O papel da madrinha e dos padrinhos costumam ser um dos mais importantes de toda a cerimônia, pois os noivos escolhem pessoas em que confiam e que acreditam estar prontos para cuidar deles.

 “Receber o convite para ser a madrinha é algo muito importante, por isso mesmo é que temos que retribuir esse carinho e, de preferência, de forma muito especial, estando sempre à disposição da noiva, em todas as etapas que envolvem os preparativos para o grande dia”, enfatiza Sonia Fernandes, CEO da Venga Eventos.

Com tantas tarefas, as madrinhas ainda precisam pensar muito bem no presente que vão dar para o casal, afinal, eles estão construindo uma nova história e os ‘ajudantes’ são parte dessa nova trajetória!

Veja também: Presentes das madrinhas de casamento | 21 inspirações

madrinha
Foto: Brandon Kidd /S Style Me Pretty

Deveres das madrinhas

Para a especialista, além de estar prontas para ajudar a noiva (e vice-versa para os padrinhos), existem alguns ‘deveres’ cruciais para as madrinhas, como:

1- Acompanhar a noiva na prova do vestido.

2- Ajudar a noiva na organização das roupas das madrinhas.

3- Cuidar do chá de panela ou despedida de solteira.

4- Acompanhar o ensaio da cerimônia e acompanhar em todos os momentos do grande dia.

5- Fazer com que o casal se divirta em todo o período.

6- Ajudar no pós-festa, nos agradecimentos dos presentes.

A advogada Cristiane Vale sabe bem sobre esses papéis, por ter sido madrinha de dois casamentos, e afirma que pensar com carinho nos presentes faz toda a diferença.

“Acredito que a escolha do presente é algo bem singular e que depende muito da relação entre noivos e padrinhos. Na primeira vez, o convite partiu da minha amiga de infância, Daniela. Fiquei super feliz e honrada pelo chamado e logo pensei em presenteá-la com o bolo de noiva, pois a minha sogra é confeiteira e tem experiência com esse tipo de doce. A Dani amou e assim pude contribuir com o sucesso da festa e estar presente de uma forma mais especial”, conta ela.

madrinha
Foto: Jessica Burke

Veja também: Operação madrinhas! Quais as funções das melhores amigas da noiva?

Afinal, como começar a escolher o presente ideal?

Sonia conta que, atualmente, esses tipos de presentes que possuem relação com os noivos e todo o universo cerimonial podem ser uma ótima e memorável opção.

“Um bolo, uma cota da viagem de lua de mel, um jantar para os noivos, uma atração musical, podem ficar na memória de quem está se casando. Atualmente, tem surgido várias formas de presentes por parte das madrinhas, bem além das tradicionais, que estão vindo para ficar”, explica.

Nunca o papel de auxiliar os noivos foi tão importante, especialmente com essa tendência de presentes para 2018/2019. “Eu vi como a minha amiga ficou emocionada ao saber que eu queria dar o bolo. Eu e ela crescemos juntas e eu sabia exatamente tudo o que ela mais gostava, tanto nos sabores, quanto na decoração. Então, foi uma forma de mostrar o meu carinho e um pouco da importância que ela tem na minha própria história”, conta Cristiane.

Para que procura algo mais tradicional, a dica é se basear na lista de presentes criada pelos noivos e isso, normalmente, envolve itens para casa, como louças, eletrodomésticos, itens de decoração.

“Existem casais que preferem produtos que podem ser convertidos em dinheiro. Outros preferem cotas para viagem ou que sejam feitas doações para uma instituição beneficente. Se você recebeu esse convite é porque tem bastante amizade e intimidade com o casal, então, o mais adequado é que você pergunte aos noivos o que eles gostariam de ganhar” diz Sonia.

madrinha
Foto: Lauren Kinsey

Como planejar o orçamento e dar um presente incrível?

A primeira dica é não ficar presa aos valores. A CEO da Venga Eventos explica que, assim que você receber o convite para ser madrinha, é legal estipular  um valor que você pode assumir para a compra de um bom presente.

“Porém, sempre enfatizo que é bom lembrar que os custos das madrinhas vão além do presente, já que terá gastos com os preparativos, vestido, cabelo, maquiagem e outros. Então, planeje os seus gastos pessoais junto com a compra do presente”, comenta Sonia.

Se a pessoa tem condições de vida elevada, é legal aliar o valor emocional ao financeiro do presente. E, se ela não dispõe de uma boa situação no momento, abuse e use muito da imaginação para criar algo de valor emocional e com um custo dentro da sua realidade.

Veja também: Como combinar o vestido de madrinha? Confira dicas e inspirações

Presentes funcionais?

Para Laura Pereira, que tem um histórico invejável de apadrinhamentos na vida, pensar nas necessidades do casal é uma ótima estratégia.

“Já tive vários amigos que tinham uma vida mega corrida e eu escolhi dar eletrodomésticos que ajudaram bastante na rotina deles, como um conjunto de um mixer, uma cafeteira e grill eletrônico. Assim, eles tiveram um adianto e tanto na hora de fazer as refeições”, conta ela. Procure pesquisar em sites de eletrônicos e em lojas físicas para criar um ‘combo’ especial para os noivos.

madrinha
Foto: Meiwen Wang

Já pensou na forma de entregar os presentes?

Cartões? Mensagens escritas à mão? Sim, tudo o que for orgânico é a aposta de sempre, para um momento tão especial.

“Apesar de estarmos vivendo uma era de muita tecnologia, temos que tentar manter os hábitos corretos. E, preparar uma mensagem escrita especial, é uma forma de mostrar o seu carinho anexado ao presente”, ressalta Sonia.

“Fazia questão de escrever cada cartão para os noivos, com algumas passagens personalizadas, com histórias nossas. Eu sou do time que acredita que o conteúdo do cartão tem um peso tão grande quanto o presente.”, diz Laura. Se você está em dúvida em como entregar o presente, a dica é conversar com o local onde você vai comprar o mimo, para criar uma maneira diferente na entrega, pensando nas cores ou na identidade visual da festa. “Isso é outra maneira de mostrar o seu carinho”, conta Sonia.

madrinha
Foto: Stephanie Brazzle

Veja mais inspirações para madrinhas no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários