é essencial. “Escolha um bom sabonete líquido com ação antioxidante, rejuvenescedora, pensando sempre no tratamento básico da pele. Adapte a sua rotina um excelente antioxidante, no caso uma Vitamina C, filtro solar diário. Escolha ainda máscaras de tratamento com ação antiglicante/desglicante que atuam na prevenção e reversão da glicação, elas proporcionam uma pele mais sedosa, luminosa e livre do aspecto amarelado do envelhecimento”, sugere Joyce.

Veja mais no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários