“Mangia che te fa bene!” Humm…já veio a imagem de uma bela massa, pizza, um bom vinho e uma mesa farta, não é mesmo? A Itália tem seus muitos encantos, e a culinária é um dos mais famosos. E que tal levar esse clima para o casamento?

Que os italianos sabem apreciar a comida, ninguém duvida. São vários pratos em uma única refeição! São as fases do “Primo Piatto” – “Secondo Piatto– Sobremesa – Frutas frescas da estação e queijos e fecham com o café. Ufa!! Haja apetite!

Não precisa ser o jantar todo dedicado às delícias, mas uma ilha gastronômica com buffet italiano no casamento cairia muito bem, não é mesmo? Se você também é fã deste estilo, vai adorar nossas dicas para incluir o cardápio no Grande Dia.

Buffet-Italiano-no-casamento

1. Queijos, antepastos, azeite, pão e vinhos

Essa ilha gastronômica com certeza vai agradar a muitos dos seus convidados. Com opções mais “gerais”, os queijos de diversos tipos e sabores são uma boa opção de entrada. Até os mais light irão se render.

Os antepastos e azeite acompanham bem com pães italianos de seus mais diversos tipos, e o vinho é o toque especial para os amantes da culinária. A experiência dessa harmonização entre a comida e a bebida pode ser única e marcante em seu casamento.

Aqui também é possível incluir as bruschetta – tradicionais entradinhas de torrada, tomate, manjericão, alho, pimenta, azeite e sal- e os carpaccios, que trazem o encanto e sofisticação de Veneza.

Os valores irão depender dos tipos escolhidos e quantidade de pessoas na festa, além do período a oferecer a ilha na festa.

Buffet-Italiano-no-casamento-queijo

2. Massas

Quem resiste “a una bella massa”? Dos mais variados tipos, que vão do tradicional macarrão às mais elaboradas, como lasanha, capeletti, gnocchi, tortellini – aqui podem entrar os risotos também – feitas na hora e servidas quentinhas, não há como não amar!

As opções de molhos também agradam, que devem ser dos mais diversos: vermelho básico, chamado ao sugo; com carne moída, o tradicional à bolonhesa; os brancos, como o quatro formaggio (ou quatro queijos); e o de ervas e azeite, chamado pesto.

Essa ilha é ideal para casamentos em climas mais frios, como no outono e inverno, e os valores também dependerão das variedades oferecidas, número de convidados e quantidade de convidados.

3. Pizza

Que Nápoles é a capital da pizza na Itália, nós já sabemos. Agora, trazer os sabores dessa paixão italiana, e também brasileira, para o casamento é uma boa pedida, não é?

A opção é boa para aquele momento da balada em que os convidados estão dançando frenéticos na pista e vem aquela pizza delícia pra ajudar na energia.

Como não dá pra agradar a todos, a dica é servir as mais tradicionais e alguns sabores que os noivos gostem, pra dar a carinha deles.

Buffet-Italiano-no-casamento-pizza

4. Frutas

Para um casamento de dia e que queira dar o ar da Itália, que tal uma bela mesa de frutas bem características do país? Nessa lista entram as tradicionais uvas, figos, melão (com presunto parma fica uma delícia!), pêssegos e peras.

Para deixar a ilha gastronômica bem italiana e única a dica é reproduzir galhos das parreiras, tonéis de vinho e algo mais rústico. Com certeza os noivos irão transportar os convidados aos campos italianos.

As águas aromatizadas combinam bem com essa ilha e complementam o look campestre.

Buffet-Italiano-no-casamento-frutas

5. Sobremesas

Além da tradicional mesa de doces e do bolo, todo mundo espera uma surpresinha no casamento quando o assunto é sobremesa, não é mesmo? E a gastronomia italiana nos permite criar uma ilha linda, deliciosa e cheia de charme.

Começamos pelos gelatos, ótima opção para casamentos diurnos ou em climas mais quentes, como primavera e verão. Eles são incomparáveis aos sorvetes tradicionais devido ao sabor da fruta bem apurado. Há empresas que fazem ele na festa, na hora! Bem fresquinho para servir seus convidados.

Para quem prefere mesclar a ilha de frutas e doces, é uma boa ideia. Aos figos, pêssegos e peras podem ser adicionadas caldas, mel e até mesmo o gelato. Costuma-se comer as frutas com queijo também. O sabor do doce e do salgado se misturam e ficam perfeitos!

E os fãs de doce mesmo, bem tradicional, podem abusar do Tiramisù, Cannolis com diversos recheios, Panna Cotta, Rocamboles e Tortas variadas, como a Caprese, e a de maçã. Imagina a alegria dos convidados ao encontrar todas essas delícias reunidas?

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!