foto 10

Casar na igreja, de véu e grinalda, com toda a pompa e circunstância, já não faz parte do imaginário de todas as noivas há algum tempo. Hoje cada um realiza o sonho do casamento da maneira que achar melhor e que couber em seu bolso. Mas uma tendência que ficou muito forte nos últimos anos é a de realizar casamentos ao ar livre. Creio que uma boa razão para isso são as lindas referências que vemos por aí de festas realizadas nos Estados Unidos e Europa – por lá é muito mais comum fazer casamentos ao ar livre.

casamento-ar-livre-002

Apesar de ter um clima mais descontraído, este tipo de festa também exige vários cuidados e detalhes a serem organizados. Confira:

          1. Tenha sempre um plano B

casamento-ar-livre-016

Este é o item n°1 para quem pensa em se casar ao ar livre – seja na praia ou no campo. Nunca sabemos como o tempo irá se comportar, por isso é essencial ter uma alternativa caso chova. Assim evita qualquer tipo de desgaste ou nervosismo no Grande Dia. Se o local onde for fazer a festa também tiver um ambiente fechado para realizar a cerimônia, melhor. Se não tiver essa opção, é bom verificar a possibilidade de alugar toldos ou ombrelones.

2. Escolha da data e do horário

casamento-ar-livre-007

O ideal é sempre optar por meses em que a temperatura é mais amena (como março, abril, maio, setembro, outubro e novembro) – para que os homens não sintam muito calor e as mulheres não passem frio.  Outro ponto importante é o horário – evite marcar a cerimônia para um horário de sol forte. Se for pela manhã, deve acontecer até as 11h, e à tarde após as 16h.

Veja também: Dicas de decoração

3. Pense no conforto dos convidados

casamento-ar-livre-009

Vale distribuir alguns mimos que ajudem no conforto dos convidados, como leques, protetor solar, pashminas (se estiver frio), repelente (se for em um lugar com bastante mosquito) ou água aromatizada gelada.

casamento-ar-livre-010

 

4. Escolha flores adequadas

casamento-ar-livre-001

Algumas flores podem sofrer com o sol. Por isso, muitos casamentos externos usam mosquitinhos, que são mais resistentes. Além disso, é importante tomar cuidado com flores que exalam cheiros, como a lavanda, pois elas podem atrair insetos.

casamento-ar-livre-011

5. Verifique a estrutura do altar

casamento-ar-livre-013

No momento da cerimônia, é importante que o local do “altar” não seja apertado – deve haver espaço para circulação das equipes de foto e vídeo e é preciso tomar cuidado para que a decoração escolhida acabe não escondendo os noivos. Além disso, se tiver uma banda tocando, o ideal é que os instrumentos fiquem protegidos para não sofrerem com o tempo.

casamento-ar-livre-015

No mais, é só aproveitar a festa e curtir as lindas fotos que um casamento ao ar livre proporcionam!

Fornecedores

41976-andre-pedrotti-flores-2

André Pedrotti

41952-complements-ambientacoes-para-festas

Complements Móveis e Ambientação

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!