Vestido de noiva Trajes de casamento ao redor do mundo Cárpatos
Imagem via yfcnn.com

No Ocidente, quando imaginamos um casamento, a noiva usa um vestido branco ou marfim, provavelmente de renda, e o noivo, um terno ou costume escuro. Qualquer coisa que se distancie muito disso é considerado extravagante. Mas, em outros lugares do mundo, há tradições completamente diferentes, envolvendo vestidos longos e saias para homens, chapéus exóticos e tatuagens para as noivas, e muito mais. Confira 10 exemplos, a seguir!

Ritual no Cazaquistão

Localizado na Ásia Central, o Cazaquistão é povoado por 131 etnias, entre cazaques, russos e uzbeques, e o islamismo é a religião predominante. Nos casamentos cazaques tradicionais acontecem inúmeras cerimônias, que podem durar vários dias. É comum que a noiva use vestidos diferentes em cada uma das celebrações, e a peça mais importante do vestuário é o saukele –chapéu cônico adornado com pele e pedras preciosas, geralmente coberto por um véu.

Vestido de noiva Trajes de casamento ao redor do mundo casaquistão
Imagem via kazak.ts.cn

Enlace chinês

Na China, a cor vermelha é um símbolo do amor, da prosperidade e da felicidade. Por isso, quase tudo num casamento é vermelho, dos convites aos trajes dos noivos, passando pela decoração, flores, velas, e até os fogos de artifício. Como exuberância pouca é bobagem, as roupas do casal recebem ainda bordados em dourado ou prata, com motivos de dragão ou fênix. Ambos usam adereços de cabeça elaborados. E para demonstrar status, a noiva pode trocar de roupa várias vezes, durante a festa de casamento.

Vestido de noiva Trajes de casamento ao redor do mundo china
Imagem via bridaltrendasia

Matrimônio na Coreia do Sul

Os casamentos sul coreanos são, em geral, regidos pelos valores do Confucionismo, que valoriza a família mais do que o indivíduo. Os trajes, da noiva e do noivo são amplos, exuberantes e simbólicos. Figuras de gansos são muito comuns, nas roupas e na decoração, porque sinalizam um casamento longo e feliz. E casais de patos de madeira também se fazem presentes no ritual, representando paz, fidelidade e descendência abundantes.

Vestido de noiva Trajes de casamento ao redor do mundo Coreia do Sul
Imagem via huffingtonpost.ca

Núpcias escocesas

Muitos homens escoceses gostam de usar o traje típico para subir ao altar. Ele é composto por: jaqueta, colete, kilt –saia pregueada xadrez, com a padronagem exclusiva da família–, sporran –bolsa usada na altura da virilha–, meias três-quartos e sapatos ghillies. O visual da noiva, em comparação, é básico: um vestido branco ou marfim e, após a cerimônia, um xale xadrez com as cores do clã do marido.

Vestido de noiva Trajes de casamento ao redor do mundo Escócia
Imagem via frissen.hu

Casando na Hungria

As noivas tradicionais húngaras da região Matyo normalmente usam um conjunto de blusa e saia bordado com motivos florais em três cores vibrantes, com estilo campesino. Vários saiotes são usados para dar volume à silhueta e, na cabeça, não pode faltar um arranjo de flores trançadas com ramos de trigo.

Vestido de noiva Trajes de casamento ao redor do mundo Hungria
Instagram/ Reprodução

Casamento indiano

A noiva costuma trajar um sari –uma longa faixa de tecido, com 6 metros de comprimento, que é amarrada no corpo– ou lehenga –um conjunto de top curto, que deixa visível o umbigo, e saia longa–, geralmente em tons de vermelho ou pink, com detalhes em dourado. Joias de ouro e diamantes podem complementar o visual, junto com pinturas de arabescos de henna nas mãos e nos pés. O noivo usa o sherwani, um casaco longo que combina com calça comprida ajustada, em geral feito de tecidos rebuscados, com brilho e bordados.

Vestido de noiva Trajes de casamento ao redor do mundo India
Imagem via shaadisaga.com

Tradição japonesa

No Japão, durante as cerimônias externas, a noiva usa um quimono de seda branco, o shiromuku — usado antigamente só nos casamentos das famílias samurais– e uma espécie de chapéu com formato redondo, wataboshi. A função do chapéu é deixar o rosto da noiva visível apenas para o noivo, até o final do ritual, quando ele será revelado para todos os convidados.

Depois da cerimônia formal, a noiva pode trocar de roupa para a recepção, e vestir um quimono vermelho para atrair boa sorte. O noivo usa um kimono amplo e escuro, chamado haori, e uma espécie de saia com listras verticais, a hakama.

Vestido de noiva Trajes de casamento ao redor do mundo Japão

Festança hutsul nos Montes Cárpatos

Ainda hoje, nos Cárpatos, o tradicional casamento hutsul é comum. Os noivos se dirigem à igreja a cavalo, seguidos pelos padrinhos e madrinhas. Os parentes e convidados vem a pé, logo depois. A festa é muito animada, cheia de brincadeiras e pode durar até duas semanas! Os trajes são brancos, bordados com motivos florais bem coloridos. O noivo usa um chapéu e a noiva, um lenço adornado.

Vestido de noiva Trajes de casamento ao redor do mundo Cárpatos
Imagem via yfcnn.com

Bodas nigerianas

A Nigéria tem cerca de 250 grupos étnicos e o tipo de vestimenta dos noivos está diretamente ligada à origem tribal da família. Mas, em geral, a norma para as noivas é usar roupas coloridas e um turbante de tecido chamado gele. Os homens podem usar vestidos longos, ou túnicas combinando com calças, bem como chapéus e turbantes de tecido.

Vestido de noiva Trajes de casamento ao redor do mundo Nigéria
Instagram/ Reprodução

Folclore norueguês

Num casório à moda antiga, na Noruega, os noivos usarão trajes inspirados na tradição rural do século 19, chamados bunad. O figurino da noiva inclui uma blusa bordada com mangas compridas e uma saia longa com avental, e, na cabeça, uma coroa de ouro ou prata com pequenas moedas em forma de colher. Acredita-se que o som feito pelas moedas afasta os maus espíritos. O noivo deve usar um terno artesanal de lã, colete transpassado e calças até o joelho.

Vestido de noiva Trajes de casamento ao redor do mundo Noruega
Imagem via folkcostume.blogspot
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!