Revista

Terço para casamento ou relicário? Como escolher o acessório do buquê

Especialistas dão dicas de como a noiva pode usar o terço para casamento ou relicário – e até mesmo os dois – em meio às flores!

O buquê de noiva é tradicional. Mas é possível dar um toque de personalidade e deixá-lo ainda mais especial. Uma boa ideia é usar um terço para casamento ou relicário. O primeiro carrega um significado religioso. Já o segundo é uma forma de homenagear um ente querido que faleceu. Independentemente da escolha, o fato é que esse toque causará muita emoção.

terço-para-casamento

Foto: Greer Gattuso

Tipos de acessórios para o buquê

• Terço para casamento

O terço é um acessório de devoção a Maria, mãe de Jesus, por isso é usado por noivas católicas. “Para a medalha que fica no meio, elas escolhem a santa de que são mais devotas. As preferidas, porém, são Nossa Senhora de Aparecida e Nossa Senhora das Graças”, comenta a designer de joias Taciana Mattos.

Na caminhada até o altar, o terço para casamento deve ser segurado junto ao buquê. “Dependendo do tamanho, a noiva deve dar duas ou três voltas na mão e depois pegar o buquê”, ensina a especialista.

• Relicário

O relicário é uma espécie de medalha que vai homenagear alguém que não está lá fisicamente para celebrar o casamento, como pais, irmãos, avós… “Já ouvi relatos emocionados de noivas e noivos que sentiram a presença da pessoa querida naquele momento por causa do acessório”, ressalta Taciana.

Este item pode ser usado pela noiva de diferentes formas. O relicário no buquê, por exemplo, pode vir em meio às flores ou preso no cabo. Outra opção é usá-lo no terço para casamento. “No caso dos noivos, ele costuma aparecer na lapela”, conta a designer de joias.

relicário-para-noivas

Foto: Ricardo Beppler/Taciana Mattos

É possível usar as duas peças?

Terço para casamento, relicário e buquê. Algumas pessoas acham que usar tudo isso pode ficar exagerado. Mas existe uma forma simples de tornar a produção harmoniosa. Aqui, a dica é usar um terço para noiva personalizado. “Trocamos a imagem da santinha pela peça com a foto da pessoa”, explica Cyntia Setti, responsável por comercial e vendas da Mayra Gaibar.

Vale destacar que, para criar uma unidade, é importante que o terço e o relicário sejam do mesmo material. E, se possível, que eles também combinem com as outras joias da noiva.

terço-com-relicário

Foto: Diego Filipe/Taciana Mattos

Os materiais mais usados

Por falar em material, os terços e relicários em prata possuem uma saída maior. “Diria que 95% das noivas usam acessórios prateados com banho de ródio – o popular ouro branco”, destaca Cyntia.

De acordo com Taciana, o prata é escolhido pela maioria das noivas porque o tom cai melhor com o vestido branco. “Quando o tecido da roupa é off-white ou tem fundo nude, algumas moças acabam apostando em acessórios dourados. Mas, ainda assim, são a minoria”, afirma a profissional.

Para dar um brilho ao acessório do buquê, pérolas, cristais e zircônias estão entre as opções mais populares.

terço-para-casamento

Foto: KT Merry Photography

Relicário ou terço para casamento: como fazer depois da festa?

O terço e relicário são acessórios cheios de significados para quem o usou em seu Grande Dia – tanto é que as noivas mais devotas até podem optar pelo terço para lembrancinha de casamento. É por isso que estes itens costumam ter uma importância após o fim da festa.

Quando o assunto é terço para casamento, algumas noivas presenteiam mãe, sogra, avó ou alguém próximo. Outras guardam o acessório com muito carinho. “Já vi muitas mulheres usarem depois nas fotos de gestante. É emocionante”, aponta Taciana. Algumas delas, inclusive, tem o objetivo de transformá-lo em uma tradição, passando o item pelas mãos das noivas da família.

O relicário também pode ter o mesmo fim: ser entregue para uma pessoa querida ou guardado para se tornar uma relíquia familiar. O mais importante é que a noiva siga o coração!

relicário-para-noivas

Foto: Studio Emotion Fotografia/Taciana Mattos

Veja mais inspirações de buquês no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Bianca Bellucci

Bianca Bellucci trabalha como jornalista desde 2012 e já escreveu para grandes portais, como UOL e Terra. Teimosa como uma boa taurina, convenceu os pais a trocarem uma viagem para a Itália para comemorar as Bodas de Prata por uma festa com direito a tudo que manda o figurino. Apaixonada por cultura pop, adora casame...

1 comentário

  1. Avatar Fabricia Freitas

    Comprei meu relicário com a Taciana Mattos, e foi a coisa que mais me emocionou em toda preparação do casamento. Ficou especialmente Maravilhoso, sem contar todo atendimento, do início ao fim da compra fui muito bem cuidada! ❤️

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020