O post discute a evolução dos buquês de noiva, que antes se limitavam a opções redondas ou em cascata. Atualmente, noivas têm uma variedade de modelos não tradicionais para escolher, como buquês de broches, de papel e de suculentas. A diversidade de estilos permite que cada noiva encontre um buquê que combine com sua personalidade e casamento. Os buquês diferentes trazem originalidade e criatividade para o visual da noiva, tornando o momento ainda mais especial e único. Os 10 modelos apresentados no post são inspirações para noivas que desejam fugir do convencional e inovar em seu grande dia.
Há alguns anos atrás, as noivas tinham praticamente duas opções de buquê de noiva: o redondinho ou o cascata.De alguns anos pra cá, este cenário mudou bastante e hoje os designers florais têm trabalhado com buquês diferentes.
Além deste dois tipos, há também o buquê de noiva braçada, block color (cor única), folhagens, um ramo de flor e os assimétricos ou desconstruídos. E, mais do que as flores, os buquês podem contar também com elementos diferenciados como penas, plumas, pinhas, frutas, suculentas e até mesmo sem utilizar flores. Em março deste ano, a blogger Bia Perotti se casou e optou por um buquê de noiva diferenciado: com capim dos pampas e antúrios dourados.
Foto: Lucas Lima Fotografia | Buquê: Museu de Grandes Novidades
Se você também curte esta onda de buquês diferenciados, confira algumas dicas e veja inspirações:
A criatividade para fazer um buquê de noiva hoje não tem limites. É possível utilizar os mais diferenciados itens para compor a peça.
“Já usei nos meus buquês algodão, amoras, couve-flor artesanal, limão siciliano e cereja. Também já incluí semente de guaraná, de coqueiro e até mesmo um tipo de semente que as pessoas usam para fazer terço. Outros materiais que já utilizei são penas (de papagaio e pavão) e plumas pretas. Tenho, inclusive, uma plantação de flores e folhagens diferentes que uso somente no buquê de noiva“, conta Fabiane Kotovey, da empresa Acácia Decorações.
Foto: Farrah Allan Photography
A decoradora Cristina Flora comenta que costuma usar sementes e capins delicados para compor buquês diferenciados. “Eles dão movimento e bossa aos nossos buquês”, justifica.
Entre outras opções de materiais para utilizar no buquê de noiva estão: pinhas, capim dos pampas, algodão, frutas diversas e galhos secos.
“Sementes ficam lindas na composição floral do buquê, tem uma caída linda! O capim dos pampas fica lindo de forma solitária, a noiva segurando apenas um. Fica chic e clean! Gosto quando na base do buquê a noiva coloca um broche de família que tenha um significado especial. Casamentos na praia e no campo permitem criações mais ousadas, buquês despontados e com sementes ficam ótimos. Para casamentos noturnos na cidade, aconselho sempre o formato bolinha ou semi cascata. Cascata só se a noiva for alta e o vestido alongado”, indica Gustavo Dudzeviciene, da M. Fiori Cenografia & Decoração.
Para Fabiane, o pedido mais diferente que ela já recebeu de uma noiva foi de realizar um buquê de noiva inteiro de suculentas. “Ela amava estas plantas e queria o buquê inteiro de suculentas, inclusive com espécies raras. Passei meses à procura de suculentas diferentes – e com isso comecei a cultivar várias espécies”, comenta Fabiane.
Cristina Flor conta também que o pedido de buquê de noiva mais diferente foi uma noiva quis uma única flor. “Para criar algo mais marcante usamos uma orquídea catleya. Ficou um buquê com muita personalidade para uma noiva muito segura de suas escolhas”, recorda Cristina.
De acordo com Fabiane, é sempre melhor procurar elementos que não manchem o vestido da noiva ou que tenham cheiros fortes.
Fabiane também lembra que itens diferentes como as frutas podem murchar ou secar. “Por isso, o ideal é que o buquê seja feito sempre no dia do casamento, poucas horas antes da cerimônia”, recomenda.
Se você quiser incluir frutas, Fabiane alerta que isto pode deixar o buquê pesado. “Sempre dou este aviso às noivas”, afirma.
Dudzeviciene sugere também que antes de pensar no buquê de noiva, é preciso ver o modelo do vestido, cor do vestido e altura da noiva. “A cor do buquê não precisa combinar com a decoração da festa. Sempre sugiro para que as noivas abusem de cor para contrastar com o vestido”, indica.
10 buquês de noiva diferenciados
Veja modelos que fogem do tradicional e inspire-se para o seu casamento: