O momento dos votos é uma das partes mais emocionantes de todo casamento. É nessa hora que o casal declara seu amor e faz boa parte dos convidados puxar um lencinho para enxugar as lágrimas. Quem ainda não definiu o que dizer no Grande Dia pode procurar inspirações em votos de casamento de filmes, seriados e livros.

votos de casamento de filmes e séries
Foto: Pinterest / Reprodução

Votos de casamento: dicas

A dica principal para criar votos de casamento emocionantes escritos é sempre ser autêntico. “É isso que o seu parceiro, que te conhece muito bem, espera. Não fique com vergonha de colocar todas as emoções para fora! E, principalmente, não deixe de dizer o quanto aquela pessoa é o grande amor da sua vida”, diz a assessora de eventos Agda Paula.

Suzan Santiago, assessora e cerimonialista, concorda e ressalta que o ideal é procurar inspirações, como os votos de casamento de filmes, mas nunca copiar algo da internet. “Vale a pena destacar que os votos devem ser escritos em papéis bonitos, pois vão aparecer em fotos e vídeos. Caso opte pelo celular, é preciso ter certeza de que ele tem bateria suficiente”, comenta.

Agda recomenda que, por via das dúvidas, vale a pena os noivos enviarem uma cópia dos votos para a assessoria. Assim, fica fácil evitar dores de cabeça em casos de perda de papéis ou arquivos.

votos de casamento de filmes e series
Foto: Pinterest / Reprodução

Construção dos votos

Assim como nos votos de casamento de filmes, as frases de declarações reais devem ser simples e profundas. Elas não precisam ter palavras difíceis. Na hora de escrever os votos de casamento, o ideal é sempre buscar por frases que traduzam todo o seu sentimento da forma mais direta possível.

“Não existe tamanho ideal, mas é preciso ter bom senso”, explica Suzan.

“Tente trabalhar bem o texto, cite memórias, o inicio de tudo, as expectativas que já foram alcançadas e o que você espera alcançar agora ao lado do amor da sua vida”, recomenda Agda.

Votos de casamento engraçados
Foto: Reprodução/Pinterest

Votos de casamento engraçados

Os votos matrimoniais engraçados são boas apostas para descontrair os convidados e até aliviar a tensão e o nervosismo dos noivos. Segundo Suzan, as pessoas que optam por frases engraçadinhas precisam tomar alguns cuidados em como fazer os votos do casamento. Exageros, por exemplo, podem transformar o momento em uma espécie de show de stand up comedy.

É preciso salientar que as piadas também exigem bom senso. Jamais use frases que possam ofender alguém e evite brincadeiras internas que não podem ser compreendidas por todos os convidados.

Votos de casamento de filmes e series

Inspire-se em 15 votos de casamento de filmes e séries:

Paige e Leo em “Para Sempre”

Paige: “Me comprometo a ajudá-lo a amar a vida, a sempre abraçá-lo com ternura, e ter a paciência que o amor exige. A falar quando as palavras forem necessárias e compartilhar o silêncio quando não forem. A discordar em concordar sobre o bolo red velvet. E a viver no calor de seu coração e sempre chamá-lo de lar.”

Leo: “Eu me comprometo a amá-la seriamente, em todas suas formas. Agora e para sempre. Prometo que nunca vou esquecer que esse é um amor para toda a vida. E sempre sabendo na parte mais profunda da minha alma que não importa quais desafios nos separem, sempre encontraremos o caminho de volta um para o outro.”

Monica e Chandler em “Friends”

Monica: “Há três anos, em um outro casamento, eu precisei do conforto de um amigo. Em vez disso, eu encontrei tudo que eu procurei a vida inteira. E agora aqui estamos! Com o nosso futuro diante de nós, e eu quero passá-lo com você, meu príncipe, minha alma gêmea, meu amigo. A menos que você não queira. Agora é a sua vez!”

Chandler: “Monica, eu pensei que essa seria a coisa mais difícil que eu já tive que fazer. Mas quando eu vi você andando para o altar, percebi o quão simples era. Eu te amo. Você é a pessoa com quem eu deveria passar o resto da minha vida. Você quer saber se tenho certeza?” (ele finaliza beijando-a).

David e Donna em “Barrados no Baile”

David: “Quando nos apaixonamos? Quando tínhamos dezoito anos? Dezesseis? Talvez dez? Eu não sei, pois na verdade, eu não consigo lembrar de um tempo em que eu não amasse você. Sempre soube que você era a única que me olharia nos olhos e poderia ver minha alma. Não questiono seu comprometimento em nosso relacionamento sei que não há nada que nós não possamos superar. E eu aceito você como minha parceira e como minha melhor amiga. É um milagre encontrar a paz e a felicidade que você tem me dado. E em agradecimento a esse milagre, eu pretendo, junto a sua família e seus amigos, te amar e admirar para sempre.”

Donna: “Eu olho para você e vejo meu melhor amigo. Sua energia e paixão me inspiram de formas que eu nunca imaginei possíveis. Sua beleza interior é tão forte que eu não tenho mais medo de ser eu mesma. Eu não temo nada. Nunca pensei que iria encontrar alguém para amar que me amasse incondicionalmente. E então me ocorreu que independentemente de estarmos separados, você sempre esteve comigo e você sempre foi minha alma gêmea. Você me dá propósito quando eu sinto não ter. Sem você, minha alma estaria vazia, meu coração estaria quebrado, meu ser, incompleto. Agradeço a Deus todos os dias por ter te colocado em minha vida e agradeço a você por me amar.”

Marshall e Lily em “How I Met Your Mother”

Marshall: “Lily, existem milhares de razões para eu te amar. Você me faz rir e toma conta de mim quando estou doente. Você é doce, cuidadosa, e até fez um ovo mexido e deu meu nome à ele. É chamado ‘ovos do Marshall’ e é incrível. Mas o motivo principal de eu te amar é que você é a minha melhor amiga, Lily. Você é a melhor amiga do mundo inteiro.”

Lilly: “Eu te amo porque você é engraçado e me faz sentir amada. Você faz com que eu me sinta segura. E no nosso aniversário de namoro você me deu um moletom escrito ‘Lily e Marshall: arrasando desde 1996’. E eu gostaria de estar usando ele agora, porque tem o seu cheiro. Mas o principal motivo de eu te amar, Marshall Eriksen, é porque você me faz feliz. Você me faz feliz o tempo todo.”

Jamie e Landon em “Um Amor para Recordar”

Para demonstrar todo o amor de Jamie e Landon, o pai da jovem, recita lindas palavras, que fazem parte de um livro de poemas da mãe de Jamie.

O amor é paciente e benigno, não arde em ciúmes. O amor não se ufana, não se ensoberbece. O amor não é rude, nem egoísta, não se desespera. Não se recente do mal. O amor não se alegra com a injustiça, Mas se regozija com a verdade… Esta sempre pronto para perdoar, crer e suportar o que vier…O amor é como o vento não posso ver mas posso sentir…

Sarah e Chuck em “Chuck”

Sarah: “Você é um presente. Um presente que nunca imaginei que poderia querer ou precisar. Todos os dias, vou lhe mostrar que você é um presente que eu mereço. Você me faz a melhor pessoa que eu poderia querer ser. Eu quero viver, aprender e amar o resto da minha vida com você.

Chuck: Certo, meus votos. Minha vez. Eles não existem. Sinto muito, Sarah. Como expresso a profundidade do meu amor por você? Ou meus sonhos para o nosso futuro? Ou o fato de que irei lutar por você todos os dias? Ou que nossos filhos serão como pequenos super-heróis com capinhas. Palavras não expressam isso. Não fazem justiça. Elas não existem. Então, sem votos. Apenas provarei para você todos os dias pelo resto de nossas vidas. Pode contar comigo.

Jesse e Becky em “Full House”

O músico Jesse decidiu expressar o amor pela esposa cantando e tocando piano:

Stefan e Caroline em “The Vampire Diaries”

Stefan: “Caroline, você tem sido minha amiga, minha consciência, alguém a quem peço conselhos  Você viu luz em mim quando tudo que eu via era escuridão. Você me salvou do desespero. Você uma vez me disse que eu me apaixonaria loucamente, sem nem notar, e foi isso que aconteceu. Dia após dia, de pouquinho em pouquinho, ano após ano, por você.”

Caroline: “Eu me lembro de dizer isso a você. Estávamos dançando na minha formatura. É engraçado, as coisas que lembramos, depois de todos os anos que passaram.  Eu lembro como você me disse que quando eu estivesse pronta para você, você estaria pronto para mim. Estou pronta agora.  Acho que uma parte de mim esteve pronta para esse dia desde o momento em que te vi pela primeira vez. O cara novo misterioso, no corredor da escola. Eu sempre lembrarei desse momento. Daqui cem anos, lembrarei desse momento, por nós dois. ”

Julian e Brook em “One Three Hill”

Julian: “Brooke, antes de te conhecer, pensei que meu mundo tinha tudo que precisava para ser feliz. Eu não tinha mais nada para comparar. Então, você entrou na minha vida e tudo mudou. Eu percebi o quão vazio meu mundo estava sem você, e minha vida antiga não era mais capaz de me fazer feliz. Não sem você. Eu amo tudo sobre você, Brooke. Eu amo o jeito que você me desafiou como ninguém nunca fez. Eu amo o jeito que você olha para mim como ninguém nunca fez. E eu amo o jeito que você me ama como ninguém nunca fez. Eu não posso imaginar passar a minha vida sem você, e se você disser ‘sim’ para mim em alguns minutos, eu não precisarei. A propósito, você está linda.”

Brooke: “Julian, antes de te conhecer, meu mundo girava em torno de uma coisa: eu. E eu gostei desse jeito por conta própria, mas depois eu conheci você e você viu através da fachada. Você me viu. Você me ensinou a confiar, a deixar alguém entrar e o que realmente significa se apaixonar. Eu não posso descrever o quanto eu te amo. Então, eu vou te dizer porque eu te amo. Você vê o mundo de uma maneira que ninguém mais faz e aprecia tudo, inclusive eu. Não há ninguém no mundo como você, e se você disser ‘sim’ em poucos minutos, eu vou passar o resto da minha vida tentando ver o mundo através de seus olhos, apreciando tudo. Incluindo você, o homem mais original, maravilhoso e lindo que eu já conheci.”

Phoebe e Mike em “Friends”

Phoebe: “Quando eu estava crescendo, eu não tinha uma mãe e pai normais, ou uma família normal como todos os outros. E eu sempre soube que algo estava faltando. Mas agora estou aqui hoje sabendo que tenho tudo que vou precisar. Você é minha família.”

Mike: “Phoebe, você é tão linda. Você é tão gentil. Você é tão generosa. Você é tão maravilhosamente estranha. Todos os dias com você são uma aventura. E não posso acreditar na sorte que tenho. Eu não posso esperar para compartilhar minha vida com você para sempre.”

Tags da matéria

Comentários