Fazer um convite de noivado para a ocasião pode transparecer a importância do evento a quem é convidado e marcar o início da jornada até o altar.

Crédito: O Pinguim tá com Frio

 

Mensagem do convite de noivado

O anúncio de um evento deve, principalmente, informar aos convidados sobre o que se trata, quem está convidado e o que esperar do momento.

“Ao receber o convite de noivado, é legal já transparecer se o momento vai ser realizado no quintal de casa ou em um espaço de eventos”, afirma Luciane Ohta da empresa de convites O Pinguim tá com Frio.

A profissional comenta que a ocasião geralmente é mais intimista que o casamento. Se o ambiente do evento for descontraído, Luciane recomenda que o texto da peça siga nessa ideia, de forma solta e sem muito rigor.

Convite de noivado rústico

Escolher por um convite de noivado rústico também é o aconselhado por Luciane. “Se o local terá uma decoração rústica, ou será no quintal, um convite com materiais rústicos ou textura de madeira pode traduzir bem esta característica.”

O que escrever no convite de noivado

Frases bíblicas, letras de músicas ou trechos de filmes costumam aparecer em convites de casamento. Quando o casal decide pela peça no noivado, esse desejo pode ser o mesmo.

Entretanto, Mauro Araujo da RA Paper comenta que o pedido não tem sido comum entre seus clientes. “Os convites de noivado vão apenas com as informações do evento, como local, horário e nome dos noivos.”

Luciane aconselha que essa não seja uma preocupação para os noivos. A profissional acredita que no convite de noivado, frases não são obrigatórias. E isso também vale para o convite de casamento.

“Alguns casais chegam com a preocupação sobre o que escrever no convite de casamento quando, na verdade, o importante é que a função de convidar seja bem cumprida. As frases apareceram para atender ao desejo de dar um toque pessoal em tempos que os convites eram feitos apenas com texto corrido. Hoje, há outros recursos visuais e técnicos para dar o seu toque.”

convite de noivado
Crédito: O Pinguim tá com Frio

 

Como escolher o modelo ideal  

Com elementos lúdicos e convites de casamento com aquarela, a artista plástica Bia Coutinho tem uma conviteria que leva seu nome.

A profissional acredita que as frases podem compor uma peça descontraída, se esse for o estilo do casal e do evento. “Pode ser até algo criado pelo casal, ou uma música que represente a eles e a ocasião.”

Entre desenhos, monogramas e conteúdo no convite de noivado, a artista plástica acredita que esses elementos dependem do quão tradicional ou moderno os noivos são. A peça pode marcar o início de uma jornada e ter continuidade.

“Por exemplo, tive uma noiva que no convite de casamento tinha uma bicicleta. Quando o primeiro filho nasceu, fiz na peça da porta da maternidade um ursinho andando de patinete.” Bia acrescenta que o convite de noivado pode dar o pontapé inicial para a linha do tempo, representada em papel.

convite de noivado
Crédito: Bia Coutinho Conviteria

 

Coloque elementos que significam algo para o casal

Transmitir a ideia geral do momento e evento é o principal objetivo do convite de noivado para Luciane. Mesmo em opções sofisticadas ou simples, a peça pode ser trabalhada dentro da mesma identidade visual da decoração do dia ou ambiente do evento. “Cores claras e foscas remetem a algo mais diurno, por exemplo.”

Dentro dessa ideia, Bia comenta que, em seu trabalho com aquarela, traz elementos importantes para as história dos noivos. Um dos casais que a profissional fez o convite de casamento havia se conhecido na França. Esse detalhe esteve presente na peça.

“O noivo era professor de bike; a noiva, sua aluna. Eles se conheceram em um passeio e resolveram se casar. No convite, representei o lugar de origem da história deles e onde iam celebrar a união”, explicou Bia que acrescentou ser uma boa referência para convite de noivado.

convite de noivado
Crédito: Bia Coutinho Conviteria

 

Modernidade que custa menos!

Luciane faz parte do time que defende o convite impresso. “A peça é o primeiro contato físico que o convidado tem com o evento. Para alguns convidados, pode representar o quanto você quer que a pessoa vá ao seu noivado ou casamento.”

Entretanto, o custo do material e mão de obra podem pesar no bolso dos noivos mesmo em um convite de noivado simples.

Araujo comenta que é comum os convites de noivado serem mais simples que o de casamento. A peça é um anúncio do que está por vir. “O noivado geralmente é algo mais singelo, só para os familiares mais próximos”, diz. Entretanto, para os noivos que desejam inovar (e economizar), pensar em uma arte trabalhada para o digital pode ser uma saída.

Para casais que não dispensam a formalidade do convite, mas que não contam com um grande orçamento, Bia aconselha investir em uma arte e enviar por e-mail ou WhatsApp. “Possibilita para aqueles que, mesmo com menos investimento, marquem o evento de alguma forma. Uma frase simples como ‘Quero levar você comigo pra sempre’, com o nome deles, fica bacana.”

convite de noivado
Crédito: O Pinguim tá com Frio

 

Convites diferentões

Não é incomum que os noivos queiram marcar seus eventos de forma única entre os convidados. Seja em noivado ou casamento, a personalização de itens e identidade visual quase sempre estão presentes.

Aconselho não se prender às convenções, inclusive no convite de noivado criativo. Em vez disso, é legal se colocar no lugar do convidado, ver qual sensação o convite irá passar, e fazer com que esse sentimento traduza bem o evento – e, porque não, o casal também”, comenta Luciane.

Para os casais despojados

Chinelos e ímãs de geladeira são algumas das opções dadas por Bia aos casais despojados. “Uma peça em formato quadrado, com ímã na parte de trás, pode ser guardada para sempre. Dá até para mostrar para os filhos no futuro. O chinelo pode contar alguma mensagem do tipo ‘Prepare-se para dançar muito’.”

Para os mais tradicionais

Entre opções tradicionais e modernas, sofisticadas e rústicas, a artista plástica orienta fazer o convite de noivado diferente do de casamento. “Mas é legal ter um link de cores e estilos de ambos os eventos. O primeiro é como se fosse o capítulo inicial de uma história. O casamento é a continuidade.”

convite de noivado
Crédito: Bia Coutinho Conviteria

Tags da matéria

Comentários