Unhas quebradiças nunca mais! Dicas e produtos para resolver esse problema de uma vez
Mais de 20% da população sofre com as unhas quebradiças, que vivem lascando. Se joga nas dicas que separamos para você estar com as unhas e a nail art incríveis no dia do seu casamento
A situação é: você termina de passar aquele esmalte incrível, sai da manicure e, poucas horas depois, a unha lasca, quebra e chega até dar aquela dorzinha ou incomoda… Quem aqui já passou por isso sabe a mini raiva que é ter unhas sempre quebrando! Unhas quebradiças, finas ou que descamam com facilidade são queixas muito comuns, podem afetar até 20% da população geral, sendo mais comum em mulheres.
“As unhas quebradiças são muito mais que um incômodo estético, devemos considerar que as unhas tocam quase tudo o que as mãos pegam, assim sua fragilidade e consistência amolecida podem representar grande desconforto e incapacidade. O pronto reconhecimento das causas e tratamento são essenciais para rápida melhora”, explica a dermatologista Alice Buçard, do Rio de Janeiro.
Veja mais – Alongamento de unhas – Conheça todas as técnicas mais bombadas do momento!
Cuidados com as unhas quebradiças!
E existem algumas causas mais conhecidas que podem estar afetando o crescimento correto e forte das suas unhas. Confira!
Alimentação
Você sabe como é constituída a sua unha? Basicamente de queratina e cisteína, que são proteínas muito importantes para a formação de muitos tecidos, como a pele e a unha.
“O primeiro hábito que mais deixa nossas unhas quebradiças é uma alimentação pobre em proteína e pobre em vitaminas do grupo B, principalmente. Além disso, uma má hidratação da unha e da pele das mãos são hipóteses a serem consideradas. Todas essas causas podem gerar uma unha mais seca e enrijecida e, para não quebrar, ela precisa ter uma boa maleabilidade” reforça a Dra. Ana Carina Junqueira, tricologista, que passou uma temporada de seis anos nos Estados Unidos, no departamento de dermatologia da mundialmente renomada Mayo Clinic, em Rochester, e na Universidade de Minnesota.
A alimentação é muito importante para a qualidade da unha. Quando está bem nutrido, o nosso corpo mostra isso nas unhas, na pele e no cabelo. Quem aqui nunca passou por um tempo sem tomar a quantidade de água e viu a pele ou as unhas ficarem ruins? Eles são os primeiros tecidos a serem formados a partir da matéria prima que consumimos.
“Em estado de desnutrição e falta vitamínica, as unhas sentem muito, principalmente, se há ausência das vitaminas do complexo B, que estão na beterraba, cenoura e brócolis. Além disso, as fontes proteicas são essenciais, já que as unhas são formadas principalmente por elas”, diz Ana Carina.
Veja mais – Top 10 Estilos de Unhas para Casamento
Possíveis doenças e outras causas
Uma consulta ao dermatologista é um passo muito importante para unhas mais fortes, pois talvez não sejam só causas do dia a dia, mas sim algo mais sério.
“É sempre importante descartar causas de doenças sistêmicas como responsáveis pelas unhas quebradiças. Assim, uma adequada investigação com uma consulta médica e realização de exames laboratoriais direcionados para descartar hipotireoidismo ou hipertireoidismo, diabetes, gravidez, anorexia, bulimia e deficiências circulatórias que reduzem a oxigenação e queratinização das unhas, devem ser consideradas”, diz Alice.
Outros diagnósticos diferenciais importantes são a psoríase e o líquen plano ungueal, doenças inflamatórias que podem acometer as unhas, assim como o eczema e a micose das unhas.
Esmaltação e cuidados da manicure incorretos
A dermatologista Ana Carolina Sumam revela que é preciso avaliar também com cuidado os hábitos do paciente na hora de ir na manicure e fazer as unhas.
“Será que a pessoa está fazendo muitas esmaltações seguidas, usando removedor com acetona ou até empurrando muito a cutícula? Esses procedimentos que são considerados normais podem danificar a unha, como, por exemplo, o hábito de empurrar a cutícula, pois pode danificar a matriz da unha e isso vai fazer com que ela cresça com dificuldade”, diz a especialista.
Além disso, pessoas que lidam com produtos químicos, como detergente, cloro e alguns outros utilizados para a limpeza de casa ou empresas, estão entre as maiores queixas de unhas quebradiças. Para esses casos, o ideal é colocar luvas ou até procurar por produtos mais naturais quando for utilizar.
Veja mais – Pedidos de casamento diferentes | Como surpreender a pessoa amada
“Sempre aconselho minhas clientes a tirarem o esmalte um dia antes de ir na manicure, além de deixar as unhas com bepantol por 20 minutos para hidratar. Outra dica importante é apostar em uma base com vitamina para fortalecer as unhas”, conta Valéria de Freitas, nail artist do Fil Hair & Experience.
DICAS DE NAIL ARTIST – Óleos de hidratação e formato da unha
“Observando com o tempo, notei que o formato da unha de cada pessoa segue bastante o formato do dedo. Então, se a cliente tem as pontas dos dedos arredondadas, dificilmente ela vai conseguir manter uma unha com formato quadrado, por exemplo”, explica a nail artist Verônica Carvalho, de São José dos Campos. Assim que as unhas começam a crescer, os famosos cantinhos ficam mais expostos, fora da região ungueal (abaixo da unha), e isso dificulta muito a manutenção do formato quadrado, geralmente o preferido de muitas das clientes.
Além disso, Verônica alerta para a hidratação com sérum ou óleos antes da esmaltação. “Os óleos que mais recomendo para todas as minhas clientes são o de cravo, melaleuca, rícino ou até mesmo o óleo secante, aquele que a gente usa normalmente no salão. O importante é hidratar antes de esmaltar.”
5 produtos que vão ajudar a fortalecer as unhas
Veja mais sobre beleza da noiva no nosso perfil no Pinterest
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis