Revista

Buquês de suculentas: tudo sobre essa tendência cheia de charme

A planta queridinha tão usada na decoração de casamentos também pode compor belos arranjos florais. Saiba tudo sobre os buquês de suculenta!

As suculentas já conquistaram um espacinho todo especial no universo dos casamentos. Seja como lembrancinha ou como arranjo decorativo, esse tipo de planta pode ser utilizado até mesmo no buquê.

Isso mesmo, os buquês de suculentas usam as plantinhas para deixar o acessório ainda mais romântico, com um toque de modernidade e com a cara da natureza.

Saiba mais sobre essa tendência e veja 10  inspirações que vão fazer você se apaixonar por eles.

Veja também: Como usar um buquê de noiva simples no casamento

Buquês de suculentas: quando usar?

Apesar de ser muito indicados para casamentos com estilo mais contemporâneo, rústico e ao livre, os buquês de suculenta podem ser usados por quase todas as noivas. Devido à sua versatilidade, as suculentas são usadas para compor os mais diferenciados tipos de buquê, fazendo com que o estilo possa se adaptar para diferentes tipos de cerimônia de casamento.

buquês de suculenta

Foto: Picotte Weddings

 

“O buquê de suculenta pode ser usado em casamentos tradicionais, em igrejas grandes e em casamentos diurnos realizados na praia ou sítio, por exemplo. O estilo consegue se adaptar: mais redondinho, para um resultado clássico e romântico ou desestruturado, resultado perfeito para um casamento rústico com decoração vintage, boho ou chique”, observa Pilar Gaetti, designer floral do AteliêPi.

Pilar comenta ainda que cada buquê de suculenta produzido em seu ateliê é único, pois é feito especialmente para cada noiva. “Tudo depende da noiva: analiso o vestido, tamanho da noiva, o estilo dela e juntas desenhamos o buquê ideal para ela. Trabalhamos com muitas espécies, cores e tamanhos. Desde o colorido e despojado até os mais clássicos”, comenta a designer.

Veja também: Relicário para buquê de noiva | Como usar a joia tão especial

Como compor buquês de suculentas?

Os buquês de suculentas são resultado de combinações variadas. É possível realizar composições apenas com suculentas, porém,  essa não é a escolha mais comum pois, segundo Pilar Gaetti a planta é mais pesada que as flores e o peso do buquê pode ser desconfortável para a noiva.

Sendo assim, é comum misturar as suculentas com flores e folhagens para compor o buquê, que ainda pode receber acessórios como terço e o relicário com fotos em homenagem à familiares já falecidos, por exemplo.

buquês de suculenta

Foto: Rad + In Love

 

Veja também: Como escolher o buquê de noiva para casamento na praia

“Como existem suculentas em várias formas e colorações, podemos confeccionar buquês muito interessantes em forma e texturas usando apenas suas variedades. Mas os buquês combinados com flores são os preferidos para as noivas que apreciam esse plantinha. Podemos usar flores multicoloridas mas também indico mais os tons monocromáticos, com paletas de cores em degradê. O resultado será muito mais elegante para composição com essas plantas muito apreciadas de forma geral pelas pessoas. Podemos conseguir resultados também bem exóticos, com as suculentas que apesar de mais indicadas para casamentos campestres podem se encaixar em outros contextos”, comenta a florista Monique Bourganos.

Como combinar os buquês de suculenta?

Não é regra o buquê seguir as mesmas flores da decoração geral do casamento e isso não muda no caso dos buquês de suculenta. “Para combinar o buquê com o corte do vestido e todos os outros acessórios, a personalidade da noiva deve ser singular e original. Uma noiva que leva consigo um buquê com esse estilo  é uma noiva antenada com as tendências atuais, ousada e moderna!”, observa Ana Alice Cardoso, decoradora de festas.

É possível produzir buquês mais delicados e com mais personalidade, o que torna possível combinar o acessório com qualquer estilo de casamento. “Junto com o buquê podemos entregar lapelas pro noivo, pros pais deles e também pros padrinhos, no mesmo tom de flores do buquê. Podemos também combinar os arranjos de cabelo da noiva com suculentas”, comenta Pilar Gaetti.

buquês de suculenta

Foto: onelove photography

Cuidados

Assim como todas as plantas, as suculentas também precisam de cuidados para manter à boa aparência durante toda a cerimônia. Segundo Ana Alice Cardoso o cuidado deve começar a partir do momento que o florista e decoradores recebe as suculentas, pois suas folhas são sensíveis e elas devem ser manipuladas com delicadeza.

buquês de suculenta

Foto: Justin Fone Productions

 

Porém, ao contrário do tradicional buquê de flores, os buquês de suculenta não murcham com tanta facilidade, já que retém bastante água, mas acabam sendo tão frágeis quanto as flores. “As suculentas costumam quebrar com muita facilidade. Por esse motivo não devem ser colocadas nas extremidades do buquê pois qualquer contato brusco faz com que elas se desfaçam com facilidade”, observa a designer floral Josy Florista.

“Os buquês são feitos na véspera do casamento e tem que receber os mesmo cuidados dos buquês tradicionais. Entregamos o buquê em um pote de vidro com água para a noiva no lugar em que ela se arrumar no dia do casamento. Ele acaba sendo mais pesado, buquês são bem firmes”, comenta Pilar Gaetti.

Veja também: Buquê de peônias: 40 inspirações que são um verdadeiro sonho

Vantagens do buquê de suculenta

Para  Ana Alice Cardoso, as vantagens em ter um buquê com essa composição é a aposta que será sucesso na certa! “Todas noivas que surgem com essas composições são felizes na sua escolhas, sempre carregam com si bom gosto e ousadia”, observa a decoradora.

buquês de suculenta

Foto: Rad + In Love

 

Outra característica vantajosa dos buquês de suculenta é a durabilidade da plantinha: a noiva consegue desmontar o buquê e replantar a suculenta. “Um buquê só de flores costuma durar por até 4 dias. O de suculenta pode ser replantado e durar por anos, como decoração. Também é possível fazer bebezinhos de suculenta, onde cada folhinha é um novo brotinho que pode se guardado como recordação”, ensina Pilar Gaetti.

Veja também:  Saiba como fazer suculentas como lembrancinhas de casamento

10 inspirações de buquês de suculentas

buquês de suculenta

Foto: @ateliepi

 

buquês de suculenta

Foto: Grazier Photography

 

buquês de suculenta

Foto: Karen Hill

 

buquês de suculenta

Foto: @ateliepi

 

buquês de suculenta

Foto: @ateliepi

 

buquês de suculenta

Foto: @ateliepi

 

buquês de suculenta

Foto: @ateliepi

 

buquês de suculenta

Foto: @ateliepi

 

buquês de suculenta

Foto: @ateliepi

 

buquês de suculenta

Foto: @ateliepi

 

Veja mais inspirações de buquês de noiva no nosso perfil no Pinterest 

</>

Sobre:

#
Tamires Crispim

Tamires Crispim é jornalista. Curiosidade é algo que carrega desde o berço e viagens, família, amigos, livros e música fazem a cabeça dela - não necessariamente nessa ordem. No universo dos casamentos, se emociona e chora com o mais singelo gesto de amor.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019