Todo mundo já passou pela situação de ser convidada para um casamento e cansar de procurar pelo vestido ideal na lojas físicas e não encontrar nenhum modelo que fizesse os olhos brilharem. Uma saída é comprar o vestido de festa online, já que muitas vezes existe uma variedade maior, além de preços mais em conta. 

Para ter um processo legal na hora de comprar um vestido de festa longo, por exemplo, é preciso seguir algumas dicas. Pense que você provavelmente não poderá experimentar o modelo antes de adquiri-lo e que as chances de reaproveitar a peça em outra ocasião, caso não seja o que você procura, são baixas. Mas, em geral, a experiência é tão bacana que até mesmo algumas noivas estão recorrendo à internet na hora de escolher o vestido.

Como escolher o vestido de festa online e não errar!

Não são só as madrinhas e convidadas que correm atrás de vestido de festa online, mas algumas noivas também. Natália Pegoraro, da loja O Amor é Simples, comenta a mudança no mercado. “As pessoas vêm amadurecendo e ganhando confiança na compra pela internet. O importante é estudar a marca antes de comprar a peça.”

vestido de festa online
Foto: Pinterest / Reprodução

 

A internet tem alguns recursos para que os consumidores possam adquirir confiança antes de fazer a compra em uma loja online. O ReclameAqui, por exemplo, conta com um buscador e banco de dados a respeito de marcas e respectivas queixas e experiências negativas dos clientes. A Fundação Procon também divulga uma lista de lojas que a entidade recomenda evitar.

Natália lembra que outro mecanismo de segurança antes da compra é observar como determinada marca se relaciona com o seu público – seja em redes sociais ou nos comentários do próprio site. No Facebook, por exemplo, é possível avaliar as páginas e escrever a respeito da sua experiência como consumidor.

Vestido de festa: curto ou longo, não erre no tamanho

Uma das preocupações mais recorrentes na hora de comprar o vestido de festa online é a escolha do tamanho correto. A modelagem pode mudar de acordo com cada peça ou marca, e nem sempre uma numeração 40, por exemplo, terá a mesma proporção em lojas diferentes.

vestido de festa online
Foto: Pinterest / Reprodução

 

“Cada marca tem um guia padrão para os tamanhos das peças. Sempre recomendamos que a pessoa tire as suas próprias medidas com uma fita métrica e as compare com a tabela da loja”, afirma Natália. A profissional conta que, caso ainda fique com dúvida, vale entrar em contato com o vendedor para confirmar a escolha.

Débora Macedo, da assessoria Imagine Só, orienta ser detalhista nesse momento. “É importante marcar direitinho: busto, cintura, quadril, altura e outras medidas que a loja especifique na peça.”

Na dúvida entre comprar o vestido de festa online maior ou menor, considere a primeira opção. “Escolher uma numeração acima pode ser uma saída se você estiver insegura quanto ao tamanho. Um simples ajuste em barra, na maioria das vezes, já vai obrigá-la a levar a peça à costureira”, afirma Natália.

Quanto tempo antes devo comprar?

Mesmo quando há opção para comprar vestidos de festa online à pronta entrega, a recomendação é não deixar para fazer o pedido tão próximo do evento. Antes de tudo, você dependerá dos Correios (ou transportadora equivalente) para receber a peça em casa. Outra questão é que o vestido pode precisar de pequenos ajustes.

vestido de festa online
Foto: Pinterest / Reprodução

 

“Mesmo que você forneça a sua numeração para a loja online, não pode considerar que o vestido de festa será feito sob medida, uma vez que não há provas durante o processo de confecção. Dessa forma, um aperto aqui ou ali pode ter que ser feito por uma costureira”, diz Natália.

Ela afirma que o prazo ideal para compra é, no mínimo, cinco meses. Já Débora aposta em seis e ainda lembra que é necessário trabalhar com a possibilidade do imprevisto. “Por exemplo, se você comprar o vestido de uma loja que fica fora do país, há a chance de ele ficar preso na alfândega.

Detalhes da peça

Insegurança quanto ao modelo, cor e tecido também podem surgir ao comprar vestidos de festa online, baratos ou caros. Natália recomenda prestar bastante atenção na descrição da peça, no site da loja. Além disso, pesquisar um pouco sobre o material usado pode ajudar.

vestido de festa online
Foto: Pinterest / Reprodução

 

“Nós oferecemos uma amostra do tecido caso a pessoa queira. Mas é legal saber que os mais grossos, como crepe, podem marcar mais o corpo”, conta Natália. Entender sobre qual modelagem ficar melhor na própria silhueta também é um auxílio e tanto.

Para a profissional, a tendência de compra online veio para ficar. Vestido de festa barato, por exemplo, encontra-se em mais variedade no meio digital, se comparado à lojas físicas. Entretanto, para quem é mais insegura, Débora dá a dica dos grupos de desapego no Facebook.

“A compra pode ser toda online, ou não. Em alguns casos, você pode ir até a casa da pessoa, experimentar o vestido e daí decidir se compra ou não.” Para ela, as noivas ainda ficam um pouco receosas, mas as madrinhas e formandas arriscam mais.

Comprar vestidos de festa online: SP, Brasil e outros lugares

Se você já quer se programar para o próximo evento, confira abaixo uma seleção de marcas que vendem vestidos de festa online. São 14 lojas e quatro aplicativos para você dar uma boa pesquisada e pensar nos modelos:

Lojas

Amaro
Amissima
Arrazo Fashion
Bonprix
Dafiti
Dress & Go
Dolps
JenJenHouse
Light in the Box
Moda Festa Brasil
Postahus
The Dressing Project
TVZ
Um só lugar

Aplicativos

AliExpress
eBay
Enjoei
Mercado Livre

Tags da matéria

Comentários