Vestido de noivado | Como escolher o modelo ideal
Na hora de escolher o vestido de noivado é preciso levar em consideração uma série de fatores, como personalidade e estilo da festa
O vestido de noivado é a peça de roupa que vai marcar uma festa cheia de significado, que dá início à jornada tão especial rumo ao Grande Dia. Por isso, é importante escolher um modelo à altura desse evento.
Baixe grátis nosso checklist para ajudar na organização do seu casamento!
Compre com antecedência!
“Nenhuma roupa deve ser escolhida no susto. Ainda mais uma peça que você vai usar em uma ocasião especial”, diz Carolina Caliman, consultora de moda e estilo da Assinatura de Estilo. Ela conta que, mesmo que você compre um vestido de noivado pensando em usos futuros, é preciso dar atenção exclusiva a essa escolha por conta da importância da celebração.
Claro que as noivas precisam planejar todos os detalhes do evento, como convites, bolo, mesa de noivado. Mas não podem deixar o visual para última hora. Cristiane Medeiros, consultora de imagem e estilo, diz que planejamento é a base de tudo. “Com organização prévia, ela vai ter tempo hábil de encontrar o vestido de noivado mais alinhado com os seus desejos.”
Vestido de noivado: o que avaliar?
Na hora de escolher o look da festa de noivado, é imprescindível levar em consideração o perfil da noiva. As clássicas, por exemplo, tendem a partir para as modelagens mais tradicionais. Cristiane comenta que as românticas encontram nas rendas e nos modelos rodados opções de roupas para noivado femininas. Já as despojadas – ou que buscam um look para noivado simples – podem optar por peças práticas e funcionais.
Depois, a noiva precisa avaliar o perfil do evento. “Se é um jantar íntimo, apenas com o casal e os pais, é válido optar por um vestido de noivado básico”, diz Carolina. Se for algo descontraído, como um churrasco, a dica é buscar inspirações leves e delicadas – um vestido para noivado simples curto, por exemplo, cairá super bem. Agora, se você planeja um festão à la Thassia Naves, é interessante escolher um modelo mais sofisticado.
A ideia é que noiva tenha uma visão 360º no momento da compra. Isso inclui não só o tamanho e o estilo da festa, mas também o horário e o clima para a data do evento. “Não dá para ir de linho no frio, por mais linda que a peça seja”, alerta Carolina.
Cores e comprimento
Há muitas dúvidas a respeito das cores permitidas para o vestido de noivado. Mas a realidade é que não existem regras. “A peça não precisa ser branca. Mas como nesses eventos o romance está no ar, muitas noivas tendem a optar pelos tons mais claros. Entre eles o branco, o off-white e as candy colors”, diz Cristiane.
Aqui, a noiva tem liberdade para se abrir para outras tonalidades que ela goste e que traduzam a importância do evento. Contudo, Carolina recomenda seguir uma linha mais monocromática, para manter a formalidade e a simbologia da festa.
A escolha do comprimento da peça também não deve ser motivo de dores de cabeça. Quem busca uma roupa para noivado a tarde, por exemplo, ou tem uma personalidade mais divertida e casual, apostar em vestidos de festa curtos faz todo sentido.
“Outro comprimento que não se pode desconsiderar, e que traz muito conforto, é o midi”, conta a especialista Assinatura de Estilo. Segundo Carolina, ele deixa a noiva mais livre para se movimentar, sem desconforto ou insegurança, e ainda mantém a sofisticação.
Já as noivas que curtem uma pegada boho ou hippie, podem apostar sem medo nos modelos longos. “Nesse caso, vale buscar por um vestido de noivado com uma saia bem diferente da peça escolhida para o casamento, para dar uma variada”, destaca Carolina.
Tecidos para o vestido de noivado
Há uma série de tecidos que funcionam bem para um vestido de noivado. “As noivas podem optar por crepe, renda, musseline”, conta Cristiane. Agora, para quem não sabe por onde começar, materiais como viscose e linho são ótimas opções para o calor. Já para os eventos noturnos, o cetim traz muita elegância – sem falar que está super em alta.
“Existe uma graduação de formalidade até chegar em um tecido como a seda, que é ultraformal e muita gente prefere deixar para o casamento”, aponta Carolina. Nesse quesito, a outra extremidade é a malha, que é o tecido mais informal possível. “Na hora de escolher, pense que quanto menos ele grudar no seu corpo, mais sofisticado e formal ele vai ser. Você nem precisa saber o nome do tecido, só de tocá-lo vai conseguir perceber se vale a pena apostar.”
Não se esqueça dos acessórios!
Para fechar o look, é legal se dedicar à escolha dos acessórios. “Se for usar biju, as peças têm que trazer um ar de joia”, explica Cristiane. O ouro amarelo e o ouro branco também são super bem-vindos. Já as noivas mais despojadas e modernas podem ousar com pedras coloridas.
O segredo é harmonizar as joias com o vestido de noivado escolhido. Dessa forma, você vai conseguir compor um look bonito, coerente e que tem tudo a ver com esse primeiro passo para o tão sonhado felizes para sempre!
Baixe grátis o checklist para ajudar na organização do casamento!
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis