Tipos de Buquê de Noiva | Escolha o Seu
Já sabe qual tipo de buquê de noiva vai usar em seu casamento? Confira as dicas de especialistas e modelos para escolher o seu.
Atualmente, o principal conceito nos casamentos é a personalização, ou seja, deixar cada detalhe da festa com a cara dos noivos, explica Sylvia Montenegro, da Flor de Cór. Com os buquês não é diferente. Além de sua personalidade, a noiva também tem que levar em conta o conceito da festa na hora de escolher o seu buquê. “A noiva precisa tomar cuidado para não parecer que ela pegou os restos da decoração para fazer o buquê”, aconselha Sylvia.
Seja qual for o estilo escolhido, o que está super em alta, aponta a florista Vivian Andersen, são os buquês desconstruídos, que incorporam o movimento e a customização na sua composição. Suas principais características são a assimetria, mesmo nos formatos mais tradicionais, flores de espécies variadas e tonalidades mais fortes – marsala, berinjela, roxo – mescladas àquelas pastéis, para as noivas mais modernas, ou apenas em tons neutros – nude, rosa, amarelo – para as mais clássicas.
Veja a seguir os principais modelos de buquês e para quais noivas eles são indicados:
Braçada
É o preferido das noivas mais românticas e despojadas, que se casam no campo ou em um ambiente com ar bucólico. Esse buquê é carregado apoiado nos braços, o que dá origem ao seu nome, e não nas mãos, como a maioria, o que o deixa com um ar mais informal.
Veja também Vestidos para casamento | Como escolher o modelo ideal
Cascata ou Cacho de Uva
“Abandonado por um tempo pelas noivas, esse modelo clássico voltou a ser o objeto de desejo daquelas que não abrem mão do tradicional mas que procuram um buquê mais imponente para acompanhar um vestido com muito estilo”, explica Vivian. O buquê cascata também volta repaginado em seu formato: “mais comprido e menos compacto”, ensina a florista. A ideia é mostrar movimento com flores arranjadas de um modo menos blocado.
Como seu formato é maior, é preciso ficar atento ao tamanho da noiva, para que sua imagem não seja obstruída pelo buquê, que costuma ser indicado para mulheres mais altas e longilíneas.
Coração
Esse buquê mantém ainda sua ideia original, representando o principal símbolo do amor, mas com formato atualizado e menos simétrico. “Ele é levemente arredondado, com uma ponta, deixando uma flor pendente”, diz Vivian. Nesse caso, o uso de folhagens também é recomendado. Ideal para noivas que gostam de aliar romance, personalidade e conceito.
Especiarias
Vivian diz que faz muitos buquês neste estilo para as noivas supersticiosas. São ricos em sementes, lavanda, folhagens e especiarias como alecrim e canela, para dar sorte.
Redondo ou Bolinha
Considerado o mais clássico entre os buquês e o queridinho das noivas, o buquê redondo ou bolinha também pode receber um toque de modernidade para agradar a noiva atual. “Esse buquê não é mais feito em formato blocado, com o uso de uma só flor, agora misturamos flores de diferentes tamanhos e tipos com raminhos”, explica Vivian.
Para as noivas mais tradicionais, o formato assimétrico é associado a flores exclusivamente brancas, a cor mais clássica quando o assunto é casamento; já para aquelas que preferem o tradicional com um toque de ousadia, a variedade de cores é o mais indicado.
Taça
Sylvia explica que é muito parecido com o buquê bolinha e costuma ornar as mãos de noivas menos tradicionais, por causa de seu formato de boca mais aberta, característica que dá origem ao seu nome e o deixa menos uniforme.
Flor única
A flor queridinha do momento é a peônia, considerada mais rara no Brasil e a preferida das noivas que escolhem a Flor Única no lugar do buquê de formato mais tradicional. “A peônia é a nova tulipa”, brinca Sylvia. Ideal para a noiva mais segura e moderna, que já tem um vestido com muita personalidade e detalhes e prefere harmonizar o seu visual com uma composição mais leve e discreta.
Todos os estilos:
Veja também: Como escolher o buquê de casamento
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis