Roupas para casamento para convidados | 5 dicas para evitar gafes
Aqui, você confere um dossiê completinho que vai orientá-lo a encontrar roupas para casamento para convidados perfeitas!
Smoking completo para os homens e vestido longo para as mulheres. Cada vez mais essa regra está caindo em desuso quando o assunto é roupas para casamento para convidados. E com mais liberdade para escolher o look do Grande Dia também surgem mais dúvidas sobre o que é permitido ou não. Ainda bem que algumas dicas podem ajudá-lo a não passar apuros com o dress code.
Quando começar a pensar no traje?
Desde o momento em que recebem o convite em mãos, os convidados começam a pensar no traje ideal para usar no dia. E várias questões surgem. Qual o melhor vestido para convidada de casamento à noite? É possível não usar gravata em festas diurnas?
Felizmente todas estas perguntas podem ser pensadas com calma. É que, já que o convidado não tem posição de destaque no casamento, dá para pesquisar com cuidado o que usar e deixar para dar o xeque-mate mais próximo ao evento.
“O ideal é escolher a roupa com, pelo menos, três semanas de antecedência. Isso porque você precisa de um tempo para fazer ajustes, caso seja necessário”, explica Dany Couto, consultora de estilo e sócia da estilo.rio.
5 dicas para fazer a escolha certa
Você tem tempo para procurar a roupa perfeita, mas não sabe como começar? Aqui, separamos cinco dicas que vão orientá-lo a seguir o caminho correto – e ainda evitar gafes na hora de escolher o traje.
1. Procure pistas no convite, site e mais
A melhor maneira de saber o que usar em um casamento é observar o convite. É que, normalmente, ele dá pistas de como será a festa. “Por exemplo, um modelo grande, com caligrafia e detalhes tradicionais pende para uma cerimônia clássica. Então, terno e vestido longo são mais recomendados”, comenta Carol Caliman, consultora de estilo e sócia-fundadora da Assinatura de Estilo.
Outra dica é verificar se o site dos noivos possui algum manual de estilo. Hoje, é tendência orientar online sobre as roupas para casamento para convidados. Por fim, caso faltem instruções, uma boa pedida é conversar com os noivos e até com a cerimonialista. Eles podem dar informações sobre a expectativa para o Grande Dia.
2. Respeite o dress code
O famoso dress code é um conjunto de regrinhas sobre a vestimenta do evento. Na prática, é como um código que facilita e direciona a escolha de roupas para casamento para convidados. “Ele não foi feito para engessar a pessoa, mas, sim, para dar um norte em relação ao que vestir”, conta Dany.
E é importante, sim, seguir o que os noivos escolheram. Existem quatro modos mais usados nas cerimônias brasileiras, que vão desde o mais despojado ao mais clássico, são eles:
– Esporte: Aqui está liberado peças mais casuais, e em alguns casos até o uso de jeans e peças de algodão.
– Esporte fino: As mulheres podem apostar nos comprimentos midis, maquiagem e acessórios. Para os homens, um terno, e nesse caso, dependendo do horário a gravata é opcional.
– Social completo: Vale a pena as mulheres investirem em tecidos mais nobres, e apostar em acessórios poderosos. Já os homens devem investir ternos e gravata.
– Black tie: Para as mulheres os vestidos longos são obrigatórios, para os homens vale apostar no smoking.
“O casamento é um evento muito importante para o casal. Eles dedicaram muito tempo preparando a festa com todos os detalhes para receber os convidados. Então, é bom ser gentil e repetir o gesto no cuidado com a roupa que você vestirá”, ressalta a consultora de estilo.
Vale ainda destacar que, ao seguir o dress code, você se sentirá mais adequado ao ambiente. “É claro que ninguém vai ser barrado se estiver de jeans. Tampouco o casal ficará chateado. Porém, você se sentirá mais confortável caso esteja com roupas parecidas com as dos outros convidados”, diz Carol.
