Revista

Casamento de sucesso | 5 livros para ter um relacionamento feliz

Por meio de dicas e reflexões, livros ajudam a resolver desentendimentos e são indicados para quem busca um casamento de sucesso

Amor, respeito, felicidade compartilhada e companheirismo são algumas das características que definem um casamento de sucesso. Entretanto, é normal que os casais enfrentem desafios em seus relacionamentos, principalmente no início da vida a dois.

Uma boa opção para driblá-los é buscar conselhos em livros com dicas de especialistas.

casamento de sucesso

Foto: Rebecca Yale Photography

 

A importância dos livros

Procurar ajuda em livros pode ser uma boa estratégia para refletir sobre o seu relacionamento e encontrar soluções para resolver problemas. Existem títulos sobre vários assuntos relacionados à rotina de um casal, desde dicas básicas para se adaptar à vida a dois até recomendações para cultivar hábitos de casais felizes.

“A leitura de livros auxilia muitas pessoas na conquista de qualidade de vida, saúde física, emocional, mental, autoajuda e também para melhorar seu relacionamento amoroso”, conta a psicóloga Marilene Kehdi. “Muitas vezes, a leitura é capaz de fazer a pessoa dar o passo inicial para a transformação de uma vida, do lifestyle e da forma de se relacionar”, completa.

A especialista destaca que, para algumas pessoas, os livros de autoajuda podem parecer repetitivos, já que apresentam muitas frases sobre valorização do esforço próprio. Entretanto, Marilene garante que eles são capazes de ajudar a superar momentos ruins e encorajar as pessoas rumo a uma vida melhor.

“Experimente ler com olhos de curiosidade e com atenção. Você verá que sempre tem algo de bom a aprender. Isso poderá regenerar suas forças. Sem contar que pode ajudar o casal a se entender melhor, a ter maior empatia um pelo outro, a se colocar no lugar do outro em momentos de conflito e a usar a inteligência emocional”, comenta.

casamento de sucesso

Foto: Emily Jane Photography

 

Como organizar a leitura com o parceiro

Buscar ajuda em livros não tem uma regra certa. Alguns casais optam por ler o mesmo título e depois conversar sobre o assunto. Outros, preferem buscar leituras diferentes e aplicá-las aos poucos no dia a dia para conquistar um casamento de sucesso.

“O casal pode combinar qual é o melhor jeito para eles. O ideal, porém, é que seja um jeito sem pressões ou cobranças”, conta Denise Miranda de Figueiredo, psicóloga e sócia-diretora do Instituto do Casal.

“Ter uma boa relação é algo que pode ser aprendido. Ninguém nasce sabendo se relacionar de forma saudável”, diz a profissional. “Nós aprendemos ao longo do tempo, em relação a experiências que vamos tendo ao longo da vida. E as escolhas saudáveis, como leituras que agregam valor, fazem parte desta construção”, completa.

casamento de sucesso

Foto: Simply Sarah Photography

 

5 livros para um casamento de sucesso

1. 75 Hábitos Dos Casais Felizes

O casal Ashley e Daniel Bush focam em felicidade neste livro. Casamento de sucesso é saber conviver e se sentir bem com o seu parceiro. Por isso, os autores destacam vários hábitos que fazem a diferença na vida a dois.

O título ainda aborda dificuldades enfrentadas após o casamento, como cansaço, estresse, pressão no trabalho, relacionamento com filhos e problemas financeiros. O objetivo é fazer com que o casal resgate o carinho e o amor que os uniu.

casamento de sucesso

Foto: Reprodução

 

2. Diálogo Sim, Briga Não

Este livro é uma boa opção para casais que querem aprender a encarar discussões sem atritos. As autoras e psicólogas Denise Miranda de Figueiredo e Marina Simas de Lima fizeram uma pesquisa e reuniram 58 motivos que geram brigas na vida a dois.

A obra aborda uma série de problemas comuns, desde os relacionados a dinheiro até as brigas por causa de bagunça na casa. Ao longo das páginas, as especialistas dão dicas de como desenvolver uma comunicação efetiva e consistente para evitar conflitos desnecessários.

casamento de sucesso

Foto: Reprodução

 

3. Casamento Blindado

O livro Casamento Blindado é focado na superação de conflitos. Os capítulos reúnem análises de diferentes temas, que são abordados a partir de vários pontos de vista. Com base nisso, os leitores conseguem manter um relacionamento sólido e duradouro.

O título foi escrito com base na experiência de vida do casal Cristiane e Renato Cardoso. Ele fez tanto sucesso que ganhou até uma versão 2.0, que segue a mesma receita da original, mas com novas dicas.

casamento de sucesso

Foto: Reprodução

 

4. As Cinco Linguagens do Amor

Escrito por Gary Chapman, especialista em aconselhamento de casais, o livro fala sobre diferentes formas de amar. O autor defende que os problemas começam a aparecer quando um parceiro não entende a linguagem amorosa do outro.

Sucesso de vendas, a obra conta com dois questionários: um para o marido e outro para a esposa. Eles ajudam a descobrir a linguagem de cada um. Além disso, há uma parte de perguntas e respostas com dicas de como demonstrar seu sentimento pelo parceiro e compreendê-lo com mais facilidade.

casamento de sucesso

Foto: Reprodução

 

5. As Regras do Casamento Feliz

O livro As Regras do Casamento Feliz funciona como uma espécie de manual da vida a dois. A autora Harriet Lerner reuniu uma série de dicas para casais que buscam um convívio feliz e tranquilo.

A sinopse da obra destaca que, se cada um seguir 10 regras escolhidas pelo parceiro, as mudanças e os resultados serão visíveis. Por isso, é preciso ter foco e força de vontade para mudar alguns hábitos e buscar um casamento de sucesso.

casamento de sucesso

Foto: Reprodução

Sobre:

#
Maria Beatriz Vaccari

Maria Beatriz Vaccari é jornalista e atua como repórter. Quando não está falando sobre o mundo automotivo no portal Garagem360, dá dicas de viagem no Rota de Férias. Ainda não sabe quando ou onde vai casar, mas já tem toda a trilha sonora da cerimônia na cabeça e sonha com o planejamento dos roteiros de lua d...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019