O buquê é um símbolo icônico quando se pensa em casamentos. Sua marca vem desde o papel de complementar o visual da noiva, até seu protagonismo enquanto voa para as mãos daquelas que sonham em se casar. Apesar de ser possível criá-lo com todas as cores que se possa imaginar, o clássico dos clássicos sempre será o deslumbrante buquê de noiva branco.

noiva-e-madrinhas-com-buquê-brancos
Foto:  Rachel Solomon

 

Clássico e democrático

“O buquê de noiva branco é um ícone e sempre teve um lugar de honra para as noivas de forma geral”, garante a florista Monique Bourganos. A especialista explica que o carisma desse buquê de noiva clássico vem do fato de que ele agrada e combina com todos os estilos de mulheres, locações e cerimônias. Sua personalidade, contudo, vai depender das flores escolhidas e dos complementos naturais e não naturais usados para compor o arranjo.

Segundo Carolina Botto, sócia-proprietária da Flor do Dia Curitiba, é preciso ter cuidado na hora de escolher os elementos que vão compor o buquê. Isso porque é importante que ele cumpra não só sua função simbólica, mas também a estética dentro dos objetivos da noiva.

Para uma noiva mais contemporânea

“Para uma noiva com estilo contemporâneo, no qual o apelo pelo clean é predominante, sugerimos um buquê com flores de linhas mais limpas, como tulipas ou copos de leite”, diz Carolina.

Para uma noiva mais boho

Já para as mulheres com inspiração boho-chic, por exemplo, pode haver maior preferência por um buquê com mais textura, apostando em um mix de flores brancas e folhagens.

Para uma noiva mais clássica

Monique destaca que é possível criar um buquê de noiva branco ultra clássico com rosas e, num toque, usar algumas folhas de oliveira para transformá-lo em boho, sem perder sua essência.

Por isso, na hora de procurar um florista, o ideal é levar suas inspirações preferidas. Assim vai ser possível entender e testar o que te agradar mais. O segredo é abraçar seu gosto pessoal à harmonia.

buquê de noiva branco
Foto: Emily Delamater Photography

Algo a mais

Há ainda outros artifícios que podem dar um toque final charmoso ao buquê. São eles os tecidos, fitas e outros detalhes que você pode adicionar ao cabo do arranjo.

Carolina lembra que há uma infinidade de opções à disposição que se alinham a todo conceito e estilo de noiva.

buquê de noiva branco
Foto: Abby Jiu Photography

Buquê de noiva branco: as flores

As noivas que optam por um buquê branco têm o privilégio de ter à disposição a maior quantidade de espécies florais. Marina Tsuji, diretora da Néctar Flores, aponta as favoritas:

– Rosa;
– Hortênsia;
– Bouvardia;
– Jasmim;
– Camélia;
– Gipsoli (conhecida também como mosquitinho);
– Mini-rosas;
– Astromélia
– Lisianthus;
– Boca-de-leão;
– Lírios.

Monique explica que a escolha das flores deve ser feita com base no contexto do casamento, estilo da noiva, da festa, do vestido e do formato desejado para o arranjo.

“Um buquê de noiva é como uma joia. O profissional que o confecciona precisa ter sensibilidade e arte para saber escolher as espécies e a combinação delas para que o resultado seja maravilhoso”, completa.

Tipos de buquê de noiva

Sobre os tipos de buquê de noiva, Rafael Lacerda, sócio-proprietário da Flor do Dia Curitiba, destaca que não há limites. Segundo ele, o arranjo é resultado de muita inspiração, técnica e conhecimento das espécies.

Buquês desconstruídos

“Os buquês mais desconstruídos, com bastante movimento e pequenas cascatas, por exemplo, podem ser feitos com cachos de orquídeas e flores de formato espigado, como a boca-de-leão”, diz Rafael.

Buquê redondo

Já o buquê redondo tradicional pede flores com formatos mais arredondados. Nesse caso, as opções que funcionam melhor são as rosas, lisanthus e hortênsias.

buquê-de-noiva-branco-com-folhagem
Foto:Lindsay Campbell Photography

 

Naturais ou artificiais?

A dúvida entre apostar em um buquê de noiva natural ou um buquê de noiva artificial que parece real pode vir à cabeça no momento de escolher as flores.

De acordo com Monique, o buquê de noiva branco abre espaço, sim, para os detalhes artificiais sem perder a elegância.

Um exemplo é o uso de uma flor de cetim de arte de chapelaria na composição do arranjo. Aqui, a criatividade da noiva pode ser infinita de acordo com os seus desejos. Além da capacidade de elaboração do designer escolhido, claro.

buque-de-noiva-branco-no-estilo-cascata
Foto:Louisa Bailey

 

Cuidado nunca é demais

Apesar de aparentar fragilidade, Monique afirma que as flores brancas são tão resistentes quanto as de qualquer outra cor. Contudo, ela alerta que o buquê de noiva com flores naturais usando camélias exige extremo cuidado. Isso porque elas são mais sensíveis. Na hora de manipular essa espécie, corre o risco de que elas fiquem manchadas ou escurecidas.

Carolina afirma que, no momento de desenvolver o buquê de noiva branco é preciso selecionar as flores com muita atenção. As pétalas precisam ser impecáveis e o caule sem espinhos. A especialista diz também que é preciso utilizar corretamente a técnica para que fique do tamanho e formato proporcionais. Por isso, a dica é se certificar de que seu fornecedor segue todos esses passos.

Depois que o buquê chega às mãos da noiva ou da cerimonialista, o ideal é que ele passe pelo mínimo de manipulação possível. Ele deve ser mantido em lugar fresco e em água limpa gelada. De acordo com Monique, essa recomendação vale para a maioria das técnicas usadas em buquês. A exceção é o buquê cascata, que precisa ser hidratado na hora da manipulação e depois conservado em uma geladeira ou ambiente refrigerado.

Nesse momento, ainda cabe mais um precaução — e dica uma de ouro – dada por Rafael. Na hora de hidratar o buquê de noiva branco, não use mais do que três dedos de água. Isso é importante para não encharcar a fita ou o tecido que você escolheu para envolver o cabo.

buquê de noiva branco
Foto: Greer Gattuso

Combine outros tons de cores

Se você amou o branco, mas está aberta a combiná-lo com outras cores, há muitas opções. Marina diz que o mais recomendado é apostar na mistura com flores em tons pastéis. O resultado pode ser um charmoso buquê de noiva rosa chá. Que tal?

Inclusive, o buquê de noiva branco e rosa é muito popular entre as noivas. Carolina diz que tons de cor-de-rosa pastel são bastante usados por conta de sua delicadeza. Além de ter tudo a ver com o principal motivo da união de um casal: o amor.

Além do buquê de noiva rosa, Monique destaca outras cores que se encaixam sem tirar o destaque do branco. Entre elas, tons de amarelo pálido, verde e champagne clarinho. A florista ainda lembra que existem vários tons do próprio branco. Dessa forma, você pode encontrar sua cor nos brancos rosados, amarelados e resplandecentes.

buquê de noiva branco
Foto: Krista A. Jones
Tags da matéria

Comentários