3. Evite modelos inapropriados
Após identificar o dress code, está na hora de procurar o modelito ideal. As roupas para casamento para convidados masculinos, por exemplo, não possuem tanta margem de erro. Isso porque terno e gravata funcionam bem em qualquer ocasião – e raramente você estará nessa sozinho.
Dany apenas aponta para tomar cuidado com o caimento. “O corte de ternos e camisas deve ser acinturado para não parecer desatualizado”, alerta.
Agora, para as mulheres, a gama de modelos é grande, bem como a margem para cometer gafes. Para acertar, fuja de vestidos muito justos ou curtos. “Também fique atenta às regras do local em que ocorrerá a cerimônia religiosa. Existem sinagogas, por exemplo, que não permitem decotes e ombros de fora”, comenta Carol.
O vestido de casamento para convidada simples é sempre uma boa escolha. O que vai adequá-lo para o dia ou para a noite serão os acessórios. Porém, caso você esteja procurando algo que possa ser usado mais vezes, Carol aposta nos macacões e nos conjuntos de duas peças.
4. Escolha tecidos e cores adequados
Aliado ao corte do traje estão tecidos e cores. E, aqui, vem uma das maiores dicas de etiqueta para convidados do casamento que deve ser respeitada: não usar branco. Principalmente as mulheres.
“O branco é a cor reservada para a noiva. Não é educado usar o mesmo tom no dia dela. E ainda é importante evitar tonalidades próximas, como bege e off white”, alerta Carol. Os tons pastéis também merecem um pouquinho de atenção. Quando muito claros, eles ficam parecendo branco sob a luz.
No caso dos homens, o conselho é buscar por tonalidades neutras e que podem ser aproveitadas posteriormente. “Para casamento de dia, o ideal é um cinza claro, que é mais leve para o período e pode ser usado no ambiente de trabalho depois. Bege e branco raramente vão ser reaproveitados. Para noite, prefira tons escuros, como cinza chumbo, azul marinho e preto”, diz Carol.
Em relação aos tecidos, o ideal é evitar os sintéticos. “Moramos em um país tropical e estes materiais esquentam muito, podem incomodar e nem sempre têm o melhor caimento”, explica Dany.
Também vale buscar roupas para casamento para convidados que tenham tecidos planos. Estes materiais não esticam ou deformam e, assim, tendem a ser mais sofisticados. “Os que esticam são informais. Pode até ser que, por exemplo, uma malha funcione em uma cerimônia despojada, mas é necessário ter um corte clássico para não ficar com cara de malvestido”, afirma Carol.
5. Siga o seu estilo – e divirta-se!
A última dica em relação ao que vestir em um casamento é se sentir bem com o traje. “Esta é uma ocasião feliz, de confraternização, e uma roupa que incomoda ou que não permite todos os movimentos pode estragar o momento”, aponta Dany.
Lembre-se: conforto é última moda. “Hoje não existe mais a regra de que a mulher precisa usar salto alto e saia para se adequar ao padrão. Se isso não te representa, é possível achar alternativas. Nada impede que a roupa de casamento para convidada seja uma calça. Desde que ela atenda ao protocolo da festa”, revela Carol.
Roupas para casamento para convidados: tendências
Muito além das dicas de etiqueta para os convidados do casamento, você pode seguir algumas tendências e arrasar na festa – sem roubar a cena dos noivos, claro.
Um vestido para casamento à tarde para convidada que vem se solidificando é o com comprimento midi. A altura deste modelo fica em algum lugar entre os joelhos e os tornozelos. “Vestido para casamento de dia para convidada estampado também vem sendo utilizado cada vez mais”, conta Dany.
Para os homens, a consultora de moda aponta um aumento na combinação calça chino com blazer e sem gravata. “Em cerimônias diurnas, os mais fashionistas também têm usado suspensórios com ou sem gravata borboleta”, ressalta.
Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis