Marcações, tons e cores podem deixar a maquiagem para madrinha de casamento totalmente diferente de acordo com a intensidade de cada um desses detalhes.

Além disso, a luz do dia, modelo de vestido e acessórios também influenciam na composição total. Para evitar gafes na hora de escolher o look de madrinha, separamos dicas para você arrasar no Grande Dia.

Foto: Reprodução/Pinterest

 

Maquiagem para madrinha de casamento: de dia ou de noite

A maquiadora Renata Gianetti aposta na coerência na escolha da maquiagem para o evento, mas não acredita em regras. “É importante respeitar o gosto da mulher para a ocasião. Ela tem de estar confortável com o look, incluindo a maquiagem.”

Para eventos diurnos é recomendável que a maquiagem para madrinha de casamento durante o dia tenha suavidade nos contornos e cores de forma geral. “A luz do dia entrega os detalhes no rosto. Então, há o perigo de chamar a atenção não pelo belo, mas pelo excesso”, comenta Renata.

O maquiador Danilo Toscano concorda com a profissional no gosto pela naturalidade durante o dia. Tons de pêssego, cobre e marrom são as apostas dele. E para quem curte um brilho, ele dá uma dica. “Ponto de luz nos olhos fica legal. Dá para usar um pigmento com cintilância suave”, recomenda.

Ainda pensando na luz do dia, Toscano concorda com Renata e recomenda usar uma pele bem corrigida mas sem pesar. “Bases mais fluidas, com cobertura leve, mas que corrigem o necessário é o ideal”, alerta.

Foto: Style Me Pretty

 

Maquiagem para eventos noturnos

Com a ausência da luz natural, casamentos à noite permitem usar uma maquiagem mais marcada. Entretanto, em situações em que a cerimônia começa durante à tarde e a festa entra noite adentro, Toscano aposta no meio termo. “As fotos, em sua maioria, serão tiradas com luz artificial. Então, dá para ter um toque de brilho a mais ou usar um batom chamativo.”

Azul petróleo e tons de lilás, dentro da cartela da Pantone 2018, são as cores indicadas por Toscano. Já Renata, seja para maquiagem para casamento de dia ou de noite, ainda opta pela naturalidade. “

O marrom é um supercuringa em qualquer ocasião. Se a madrinha estiver na dúvida, essa cor não tem erro. Você pode intensificá-la ou deixar mais esfumada, conforme o gosto ou horário do evento”, comenta Renata.

Seja na pele ou nos olhos, o brilho pode aparecer com mais presença na maquiagem noturna. Já o delineador é um detalhe comum aos dois períodos. “Para ficar bonito tem que ter espaço de pálpebra”, diz Toscano.

Nessas situações, Toscano recomenda que o traçado preto acabe antes do término dos cílios. Renata, no entanto, lembra que esse detalhe não é uma regra na maquiagem e que, além da pálpebra caída, quem já tem a pele madura deve evitá-lo. “Nesse caso, a melhor opção é esfumar o traçado.”

Foto: Reprodução/Pinterest

 

Acerte o look com seu tom de pele

A pele pode ter subtons amarelados, rosados ou neutros e, para cada um deles, uma cartela de cores é indicada. Para tons de blush, por exemplo, Renata comenta sobre o rosa. “O indico apenas para pele clara e em mulheres de cabelos e olhos mais claros também.”

Tons de coral também caem bem para quem tem a pele clara. Entretanto, é preciso ter cuidado nos efeitos de sombra e iluminação. “Dependendo da cor do contorno, em peles brancas, pode ficar parecendo que você está com sujeira no rosto. Ou até mesmo uma mancha”, afirma Renata.

Já em maquiagem para madrinha de casamento para pele morena, é possível usar e abusar dos tons terrosos, em cobre ou dourados. 

Foto: Reprodução/Pinterest

 

Maquiagem x Vestido

Tempos atrás, era comum a maquiagem para madrinha de casamento acompanhar a mesma tonalidade do vestido. E até mesmo os sapatos seguiam a tendência. Hoje, entretanto, Toscano descarta esta possibilidade. “Não rola mais. Fica over”, comenta.

Renata aposta em um look em que as cores se complementam. “Se o vestido tiver a cor muito forte, opte por tons neutros nos olhos e na boca para que elas não briguem entre si”, diz.

A dica pode ser seguida quando você for combinar maquiagem para madrinha de casamento com vestido azul ou maquiagem para madrinha de casamento com vestido rosa escuro.

No setor de cores ingratas, a maquiagem para madrinha de casamento com vestido verde é a citada por Toscano. “Geralmente, quando você tenta combinar tons nessa situação só há duas opções: ou você erra de baciada ou acerta em cheio. Não tem meio termo. Por isso, opto pelos tons de marrom ou cinza.”

A maquiagem para madrinha de casamento com vestido vermelho também requer atenção, na opinião de Renata. “Qualquer cor mais forte nos olhos pode deixar o look poluído”, revela. Toscano concorda e indica fazer um olho neutro e apostar no batom, que pode ser um subtom da cor da peça.

Outra cor que veio para ficar é o marsala. Ele pode aparecer tanto nas maquiagens quanto nos vestidos para madrinhas de casamento. Se você estiver na segunda opção, Renata aposta em brincar com tonalidades de marrom, incluindo um delineado.

Foto: Style Me Pretty/Ashley Largesse

 

A questão da automaquiagem e o YouTube

De 2012 para cá, a plataforma de vídeos online YouTube conta com cada vez mais blogueiras e maquiadoras que fazem conteúdo de beleza e maquiagem. São tutoriais semanais – por vezes até diários – que buscam ensinar às pessoas a se arrumarem em casa, seja para um casamento ou outro evento festivo.

Toscano acha interessante ter referências, mas é preciso cuidado. “Os tutoriais viraram modismo. Em algumas situações, a quantidade de maquiagem aplicada no rosto em um vídeo fica bonito na câmera, com iluminação regulada, mas não é algo da vida real.”

Na opinião do profissional, um maquiador gosta mesmo é de uma opção red carpet. “Tons de marrom, cobre e cinza são a maquiagem da beleza. A mulher está maquiada sem transparecer a quantidade de produtos usados.”

Renata segue nessa mesma linha de pensamento. Ela defende que as pessoas ousem, caso tenham vontade, mas alerta: a maquiagem não deve transformar a mulher e precisa estar dentro de um contexto.

A profissional afirma também que, no caso das madrinhas, é importante levar em consideração a opinião da noiva. “Na maioria das vezes, a maquiagem dela será uma surpresa. Então, mostre as suas opções e ouça a opinião. É bacana consultá-la para não ficar over ou parecido com o que ela pode querer usar.”

Se você vai ter que fazer a maquiagem para madrinha de casamento em casa, este tutorial da maquiadora Luciane Ferraes traz uma opção de make clean para festa, ideal para quem não gosta de tons fortes ou em um evento diurno:

Tags da matéria

Comentários