Está pensando em ter um bolo mais despojado no seu casamento? Uma boa opção é o ruffled cake, que pode ser traduzido como “bolo com ondas” ou “bolo com babados”.

No casamento da blogueira e youtuber Niina Secrets, o modelo de bolo escolhido mesclava camadas lisas e com onduladas – e o acabamento foi todo feito com flores.

O ruffle cake fica super charmoso e se tornou um dos queridinhos das noivas. “Nós adoramos fazer esse modelo, e as noivas também! Elas nos pedem bastante”, declara Valeria Oliver, do Atelier Valeria Oliver Cake By Design.

Que tal aderir ao ruffle cake no seu casamento? Confira algumas dicas essenciais:

Do que é feito o ruffle cake?

Ruffled Cake para casamento
Foto: Carol Melo Doces/ divulgação

 

A forma de fazer o ruffle cake pode variar de acordo com cada doceira. Valeria prefere fazer os “ruffles” (ou babados) com massa de flores. “É uma variação de massa de açúcar como a pasta americana mas nos permite trabalhar com ela mais fininha, dando um acabamento mais delicado”, comenta.

Leia também: Top 20 estilos de bolo para casamento

Já a Carol Melo, da Carol Melo Doces, prefere fazer este tipo de bolo com a pasta americana. A doceira Silvia Frandsen, por sua vez, optou por reproduzi-lo em chantilly.

 Com que estilo de casamento combina?

Ruffled Cake para casamento
Foto: Carol Melo Doces/ divulgação

 

Para Valeria, o ruffle cake combina com vários estilos. “Do rústico (muitas pessoas acham que não é pasta americana, então adoram para uma decoração mais rústica) ao romântico (ele fica bem fofo!). Feito em degradê, pode até servir uma decoração mais moderninha!”, opina. Silvia concorda: “no início era muito procurado para casamentos mais rústicos. Hoje em dia sentimos que não há uma regra, já fizemos em todos os estilos de festa.

Leia também: Bolo de casamento: 7 tendências irresistíveis para 2018

Carol acredita que o ruffle cake é o queridinho das noivas que procuram uma decoração um pouco mais despojada para a mesa de doces. “Ele pode ser usado em qualquer tipo de festa, apesar de não ser nada tradicional. Temos feitos muito para casamentos em locais abertos e rústicos com muito verde”, conta.

Antes de optar pelo bolo ondulado, Carol indica que os noivos conversem com o decorador, para verificar se ele combina com o local e estilo da decoração.

Acabamentos para o ruffle cake

ruffled cake
Foto: Carol Melo Doces/ divulgação

 

Este estilo de bolo pode ser complementado com alguns acabamentos mais delicados – os mais comuns são as flores. “Como ele já é um bolo muito trabalhado, a decoração sobre ele (tipo flores – naturais ou de açúcar) deve ser cuidadosa. Menos é melhor! Já fizemos com peônias e também com orquídeas, ambas versões ficaram lindas”, sugere Valeria.

Leia também: Menos é mais: bolo de casamento simples e gostoso para o casamento

Cuidado com o tamanho do bolo

ruffled cake
Foto: Carol Melo Doces/ divulgação

 

Um dos cuidados que se deve ter, segundo Valeria, é com relação às medidas. “Já fizemos ele com um diâmetro grande e não curti muito o resultado, tenho que ser honesta. Como ele é um modelo muito delicado, ele fica mais bonito em tamanhos e diâmetros menores. Por isso, desde então passei a recomendar que no caso de bolos com diâmetros grandes, usássemos uma combinação de outros modelos junto com os babados, para não ficar over!”, alerta Valeria.

Bolo para corte ou bolo fake?

Está em dúvida se o ruffle cake será cortado ou não? Silvia explica que é possível optar por ter um andar verdadeiro para corte ou ter um bolo fake. “Desta forma, conseguimos trazer essa realidade de bolo para todos os perfis de evento”, argumenta Silvia.

ruffled cake
Foto: Murilo Fraga

 

Tags da matéria

Comentários