Decoração de casamento sustentável: dicas para seguir a tendência eco-friendly
A decoração de casamento sustentável se preocupa com o meio ambiente e mostra que é possível conseguir lindos resultados usando menos recursos. Confira!
A decoração de casamento sustentável é capaz de reunir bom gosto e cuidados com o meio ambiente para garantir beleza, leveza e significado no Grande Dia.
Também conhecida como eco wedding, a tendência segue o estilo “faça mais com menos” e prova que é possível conseguir belos resultados com menos recursos.
O que é decoração de casamento sustentável?
O primeiro passo para uma decoração de casamento sustentável está na vontade dos noivos em seguir esse estilo.
“Tudo parte do fato dos noivos decidirem que o dia importante do casamento não vai causar danos ou gerar impactos no meio ambiente”, observa Renata Solado, decoradora da Eco Party.
Segundo a especialista, uma decoração de casamento sustentável apresenta um cuidado carinhoso com o meio ambiente desde a escolha do material utilizado até os fornecedores que vão trabalhar na festa, o espaço utilizado, o tamanho da comemoração e quantidade de convidados.
Onde usar a decoração de casamento sustentável?
Não existe uma regra quanto ao ambiente e estilo de festa que pode receber uma decoração de casamento sustentável. O objetivo em geral será sempre focar na utilização de menos recursos e gerar menos resíduos. Por esse motivo acaba sendo mais comum encontrar esse estilo de decoração nas festas mais intimistas.
“Celebrações menores, como os mini weddings, e festas realizadas em ambientes que saem um pouco de uma grande casa de recepção e vá para um espaço ao ar livre, na praia ou em casa são perfeitas para aderir à proposta do menos é mais. Podemos fazer uma festa rústica, com tema campo ou até mesmo sofisticado trabalhando à sustentabilidade”, observa Renata Solano.
Cuidado com as escolhas
Os noivos que decidirem investir em uma decoração de casamento sustentável deve prestar atenção aos mínimos detalhes. Um dos mais importantes está na escolha dos fornecedores da festa e nos itens decorativos utilizados para deixar o ambiente pronto para receber a celebração.
Flores
“Se eu vou fazer um casamento sustentável não faz sentido utilizar muitas flores na decoração que no dia seguinte vão para o lixo. Posso optar por flores vivas, aderir à uma sementeira, árvores… Se a noiva quer flor, partimos para os mini arranjos, que podem ser colocados em vasos que podem ser distribuídos aos convidados”, exemplifica Renata Solano.
Energia elétrica
Outro ponto a ser considerado é a estrutura do espaço utilizado para à comemoração. “Optar pelo espaço ao ar livre diminui o consumo de energia elétrica, devido com à luz natural”, observa Renata.
Número de convidados
Vale lembrar também que uma festa com um número menor de convidados diminui toda a cadeia produtiva. “Por isso os casamentos sustentáveis são muito ligados aos mini weddings”, comenta Renata.
Buffet
Renata ainda lembra a importância da escolha correta do buffet em um casamento sustentável: “Cada escolha resulta em um impacto maior ou não no meio ambiente. Saiba escolher, procure se informar como aquele fornecedor trabalha, como é feito o descarte dos materiais. Qual o fim das sobras de alimentos do buffet? A sustentabilidade trabalha o ecológico, econômico e social.que tem essa consciência, você vai estar contribuindo não só com o meio ambiente, mas toda a sociedade”, observa a decoradora.
Vantagens
As vantagens da decoração de casamento sustentável são inúmeras e passar pela preservação do meio ambiente, questão social e economia. Renata aponta que a maior vantagem de todas é à preservação do meio ambiente. “Às vezes a gente pensa nele como fora da nossa caixinha, mas na verdade nós somos o meio ambiente: à rua que você vive, o condomínio onde você mora, à praia que você frequenta… Ao escolher um casamento sustentável você vai contribuir para preservar a natureza e recursos nos quais está inserido e também pode estar contribuindo com causas sociais”, comenta.
Para a especialista, a segunda maior vantagem da decoração de casamento sustentável é o fator econômico: “à partir do momento que você escolhe um lugar à céu aberto e reduz a lista de convidados, vai ter economia com o buffet, vai precisar alugar menos itens”, observa Renata.
A economia vai ainda mais além: esse tipo de decoração reduz toda a cadeia produtiva dos fornecedores, impactando em itens como frete, combustível e embalagens.f
O que pode ser feito?
Na dúvida sobre o que usar na decoração de casamento sustentável? A boa notícia é que praticamente todos os materiais podem ser reaproveitados para criar itens decorativos únicos e cheios de significado para os noivos, sua família e convidados. Confira as dicas de Renata Solano:
– não existe uma restrição quanto aos materiais: é possível criar um projeto com elementos da família para buscar trazer memórias afetivas para dentro do casamento;
– Se for um casamento rústico, pode-se usar livros da família como suporte de bolo, uma máquina de costurar de uma avó, um telefone antigo…
– Pense em quais itens podem ser reutilizados, como garrafinhas, papelão… a ideia é que reaproveitar itens que já foram consumidos de alguma forma: eles podem ser repaginados, reutilizados e ressignificados.
– Aquela luminária que não funciona mais pode ser pintada e usada como objeto de decoração.
– A garrafinha de vidro pode ser lavada, higienizada e usada no welcome drink, como vaso de flor, centro de mesa… .
– A quantidade de materiais é infinita, o mais importante é não comprar e sim trabalhar com o que a gente já tem, dando um novo significado para aquele item.
Veja mais inspirações de decoração de casamento no nosso perfil no Pinterest
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis