Você já cansou de olhar os blogs e sites de casamento, as revistas de noivas e aquelas fotos com cara de profissional no Facebook de seus amigos que ficaram noivos,o casal com aquela expressão apaixonada de felicidade, rindo e se beijando  com um deslumbrante do sol por trás deles.

Tá certo que vocês dois já tem milhões de megabytes de imagens espontâneas em vários clouds, mas o ensaio pré casamento é um momento marcante, inclusive por que o casal pode usar as fotos mais tarde para montar seu site de casamento ou imprimir um Save the Date, por exemplo.

Mais do que isso, é uma oportunidade para você e seu amor trabalharem com um fotógrafo profissional talvez pela primeira vez. É bom para você saber como se comportar na frente de uma câmera, que pode ser um pouco intimidante no início. O ensaio pré wedding é uma boa maneira para eu ajudá-los a ficar confortáveis na frente da câmera para que não haja surpresas no dia do seu casamento, afinal nem todo mundo nasceu Gisele Bünchen.

Preparamos algumas dicas especiais com fotógrafos de casamento para que os noivos curtam ao máximo este momento e tenham recordações lindas do ensaio.

Como fazer as fotos do pré casamento
Casamento Real Camila e Cícero/ Foto: Bruno Alves

Quando fazer as fotos pré casamento?

Na opinião da fotógrafa Juliana Kneipp, não há muitas regras. “Acredito que quando o casal quiser fazer, é a hora. Não acho que precisamos fazer somente com um determinado tempo antes do casamento. Se o casal quer fotografar meses antes, ótimo. Se preferirem deixar para mais perto do casamento, ótimo também! Acredito que temos que fazer da forma que for melhor para eles, independente de ‘regras’”, opina.

Para o fotógrafo Fabio Fistarol, é possível fazer um mês antes do casamento até, no máximo, uns dez dias antes.

Como escolher o local do ensaio pré casamento? O melhor é escolher algum lugar que tenha um significado especial para o casal?

Juliana acredita que o local escolhido deve ter algum significado para o casal. “Não faz sentido um casal que é 100% urbano fazer uma trilha só para fotografar em um lugar bonito, se eles não gostam disso. O contrário também é verdade. Uma vez, fui com um casal a vários locais que faziam parte da história deles e o ensaio não podia ter ficado mais a cara deles! ”, conta.

Fabio concorda com Juliana. “Gosto de fotografar eles em lugares que façam sentido para o casal, que eles possam se identificar e ficar inclusive mais à vontade. Em Nova York, faço bastante no Central Park porque é o mais comum, mas adoro quando a gente pode fazer coisas diferentes e fugir pra Downtown ou na parte hipster do Brooklyn. Pegar um pôr do sol com o skyline de fundo nas imagens, fica incrível! Se tiver a ver com o perfil do casal, é maravilhoso”, explica.

Como fazer as fotos do pré casamento local
Pinterest/ Reprodução

Como escolher as roupas para usar no pré casamento? Tem cores que funcionam melhor? Como coordenar a roupa dos noivos?

Juliana conta que muitas noivas enviam fotos pelo WhatsApp para ela, assim ela consegue ajudá-las na escolha. “Além disso, eu montei uma pastinha de inspiração para os looks no Pinterest e sempre envio para os casais verem. Eu sou da opinião de que melhor usar cores neutras, assim não entra em conflito com o ambiente. Ou então, se a noiva usar um vestido estampado, por exemplo, é melhor que o noivo use cores neutras. E claro, eles devem se vestir de acordo com a personalidade deles!”, propõe.

“De forma geral, o ideal é que eles usem o que se sentem à vontade. Isso reflete demais nas fotos. Se eles tiverem muito sem inspiração para o look, sempre sugiro que o interessante é evitar cores muito fortes, marcas muito grandes nas roupas e muitas trocas de roupas por causa do tempo de sessão”, sugere Fabio.

Dependendo da cidade (especialmente para quem sonha em fazer um ensaio fotográfico no exterior) e da época do ano, o clima também deve ser levado em consideração. “Tenho um problema de clima, as estações são muito bem definidas em Nova York. Então não tem como fazer um pré wedding no inverno e sugerir roupas leves, porque com as temperaturas baixas fica impossível. Então, isso influencia, inclusive, para agendar as fotos. Se o casal vai casar na Primavera, por exemplo, às vezes acabamos fazendo as fotos bem antes para evitar de clicar no inverno”, indica Fabio.

O fotógrafo deve ser o mesmo do casamento?

Para Juliana, é o ideal. “O olhar vai ser o mesmo e o mais importante: o fotógrafo e o casal vão se conhecer melhor e, com isso, se conectar mais. Assim, no dia do casamento, o casal se sente muito mais à vontade com o fotógrafo que contratarem”, justifica.

