Muito se falou, recentemente, sobre o contorno para maquiagens – técnica que ficou muito famosa por conta de Kim Kardashian. Agora, a nova tendência é a makeup strobing.

Strobing significa luz e é uma técnica que ressalta as partes altas do rosto através de uma iluminação feita com produtos específicos para a pele parecer saudável e natural, com efeito acetinado. Esta técnica se diferencia do contorno por não utilizar uma cor mais escura para dar profundidade ao rosto alterando os traços da pessoa, ela apenas ilumina os pontos altos. Outra característica que a diferencia é que a pele fica com aspecto de hidratada e apenas alguns pontos são matificados, enquanto no contorno fica totalmente mate”, explica a maquiadora Cristina Maciel.

Na opinião de Rachel Ramos, diretora artística da Puntuale, o strobing deixa a maquiagem mais natural e utiliza menos produto no rosto, o que é imprescindível para um bom acabamento da maquiagem.

“Ele pode ser usado em qualquer idade, pois sempre deixa um aspecto de mais jovem. Ele é bem mais fácil de acertar do que o contorno, no caso de quem vai se maquiar em casa”, comenta.

Strobing para noivas e madrinhas

Para Rachel, o strobing fica melhor para noivas do que para madrinhas. “Gosto mais de noivas iluminadas do que madrinhas, pois o strobing pode destoar de alguns looks de madrinha, dependendo da cor do vestido. Mas é garantia de sucesso para noivas, que sempre estão entre os tons de branco, mude, off white e rosé”, pontua.

No caso de noivas, Cristina recomenda a aplicação de maneira bem sutil, para que nas fotos ela não pareça estar transpirando. “O strobing é mais usado para fotografia em editoriais e desfiles, mas em Nova York as mulheres amam essa técnica para usar em qualquer ocasião”, destaca Cristina.

Produtos para strobing

Rachel cita alguns produtos que utiliza para fazer o strobing:

beauty flash - strobing para noivas e madrinhas_revista icasei4

Como usar os produtos?

Para criar o efeito strobing, Cristina dá algumas dicas de como utilizar os produtos: “Usamos iluminadores líquidos misturados à base, que era bem líquida. O creme hidratante na pele antes de passar a base, o blush é sempre cremoso e passado por baixo da base, o que fica lindo pois parece que a pele é rosada natural. Os iluminadores em pó também são utilizados dependendo da intensidade de brilho que você quer”.

Outro item importante é que o iluminador acompanhe o tom de pele. Rachel sugere para as peles mais brancas, tons mais brancos, e para as peles amareladas e negras, os dourados.

Cristina complementa: “Para as peles branquinhas, usamos iluminadores bem clarinhos que lembram a cor prata ou perolado, e alguns têm até pigmentos no meio em cores como azul e rosinha. Já para as peles morenas, usamos os tons de bege acetinado e dourado claro. Para peles bronzeadas e negras, os iluminadores dourado escuro, tipo um pó bronzer, ficam muito bons”.

Passo a passo para a makeup strobing

Rachel e Cristina dão algumas dicas para criar o efeito strobing:

1- As áreas do rosto a serem iluminadas são as têmporas, o centro da testa, aquele V encima da boca e o nariz. “Só muito cuidado para não passar na área embaixo dos olhos, pois pode ficar bem ruim. O segredo do strobing é aplicar na quantidade e locais certos”, alerta Rachel.

2- O iluminador líquido deve ser aplicado no rosto limpo e seco. Depois de aplicar a base, deve-se passar iluminador nos pontos citados para finalizar a maquiagem.

3- Faça com a mão bem leve, com pouco produto e esfumando bem. “Se aplicado em grande quantidade, pode borrar ou escorrer para outras áreas do rosto, e ficar com aspecto de molhada ou de suor”, afirma Rachel.

Quando evitar o strobing?

Segundo as recomendações de Cristina, o strobing deve ser evitado nas seguintes situações:

– A técnica não deve ser utilizada em peles que não estejam bem cuidadas, peles ásperas, com acne ou com poros aparentes;

– As peles oleosas até podem usar, mas é preciso ter cuidado para que a zona T fique matificada.

Serviço

Cristina Maciel

Site: www.cristinamaciel.com.br

Telefone: (41) 3369-9064  |  (41) 9127-1767

Endereço: Av. Iguaçu, 2820 – Água Verde. Curitina – Paraná.

Puntuale

Site: www.puntuale.com.br

Telefone: (11) 2366-4709

Endereço: Rua Croata, 366 Vila Ipojuca – Lapa. CEP:05056-020 São Paulo – SP.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!