Quanto custa casar?
Quanto custa casar? Saber os custos de um casamento é super importante para os noivos. Veja como calcular os gastos de uma festa.
Organizar um casamento é uma tarefa deliciosa, mas requer um bom preparo (especialmente financeiro). E uma das perguntas mais comuns dos noivos é: quanto custa casar? Para saber a resposta, conversamos com profissionais do mercado de casamento. Confira!
Foto: Shutterstock
Quanto custa casar?
Esta é a pergunta de 1 milhão de dólares. O valor para fazer um casamento vai depender de vários fatores: estilo da festa, época do ano, número de convidados e, principalmente, da cidade, uma vez que os valores variam muito pelo Brasil.
A assessora de eventos Karina Montoro, que atua em São Paulo, conta que os casamentos que ela realiza custam, em média, de R$ 1.000,00 a R$ 1.300,00 por convidado. “Eu costumo fazer uma reunião prévia com os noivos para entender qual a expectativa, vontades, preferências e budget que estão dispostos a investir no casamento. Os valores podem variar muito de acordo com o local escolhido (tamanho, cidade, etc). Por isso, fica difícil estimar uma porcentagem precisa para cada item do casamento a ser contratado. O estilo da festa também pode variar bastante. Alguns casais preferem priorizar a gastronomia e menos a decoração. Já outros, preferem investir mais na parte musical”, revela.
Foto: Shutterstock
A cerimonial e diretora da ACESPR (Assessores e Cerimonialistas de Eventos Sociais do Paraná), Darlene Medeiros, sempre orienta os casais a decidirem qual o valor que poderão investir inicialmente. “Desse valor, em média, 50% desse total é para cobrir os gastos com o espaço da cerimônia e recepção, alimentação, bebidas, decoração e fotografia. E com a diferença do orçamento definimos as demais prioridades e escolhas de acordo com o estilo do casal”, recomenda.
Para auxiliar os noivos que passam por este momento, o iCasei criou a ferramenta “Planejador de Gastos”, onde você pode obter estimativas de quanto custa casar.
Por onde começar a organização do casamento?
Se você acabou de noivar, já vai preparando seu arquivo no Excel. De acordo com Karina, o mais importante é fazer o planejamento financeiro com uma planilha, destinando o valor para cada item que será contratado. “Claro que serão valores estimados e poderão sofrer alteração de acordo com a preferência de cada casal”, pontua.
Com isso pronto, Karina indica fazer uma lista de convidados – ela ainda pode mudar um pouco ao longo da organização do casório, mas este item é super importante para pedir orçamentos, já que muitos itens são calculados pela quantidade de convidados.
E qual profissional contratar primeiro? Para Darlene, o ideal é começar por uma assessoria/cerimonial. “Este profissional ajudará o casal já no início. É super importante ter a experiência de quem já realizou vários eventos para analisar custos do casamento e benefícios desde a primeira escolha” explica.
Em seguida, a dica de Karina e Darlene é priorizar a contratação de fornecedores que só podem fazer uma festa por dia (foto, video, dj, banda, beleza da noiva, celebrante, etc).
Foto: Shutterstock
Leia também: Organização de casamento | Como fazer uma planilha de gastos
Como se planejar financeiramente com os custos do casamento?
É claro que cada casal tem as suas particularidades e um orçamento próprio. Darlene aconselha que os noivos façam as contas de quanto é possível guardar até começar efetivamente os preparativos e conferir se os pais vão se envolver nesse apoio financeiro. “Ter um teto do investimento e se preparar para ele é bem importante”, opina.
Quanto antes os casais começarem a se planejar, melhor. Karina indica começar o planejamento com 1 ano e meio a 2 anos de antecedência. “Dessa forma, os noivos conseguem escolher tudo com calma, conhecer cada fornecedor e ter a certeza das escolhas para o Grande Dia”, afirma.
Foto: Shutterstock
Leia também: Veja 5 dicas de como planejar os gastos do casamento
Como estabelecer prioridades no orçamento?
O orçamento está mais apertado? Então, é preciso estabelecer prioridades com relação aos custos do casamento. Karina costuma dizer que o coração de uma festa é comida, bebida e música e a maioria dos casais concorda. Darlene também acredita que a gastronomia tem um grande peso na festa: “Priorize qualidade no serviço de alimentação escolhido porque os convidados amam ser bem servidos e com comida de qualidade”.
“Claro que as noivas sempre têm uma paixão especial pela decoração. O ideal é encontrar bons fornecedores que possam atender às expectativas de ambos para que o sonho não vire um pesadelo”, completa Karina.
Darlene também dá algumas dicas para economizar no casamento:
-Para quem tem orçamento mais curto, procure locais que não cobram locação do espaço, já fará uma boa economia. Há alguns que oferecem a parte da alimentação, em que é possível negociar essa taxa.
– Casar durante a semana pode render muitos descontos também, já que geralmente o evento acaba sendo mais curto, mas não menos especial e marcante. Tudo depende da forma como os noivos constroem esse momento.
– Casar em meses de baixa temporada (no sul, por exemplo, são os meses de inverno) ou ainda os eventos aos domingos, que também costumam render boas negociações.
Foto: Shutterstock
Leia também: Planejamento financeiro, 8 dicas incríveis para o casamento
Parece supérfluo, mas não é…
Durante a organização do casamento, é comum os noivos se depararem com itens a serem contratados que parecem supérfluos, mas que são super importantes para o andamento da festa.
Como saber o que é realmente relevante para os custos do casamento? Karina aponta que a parte técnica geralmente assusta muito os noivos. “A maioria dos casais não faz ideia do quanto é importante uma excelente sonorização e técnicos qualificados para manter a festa perfeita”, sugere.
O gerador também pode ser uma questão. “Muitos também abrem mão dele e só quem ficou sem luz em algum evento poderá dizer o quanto isso foi ruim e inesquecível negativamente”, lembra Darlene.
No entanto, a escolha de alguns itens pode ser algo bem particular de cada casal. “Tem alguns que não fazem questão das lágrimas de alegria, apesar de eu achar que é um detalhe importante para os convidados que costumam se emocionar nos casamentos. Outros não ligam muito para as lembrancinhas – mas eu acredito que ela é sim importante como ato de agradecimento de quem se dedicou e participou desse momento (mas ela precisa ser bem pensada para ser útil), e o kit toalete, que muita gente dispensa, mas os convidados sempre contam com ele”, enumera Darlene.