pedido-de-casamento-em-paris

Olá, meninas. Como vocês sabem, eu moro na França há sete anos, e agora também sou francesa naturalizada. Tenho amigos e amigas francesas, e já fui em alguns casamentos por aqui e posso dizer que é tudo muito diferente do Brasil.

Aqui na França, namorado ou namorada é chamado de petite amie ou petit ami, mas muitas vezes eles se apresentam como ami, o que significa amigo. Ou seja, pode demorar um tempinho até saber se a pessoa é só amigo ou namorado. Os franceses também têm o costume de começar a namorar e já morar junto. Além de conhecer a pessoa melhor para ter certeza na hora de casar, as cidades grandes francesas são muito caras e fica mais em conta dividir as despesas com o namorado.

casal-morando-junto

Muitas pessoas vivem anos juntas, tem filhos, mas não se casam por não terem certeza que a pessoa que estão é a certa, e também não tem problema de ser sincero com seu companheiro. Franceses são muito sinceros e falam na cara dura!

Mas para os que casam, assim como no Brasil, o noivo que faz o pedido de casamento. Primeiro ele devepedir ao pai da noiva, só os dois, sem a mãe ou outros parentes. E nesta hora, o pai da noiva pode falar tudo o que acha do noivo e do casamento com sua filha. Depois de conversar com o pai da noiva, o noivo faz o pedido, sempre com o anel de noivado no estilo americano, com diamante e tudo mais. O noivo não usa aliança de casamento.

pedido-de-casamento

E se o noivo é o filho mais velho, ou filho único, ele recebe o anel da sua mãe. Ele pode mudar um pouco o anel, colocando mais brilhantes ou mudando o formato da pedra, mas sempre terá a simbologia do presente da mãe para o filho. Depois de pedir a noiva em casamento, é comum fazer um pequeno almoço ou jantar de noivado com os amigos e familiares mais próximos.

almoço-de-noivado-com-amigos-e-familiares

O casamento acontece no máximo um ano após o pedido. Normalmente o noivado acontece na primavera de um ano e o casamento na primavera ou verão do ano seguinte. Por ser muito frio, os franceses preferem essas estações para celebrar o Grande Dia.

Veja também 10 Locais Românticos para Pedir em Casamento

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!