Revista

Convidado | Como escolher o traje masculino ideal para o casamento

O convidado nem sempre tem facilidade na hora escolher a roupa ideal para o casório; confiras dicas para ajudar na hora de decidir o look

Smoking, suspensório, colete, gravata borboleta ou padrão. O traje masculino não é tão fácil de escolher como algumas pessoas pensam. O famoso guarda-roupa com camisas “iguais” gera, certas vezes, dor de cabeça para o convidado que deseja estar muito bem vestido no dia da cerimônia.

Foto: José Saborit

Foto: José Saborit

 

Traje para o convidado

Partindo do ponto que existem quatro tipos de ternos para casamento para convidado, sendo eles :

-Smoking;
-Fraque;
-Meio-fraque;
-Terno.

Engana-se quem acha que escolher a roupa para casamento para homem é fácil.

Terno

Apesar do terno ainda ser o mais adotado com o tradicional paletó, calça e gravata padrão, há quem prefira opções mais sofisticadas que permita jovialidade sem destoar do que foi pedido.

Smoking, fraque e meio fraque

As opções em smoking, fraque e meio-fraque são recomendadas, por exemplo, em festas bem requintadas e formais. Esse estilo conta com as charmosas gravatas borboletas que dão um toque especial no figurino.

Gravata borboleta

Mesmo sendo mais comuns nos smokings, a gravata borboleta vem ganhando adeptos também nos casamentos mais informais, como ressalta a consultora de imagem Camila Teixeira. “Apesar da gravata borboleta acompanhar trajes de gala, que é o mais formal de todos, há quem use esse tipo de acessório em combinações mais casuais, por estilo. É uma peça que se destaca.”

Foto: Emerald Green

Foto: Emerald Green

 

Conforto e estilo

As roupas de casamento para convidados, assim como o traje de noivo, devem estar de acordo com aquilo que eles querem e da forma como se sentem bem. A cerimônia e a festa demoram e, por isso, priorizar algo confortável é a melhor maneira de aproveitar com muita elegância.

Atualmente não é muito usual colocar no convite o tipo de traje, para facilitar a vida dos noivos e também dos convidados, um dos recursos do site dos noivos é poder incluir uma aba onde consta todas as informações sobre a festa e também referências de trajes para o Grande Dia.,

Antes de qualquer escolha de figurino é preciso se atentar quanto ao local, horário e clima da festa. É necessário verificar os tecidos que serão usados para garantir o conforto durante a cerimônia. Por exemplo, não adianta estar com uma peça em tecido sintético se o casório for durante o dia com sol. Agora, se a festa for realizada em local fechado em tempo frio, vale procurar por tecidos mistos.

Aliás, os brasileiros sempre devem prestar atenção no tipo de tecido. “Por ser um país onde faz muito calor, é um diferencial pensar bem na hora de comprar a peça. Não deve-se optar por algo de material sintético. O terno deve ser 100% de lã fria”, comenta a consultora de imagem e estilo Mariana Aguiar.

Foto: Elopement

Foto: Elopement

 

Longe do pretinho básico

Para Mariana, o convidado se apega ao terno preto por achá-lo mais versátil, mas aponta que a escolha não deveria ser uma regra. “A cor é pouco utilizada fora do Brasil. Um modelo de pouca qualidade ressalta os defeitos da peça, que fica com aspecto de produto barato e mal-acabado.”

Quem quiser fugir da peça tradicional pode adotar outras tonalidades que combinem com o tom da sua pele. Mas é importante lembrar: deve-se evitar se destacar mais do que o noivo. E, claro, manter a elegância.

Aqui, vale também se atentar quanto ao corte e outros aspectos. Por exemplo, um traje de jacquard em cor lisa pode dar um upgrade no modelo tradicional com texturas. Já um em gabardina de lã ou tweed parece mais tradicional e foge do liso, mesmo mantendo cores discretas e formais, como o marrom ou o cinza.

Foto: Phosart

Foto: Phosart

 

Sob medida

O convidado nem sempre pensa em mandar fazer uma peça exclusiva. Isso porque, às vezes, não está acostumado a ir em cerimônias do tipo ou prefere utilizar aquilo que já tem em casa para montar um look apropriado.

No entanto, em algumas circunstâncias, a opção pode ser vantajosa. De acordo com Camila, “se for possível encontrar algo pronto que caia bem e atenda ao seu gosto, ótimo. Caso contrário, facilita mandar fazer. Desta forma, você pode adquirir um traje bem ajustado que atenda suas necessidades”.

Mariana ressalta que para escolher o traje adequado é preciso combinar o tipo de evento com o estilo do homem. “Nunca coloque camisa ou cor que não se adeque a você. A pessoa vai se sentir estranha a noite inteira e não aproveitar esse importante momento”, diz a especialista. “Uma dica também é escolher o tamanho correto. Por exemplo, na camisa social, quando fechado o colarinho, deve permitir que se passe um dedo – nem mais, nem menos”, completa.

Os valores variam de um lugar para o outro. As marcas influenciam nos preços. É possível encontrar desde ternos de R$ 350 a produtos que chegam a R$ 4 mil. O tempo médio para realizar o pedido é de três a quatro meses de antecedência.

Foto: Elopement

Foto: Elopement

 

Despojado

Quem quer optar por um look mais informal sem deixar a elegância de lado, há opções que driblam o tradicional e podem ser ideais para aquelas pessoas mais descontraídas. No traje esporte, por exemplo, é possível usar uma calça de sarja ou gabardina de algodão em tom escuro ou claro – de acordo com o horário. Sapatos mais informais, como dockside e mocassim, também funcionam.

Camila ainda informa que os detalhes na roupa para casamento masculina fazem toda a diferença para levar ares de inovação e charme. “A padronagem, como xadrez, pode ser interessante. Invista em sapatos e acessórios como relógio e lenço de bolso. Eles dão um toque diferenciado.”

Foto: Rock Cow

Foto: Rock Cow

 

Veja mais inspirações de trajes para convidado no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Luchelle Furtado

Luchelle Furtado é jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo. Sonhadora, acredita no "Felizes para sempre" e tem A Bela e a Fera como seu conto de fadas preferido. Enquanto não planeja o próprio casamento, divide seu tempo livre entre livros e filmes que vão de comédia romântica até guer...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019