decoração de casamento vintage - revista icasei

Objetos antigos dão um toque na decoração vintage. Foto: Pinterest.

Transformar o passado no foco da decoração é um estilo que está em alta em casamentos vintage ou retrô, que resgatam peças antigas de família, ou dos anos 1920, 30 e 40, em meio a um contexto contemporâneo e atualizado. “O vintage resgata o antigo de uma forma inspiradora e lúdica por meio de elementos que materializem esse estilo nos dias de hoje”, explica André Pedrotti, da André Pedrotti Flores.

decoração de casamento vintage - revista icasei (6)

Decoração feita na Casa Petra. Decorador: André Pedrotti

Para fazer uma decoração vintage linda no seu casamento, separamos alguns passos.

1. Use objetos que pertenceram à família dos noivos

É muito comum que objetos que tenham pertencido à família dos noivos, como porta-retratos, malas de viagem, vasos e louças sejam absorvidos na decoração do casamento. Por criar uma estética mais intimista, explica Maria Delgado, da Delgado Decorações, esse estilo combina mais com os mini weddings, festas para até 100 convidados, em ambientes menores.

decoração de casamento vintage - revista icasei (9)

Objetos da família dos noivos podem ser usados na decoração vintage. Foto: Pinterest.

2. Escolha bem o local e o mobiliário

Restaurantes, bistrôs, residências, salões menores e jardins são alguns dos cenários que remetem ao bucólico e rústico resgatados pelo vintage. Para recriar essa estilo e lapidar o ambiente, indica Pedrotti, o mobiliário é uma ferramenta importante. Com o uso de cristaleiras, gaiolas, armários, cômodas, poltronas com encosto de palha, mesinhas e outras peças em madeira, cerâmica ou patinado, que trazem o ar de envelhecido e proporcionem uma sensação de aconchego e vínculo pessoal, o decorador cria um ambiente único. “Por ter a proposta de misturar peças, é preciso evitar os exageros, uma vez que a decoração vintage precisa estar com tudo em seu lugar para não parecer uma bagunça”, indica.

decoração de casamento vintage - revista icasei (14)

Decoração André Pedrotti.

 3. Misture elementos antigos com atuais

A função do decorador, ressalta Maria, é deixar o ambiente escolhido com ar vintage e romântico sem esquecer que sua finalidade é a celebração de um casamento e, portanto, além de belo, também precisa ser funcional. Para chegar a esse objetivo, a decoradora propõe o uso de elementos antigos que companham com outros atuais. “Pode usar algumas taças antigas, por exemplo, e completar o jogo com peças de outras épocas”, indica Maria.

decoração de casamento vintage - revista icasei (12)

Decoração André Pedrotti.

Veja também 10 Ideias para Decorar as Cadeiras no Casamento

4. Defina bem a tabela de cores e escolha as flores adequadas

Além do mobiliário e de acessórios de cena temáticos, quando o assunto é casamento existem dois elementos que não podem ser esquecidos: flores e cartela de cores no estilo escolhido. “A ideia é de que as flores tenham sido colhidas no jardim da avó”, propõe Maria. Para chegar a esse resultado, com aspecto menos industrial, a decoradora indica o uso de flores e folhagens com características mais campestre e delicadas como rosas e gipsofilas, que inclusive podem estar presentes na estampa das porcelanas e outros objetos.

decoração de casamento vintage - revista icasei (13)

Decoração André Pedrotti.

5. Opte pelos tons pastéis

Quanto a escolha da tonalidade do ambiente, André Pedrotti aconselha o uso de tons pastéis e que remetam à natureza: nude, lilás, lavanda, rosa, amarelo, branco, ouro velho e verde maçã. “Tudo bem clarinho e delicado, ambientando o vintage também pelas cores”, completa.

decoração de casamento vintage - revista icasei (8)decoração de casamento vintage - revista icasei (1)

Tons pastéis complementam a decoração vintage. Foto: Pinterest.

6. Casamentos diurnos combinam com esse estilo

Justamente por recriar um ambiente natural e idílico, com acessórios que remetem à delicadeza, a decoração vintage combina mais com casamentos diurnos. No entanto, tudo vai depender do sonho e da vontade dos noivos. Para Pedrotti, uma maneira simples de adequar a decoração vintage a um casamento noturno é o uso de uma iluminação cenográfica, que cria, por meio da luz, sensações e um ambiente mais aconchegante.

decoração de casamento vintage diruno - revista icasei

Casamentos diurnos e campestres combinam com o estilo vintage. Foto: Pinterest.

7. Use pérolas e rendas no vestido de noiva  para dar o ar vintage

Como o vintage não aparece exclusivamente na decoração, mas também está presente na moda e beleza, é comum muitas noivas usarem elementos que remetam a esse estilo, como rendas e pérolas, na confecção dos seus vestidos. Então, por que não fazer o caminho inverso e partir do vestido para criar toda a decoração do casamento? A ideia não é ruim, mas nem todas os profissionais concordam com ela. Para Maria, a decoração deve partir daquilo que o ambiente oferece e não do vestido, mesmo porque, acrescenta, uma noiva moderna pode se casar com um vestido vintage e não querer esse tipo de decoração em sua boda. Já André Pedrotti acredita que a noiva é o essencial à ambientação do casamento. “O vestido é o reflexo do momento mágico e eterno que a noiva mostra no seu dia e deve conversar com a ambientação do casamento em todos os detalhes”, diz o decorador.

vestido de noiva - decoração casamento vintage - revista icasei

Rendas e pérolas são elementos-chave para o vestido de noiva vintage. Foto: Pinterest.

Independentemente do ponto de partida, que será decidido pelos noivos em conjunto com o decorador escolhido, o que não pode faltar na decoração do casamento vintage é harmonia e organização entre passado e presente, para evitar um ambiente datado, aconselha Pedrotti.

Veja também Decoração de casamento com Folhagens

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!