Revista

Amor é uma decisão | 3 dicas para praticar esse sentimento

Veja dicas de como cultivar o amor na vida a dois

O casamento é algo maravilhoso e uma das maiores e mais importantes decisões da vida. A decisão do casamento precisa ser acompanhada por uma decisão de amar constantemente, e esta será a grande chave de mudança da vida matrimonial.

Quando se tem a decisão pelo amor, os problemas do dia-a-dia são resolvidos de maneira mais leve – porque a certeza de amar muda a forma com que lidamos com as situações difíceis. 

Case-se com a convicção de estar dando um passo por inteiro, ou seja, não somente da parte emocional, mas também do racional para amar intencionalmente, mesmo quando você não sentir com a mesma intensidade a o sentimento da paixão. A certeza de sua decisão te levará para um casamento ainda mais saudável, estável e sustentável.  

Foto: Shutterstock

Muitos casamentos acabam não porque acaba a paixão, mas porque, mesmo antes de casar, não foi entendido o que é o verdadeiro amor. No relacionamento deve sim existir sentimento, ele é muito importante e, durante o namoro e o noivado, ele precisa ser intenso, verdadeiro e constante!

Mas, não é porque o sentimento da paixão ele diminui com os anos, que você deve parar de investir no relacionamento. Mas é justamente para que o sentimento não acabe é que se deve praticar o amor e realmente entender o que ele é. Existem três pensamentos sobre amor que podem mudar totalmente a maturidade do seu relacionamento: 

Veja também: Linha de chegada | Veja dicas que vão te ajudar no início da vida a dois

1.- O amor não é sentimento, mas amor é uma decisão! ⠀

Todos os dias é preciso decidir amar. Decidir dar passos de sacrifício, decidir lutar pelo relacionamento, decidir se esforçar e decidir permanecer. O amor parte de um lugar de certeza, e o casamento precisa ser esta certeza. Não é condicional ao sentimento momentâneo, mas à escolha feita para sempre no altar. 

Foto: Shutterstock

Veja também: O ponto de partida

2 – Amor requer uma ação e não uma reação ao sentimento.

A ação que precisa ser tomada no dia-a-dia é uma ação de amor, que vem da decisão mencionada anteriormente. Não, você não vai acordar todos os dias loucamente apaixonado e querendo fazer uma surpresa para o seu amor, mas é de um lugar de certeza e pró atividade que esta ação precisa ser tomada. Não espere o sentimento, aja sempre pela certeza e da sua decisão de amar! 

Foto: Shutterstock

Veja também: Unindo as diferenças | Como ter uma relação saudável e respeitar o outro

3 – Amor deve ser praticado e não apenas mencionado.

Falar que ama é fácil. Muitos não entendem o verdadeiro peso e importância de dizer que ama, por isso, muito mais valioso é agir como quem ama. As palavras, assim como os carinhos e demonstrações, são muito importantes, mas atitudes concretas diárias fazem a verdadeira diferença.

Amor é uma decisão que vai resultar em uma ação. Não se mova pela inconstância dos sentimentos, e nem tome uma decisão de se casar diante do medo e da carência. Saiba que o casamento só será cheio de alegria e de amor com a pessoa certa, porque, mesmo casando com quem se ama, muitos momentos difíceis existirão. A decisão de amar precisa ser levada a sério, porque nos momentos de dificuldade ela irá te sustentar e te fará lembrar o que precisa ser intencional para amar.  

Foto: Shutterstock

Veja também: Case com coragem | 10 passos para te ajudar

Decida amar todos os dias, posicione-se para levar com verdade e intencionalidade esta escolha, e verá a saúde do seu relacionamento sendo firmada. Seja intencional em conhecer os pequenos detalhes sobre o seu cônjuge, porque assim será muito mais eficaz na forma de demonstrar o amor, amando como a pessoa realmente se sente amada.

Dê pequenos passos diários e verá a diferença que poucas grandes atitudes de maneira rara não serão capazes de promover. Seja intencional todos os dias, com pequenos atos de amor, e excelente no muito para surpreender. 

Quando o casamento é construído em um solo maduro e preparado, ele não desmancha facilmente. Mas, quando ele começa de uma decisão imatura, cheia de insegurança, comodismo e carência, qualquer turbulência poderá derrubar tudo. E é entendendo isso que você terá espaço para se posicionar de uma maneira diferente no seu relacionamento.

O seu relacionamento é guiado por sentimento ou por uma decisão? Escolha o caminho da felicidade, se casando por uma decisão de amar! 

Foto: Shutterstock

Sobre:

#
Lucas Hayashi

Pastor da Zion Church em São Paulo, mestre em ciências pela UNIFESP. Casado há 14 anos com Jackeline Hayashi, juntos lideram o ministério de crianças “Geração 5.2” e suas famílias. Professor da Escola Dunamis nas disciplinas de família e relacionamento. Tem sonho de ver famílias sendo construídas de form...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2021