Naturalidade e leveza são características cada vez mais presentes em eventos ao ar livre e decoração verde. O bolo de casamento rústico acompanha essa ideia. A peça pode ser uma opção a mais para os noivos que desejam manter a personalidade em toda a composição do evento.

bolo de casamento rústico
Foto: Gipe Photography

 

Bolo de casamento rústico: estrutura

Carol Melo é chef do ateliê de doces finos que leva o seu nome. A profissional comenta que o acabamento do bolo de casamento rústico  é uma das primeiras adaptações ao estilo. “Nesse contexto, sai a pasta americana. Entra o espatulado e as composições de bolo”, comenta.

O estilo também abre espaço para os detalhes que lembram madeira. “O principal e o que define a linha rústica é ser um bolo que tenha tons de amadeirados e sem decoração uniforme”, explica Domenicca Collazzo, chef na Nina Veloso Pâtisserie.

Para quem deseja passar um ar de leveza ao casamento, optar por um bolo com folhagens naturais pode ser indicado. Montá-lo, aliás, é até mais prático. “Quando recebemos um pedido desse tipo, combinamos diretamente com a decoradora da festa como o adorno será feito”, revela Domenicca. “Podemos deixar espaço para a profissional colocar flores e folhas ou nós mesmos fazemos a montagem.”

bolo de casamento rústico
Foto: Teneil Kable

Bolo de casamento rústico romântico

As flores também contribuem para trazer um ar de leveza ao doce. “E fica muito bonito. Combina com espatulado, naked e  semi-naked. O detalhe também deixa o rústico romântico”, conta Domenicca.

Carol comenta que a ocasião é naturalmente associada ao romantismo. Para quem gosta de misturar estilos, em um bolo de casamento rústico chique, detalhes no topo tendem a acrescentar a ideia. “As iniciais dos noivos combinam. É um toque clássico, dentro da proposta do restante da decoração.”

No contexto, a profissional da Carol Melo Doces dá outra opção para o bolo de casamento rústico chic. Tons de cobre e materiais metalizados nas iniciais dos noivos é o exemplo citado por ela. Além disso, no acabamento, é possível usar a pasta americana com texturas diferentes.

A pasta americana ainda é lembrada por Domenicca para a confecção de flores. “Elas são feitas à parte e imitam muito a realidade”, ressalta a chef.

bolo de casamento rústico
Foto: Stephanie Rios Photography

 

Outros acabamentos

O estilo natural e rústico não são reservados apenas às folhagens e flores. “Nesse contexto, entra muito merengue ou mesmo o ganache, que aparece tanto no recheio quanto na finalização”, explica Domenicca. A chef da Nina Veloso Pâtisserie ainda acrescenta que bicos de confeitar ajudam a compor desenhos diferentes.

“Tanto o merengue como ganache são usados com esses bicos entre um andar e outro, ou no topo do bolo de casamento”, explica Domenicca. A profissional lembra também do merengue marmorizado, que dá um ar amadeirado para a guloseima. E é outra opção quando não há flores na decoração.

Frutas frequentemente podem compor a decoração de um bolo de casamento simples. Para a chef da Nina Veloso Pâtisserie, as vermelhas se destacam por trazer um ar de sofisticação. “Blueberries e cerejas trazem muita delicadeza para o doce e casam perfeitamente entre o rústico e o chic.”

bolo de casamento rústico
Foto: Sandra Aberg Photography

E a quantidade, muda?

“Em eventos durante o dia, como um almoço, pode se ter a sensação de mais tempo para comer. Entretanto, o fato do estilo de casamento rústico não altera tanto”, conta Carol. Em média, o consumo em uma festa é entre metade ou um terço dos convidados. Cada fatia tem cerca de 80 gramas.

Entretanto, percebe-se algumas mudanças no consumo de acordo com o tipo de bolo. “Recebo feedback de que os que têm pasta americana, sobram. O naked, não. Ele é muito leve e fofo, com pão de ló macio e equilibrado. Percebo isso principalmente com o de frutas vermelhas”, diz Domenicca.

Entre as tendências de bolo de casamento 2018, ambas as profissionais concordam com os modelos espatulados e variações do naked. “Marcaram mais presença, inclusive, do que a pasta americana”, afirma Carol. Para a chef, esse perfil segue firme para o próximo ano.

Outra moda atual é em relação à altura dos andares. De forma geral, eles têm sido mais altos. “Geralmente, os bolos têm um padrão de aro com mais ou menos 10 cm ou 8 cm de altura. Mas a noivas vieram com referências de bolos maiores, com altura de 12 cm ou 15 cm”, aponta Domenicca.

bolo de casamento rústico
Foto: Heart and Colour

Bolo de casamento: os mais pedidos

Para Carol, a escolha de um bolo de casamento rústico é consequência de todo um contexto no evento. “É algo natural, em que os noivos, inclusive, têm esse perfil. Geralmente não estão apegados às tradições.” A chef acrescenta que esse perfil descontraído reflete também na escolha do sabor.

Dentro do contexto rústico, os mais pedidos no ateliê Carol Melo Doces são chocolate e red velvet (massa avermelhada e recheio de cream cheese). “São escolhas pouco comuns em casamentos, mas que ganham espaço quando o ambiente é mais informal”, ressalta a profissional.

Já na Nina Veloso Pâtisserie, o campeão de saída é o crème pâtissière com frutas vermelhas. Framboesa, cereja, blueberry e morango enfeitam o doce mais esperado da festa, além do toque de açúcar que dá um efeito de neve.

bolo de casamento rústico
Foto: Mark Brooke Photography

Como fazer bolo rústico para casamento

Aos noivos com orçamento mais justo, ou que desejam colocar a mão na massa, fazer o próprio bolo de casamento poder vir a calhar. Dessa forma, acompanhe o tutorial de Francielle Nogueira e inspire-se!

 

Veja mais inspirações de bolos para casamento no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários