Revista

Quanto custa casar?

Quanto custa casar? Saber os custos de um casamento é super importante para os noivos. Veja como calcular os gastos de uma festa.

Organizar um casamento é uma tarefa deliciosa, mas requer  um bom preparo (especialmente financeiro). E uma das perguntas mais comuns dos noivos é: quanto custa casar? Para saber a resposta, conversamos com profissionais do mercado de casamento. Confira!

quanto custa casar

Foto: Shutterstock

Quanto custa casar?

Esta é a pergunta de 1 milhão de dólares. O valor para fazer um casamento vai depender de vários fatores: estilo da festa, época do ano, número de convidados e, principalmente, da cidade, uma vez que os valores variam muito pelo Brasil.

A assessora de eventos Karina Montoro, que atua em São Paulo, conta que os casamentos que ela realiza custam, em média,  de R$ 1.000,00 a R$ 1.300,00 por convidado. “Eu costumo fazer uma reunião prévia com os noivos para entender qual a expectativa, vontades, preferências e budget que estão dispostos a investir no casamento. Os valores podem variar muito de acordo com o local escolhido (tamanho, cidade, etc). Por isso, fica difícil estimar uma porcentagem precisa para cada item do casamento a ser contratado. O estilo da festa também pode variar bastante. Alguns casais preferem priorizar a gastronomia e menos a decoração. Já outros, preferem investir mais na parte musical”, revela.

quanto custa casar

Foto: Shutterstock

A cerimonial e diretora da ACESPR (Assessores e Cerimonialistas de Eventos Sociais do Paraná), Darlene Medeiros, sempre orienta os casais a decidirem qual o valor que poderão investir inicialmente. “Desse valor, em média, 50% desse total é para cobrir os gastos com o espaço da cerimônia e recepção, alimentação, bebidas, decoração e fotografia. E com a diferença do orçamento definimos as demais prioridades e escolhas de acordo com o estilo do casal”, recomenda.

Para auxiliar os noivos que passam por este momento, o iCasei criou a ferramenta “Planejador de Gastos”, onde você pode obter estimativas de quanto custa casar.

Por onde começar a organização do casamento?

Se você acabou de noivar, já vai preparando seu arquivo no Excel. De acordo com Karina, o mais importante é fazer o planejamento financeiro com uma planilha, destinando o valor para cada item que será contratado. “Claro que serão valores estimados e poderão sofrer alteração de acordo com a preferência de cada casal”, pontua.

Com isso pronto, Karina indica fazer uma lista de convidados – ela ainda pode mudar um pouco ao longo da organização do casório, mas este item é super importante para pedir orçamentos, já que muitos itens são calculados pela quantidade de convidados.

E qual profissional contratar primeiro? Para Darlene, o ideal é começar por uma assessoria/cerimonial. “Este profissional ajudará o casal já no início. É super importante ter a experiência de quem já realizou vários eventos para analisar  custos do casamento e benefícios desde a primeira escolha” explica.

Em seguida, a dica de Karina e Darlene é priorizar a contratação de fornecedores que só podem fazer uma festa por dia (foto, video, dj, banda, beleza da noiva, celebrante, etc).

quanto custa casar

Foto: Shutterstock

Leia também: Organização de casamento | Como fazer uma planilha de gastos

Como se planejar financeiramente com os custos do casamento?

É claro que cada casal tem as suas particularidades e um orçamento próprio. Darlene aconselha que os noivos façam as contas de quanto é possível guardar até começar efetivamente os preparativos e conferir se os pais vão se envolver nesse apoio financeiro. “Ter um teto do investimento e se preparar para ele é bem importante”, opina.

Quanto antes os casais começarem a se planejar, melhor. Karina indica começar o planejamento com 1 ano e meio a 2 anos de antecedência. “Dessa forma, os noivos conseguem escolher tudo com calma, conhecer cada fornecedor e ter a certeza das escolhas para o Grande Dia”, afirma.

quanto custa casar

Foto: Shutterstock

Leia também: Veja 5 dicas de como planejar os gastos do casamento

Como estabelecer prioridades no orçamento?

O orçamento  está mais apertado? Então, é preciso estabelecer prioridades com relação aos custos do casamento. Karina costuma dizer que o coração de uma festa é comida, bebida e música e a maioria dos casais concorda. Darlene também acredita que a gastronomia tem um grande peso na festa: “Priorize qualidade no serviço de alimentação escolhido porque os convidados amam ser bem servidos e com comida de qualidade”.

“Claro que as noivas sempre têm uma paixão especial pela decoração. O ideal é encontrar bons fornecedores que possam atender às expectativas de ambos para que o sonho não vire um pesadelo”, completa Karina.

Darlene  também dá algumas dicas para economizar no casamento:

-Para quem tem orçamento mais curto, procure locais que não cobram locação do espaço, já fará uma boa economia.  Há alguns que oferecem a parte da alimentação, em que é possível negociar essa taxa.

– Casar durante a semana pode render muitos descontos também, já que geralmente o evento acaba sendo mais curto, mas não menos especial e marcante. Tudo depende da forma como os noivos constroem esse momento.

– Casar em meses de baixa temporada (no sul, por exemplo, são os meses de inverno) ou ainda os eventos aos domingos, que também costumam render boas negociações.

quanto custa casar

Foto: Shutterstock

Leia também: Planejamento financeiro, 8 dicas incríveis para o casamento

Parece supérfluo, mas não é…

Durante a organização do casamento, é comum os noivos se depararem com itens a serem contratados que parecem supérfluos, mas que são super importantes para o andamento da festa.

Como saber o que é realmente relevante para os custos do casamento? Karina aponta que a parte técnica geralmente assusta muito os noivos. “A maioria dos casais não faz ideia do quanto é importante uma excelente sonorização e técnicos qualificados para manter a festa perfeita”, sugere.

O gerador também pode ser uma questão. “Muitos também abrem mão dele e só quem ficou sem luz em algum evento poderá dizer o quanto isso foi ruim e inesquecível negativamente”, lembra Darlene.

No entanto, a escolha de alguns itens pode ser algo bem particular de cada casal. “Tem alguns que não fazem questão das lágrimas de alegria, apesar de eu achar que é um detalhe importante para os convidados que costumam se emocionar nos casamentos.  Outros não ligam muito para as lembrancinhas – mas eu acredito que ela é sim importante como ato de agradecimento de quem se dedicou e participou desse momento (mas ela precisa ser bem pensada para ser útil), e o kit toalete, que muita gente dispensa, mas os convidados sempre contam com ele”, enumera Darlene.

 

Sobre:

#
Marina Pastore

Marina Pastore é jornalista e trabalhou na Folha de S.Paulo. Desde 2011, quando começou a organizar seu próprio casamento, se apaixonou pelo assunto e criou um blog, o Vestida de Branco, para dividir ideias, opiniões e dúvidas. Anos depois do seu casamento, ainda adora falar sobre o assunto, ajudar as noivas e com...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020