Fabio concorda: “Não necessariamente eles terão o mesmo fotógrafo. Mas o momento das fotos pré casamento, para mim, são excelentes para criar uma conexão mais real com o casal. A gente brinca, conversa, se conhece melhor e inclusive acabo descobrindo o que eles gostam e não gostam na hora das fotos. Dessa forma, no dia do casamento tudo corre mais suave sem grandes surpresas ou apresentações”.

Como fazer as fotos do pré casamento fotógrafo
Casamento Real Yasmin e Fernando/ Foto: Alex Bernardo

Existe algum horário melhor para fazer as fotos? É possível fazer de noite?

Na opinião de Juliana, o ideal é o horário do final da tarde. “É possível fazer à noite sim, mas isso tem que ser conversado com o fotógrafo e ver a recomendação dele. O meu trabalho é basicamente usando a luz natural (a não ser durante a festa), então eu prefiro aproveitar a luz do dia e do final da tarde, na minha opinião é quando fica mais lindo!”, afirma.

Para Fabio, depende muito da estação do ano. “Sem dúvidas, fotos noturnas, na chuva ou que às vezes podem parecer “perdidas” também ficam super bacanas. Importante: não adianta o casal optar por querer fazer fotos de noite e pedir fotos claras, estilo Pinterest. Não tem milagre e eles vão acabar ficando insatisfeitos”, recomenda.

E em termos de acessórios como balões, letras para o save the date, o que é bacana levar?

Juliana diz ser adepta da filosofia do “menos é mais”. “Acredito que a beleza está no casal, no amor e na sintonia deles. E isso é o mais importante (e mais lindo!)”, comenta.

Fabio acredita que tudo é valido, mas não gosta de modismo exagerado. “Já fiz com balões e foi super legal, mas fazemos só em uma parte da sessão para que o resultado final não fique entediante”, alerta.

Como fazer as fotos do pré casamento fotógrafo
Foto: Fabio Fistarol/ Divulgação

O cenário escolhido ou a decoração do cenário devem ter relação com o casamento?

De acordo com Juliana e Fabio, não necessariamente. “Acredito que deve ter a ver com o casal e com a personalidade deles”, expõe Juliana.

“As fotos têm que ter personalidade e se eles seguirem a mesma ideia para o casamento isso vai se harmonizar sem precisar combinar”, destaca Fabio.

Existe alguma orientação com relação à maquiagem a ser utilizada no ensaio? Alguma dica sobre o que não fazer?

Neste ponto, para Juliana, menos é mais. “Quanto mais natural a maquiagem for, na minha opinião, é melhor! É como se eles saíssem para curtir um dia juntos, não precisa de uma maquiagem muito forte”, afirma.

Segundo Fabio, a maquiagem deve ser leve, fosca, sem muito cabelo montado e de forma mais atemporal possível. “Senão fica uma diferença muito grande entre o homem e mulher. Se for o caso de duas mulheres, fica até harmônico, mantendo sempre a autenticidade de cada uma”, aconselha Fabio.

Como fazer as fotos do pré casamento maquiagem
Imagem via grey likes weddings

Muitos noivos que nunca tiraram fotos com profissionais têm um pouco de receio de ficarem tímidos na hora do ensaio. Como se comportar em frente às câmeras?

Juliana afirma que é normal ficar tímido neste momento. “Quando fui fotografada, também morri de vergonha! Depois acaba acostumando, ficando mais à vontade. É importante sempre conversar com o fotógrafo. Eu, por exemplo, pergunto sobre a história deles, momentos engraçados que viveram juntos. Assim conseguimos deixá-los mais à vontade e captar momentos lindos e espontâneos entre o casal”, lembra Juliana.

Fabio tem uma tática especial: antes de qualquer foto, ele gosta de bater um papo com o casal. “Eu não gosto de começar já fazendo pose ou pedindo coisas, no começo peco para eles dançarem um pouco para se soltar, e depois as coisas vão correndo muito tranquilas e sem pressão. Não trabalho com modelos e adoro essa sinergia que a gente cria no processo do ensaio”, conclui.

Como fazer as fotos do pré casamento fotógrafo
Foto: Fabio Fisterol/ Divulgação
Como fazer as fotos do pré casamento fotógrafo
Como fazer as fotos do pré casamento fotógrafo
Foto: Fabio Fisterol/ Divulgação
Como fazer as fotos do pré casamento fotógrafo
Como fazer as fotos do pré casamento fotógrafo
Foto: Fabio Fisterol/ Divulgação
Como fazer as fotos do pré casamento fotógrafo

Serviço

Juliana Kneipp

clique para ver o telefoneJuliana Kneipp:(32) 99114-4983

Contato: info@jukneipp.com

Fabio Fistarol

Contato: fabiofistarol@gmail.com

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!