bolo de casamento

 

Além de saboroso, o bolo do casamento também é um item de decoração e mais um elemento que ficará na memória de seus convidados. Para ajudar a escolher o estilo que mais combina com você, conversamos com o chef Nelson Pantano, da confeitaria The King Cake e com a cake design Isabella Suplicy.

  bolo de casamento com flores de açúcar Flores de açúcar e detalhes em relevo acentuam a beleza dos bolos de casamento. Foto: Acervo The King Cake.

Os dois profissionais concordam que este será um ano tradicional, o que para Isabella é o que torna a festa “chique e elegante”. Nelson prevê que detalhes inovadores também marcarão presença: “ainda que se digam modernas, as noivas são clássicas, então é acho que este vai ser um ano do clássico com uma pitada do diferente”.

Confira 8 tendências para caprichar no bolo em 2015:

1. Aposte no grande

“Antes de qualquer outra coisa, o bolo está ganhando uma importância maior na festa e as pessoas estão reparando mais nos detalhes”, afirma Nelson Pantano. Nesse contexto, os bolos grandes estão aparecendo mais. Para o chef, esta grandeza virá na altura. Ele explica que antes o padrão era de 10 cm de altura, enquanto hoje podem chegar a 15 cm para cada andar. Já a cake design Isabella Suplicy aposta nos bolos largos e de um andar.

bolo de casamento - altos- Nelson - The King Cake (5) bolo de casamento - altos - Nelson - The King Cake (1)

Bolos altos são a tendência do momento, segundo Nelson Pantano. Foto: Acervo The King Cake

2. Esqueça os noivinhos

O tradicional enfeite está ficando de fora das festas. “Os noivinhos já estão um pouco batidos e as pessoas têm pedido cada vez menos”, diz Isabella. Ela explica que, dentro dessa tendência, o topo do bolo pode ficar liso ou ser enfeitado com outros elementos como um laço ou um buquê de flores. Entretanto, o mais importante é realizar o sonho de festa dos noivos, por isso, se o casal fizer questão dos noivinhos, não há problema em incluí-los.

 

bolo de casamento - Fernanda Sulicy (1)  Os noivinhos de topo de bolo estão sendo substituídos por flores de açúcar. Foto: Acervo Isabella Suplicy.

3. Folhas de ouro e prata

Nelson conta que uma tendência que já é bem forte na Europa e está chegando ao Brasil é o uso de folhas de prata ou ouro que cubram o andar inteiro. Antes a camada era pintada de dourado, por exemplo, mas com a folha ganha um brilho mais natural. O recurso vai bem em festas mais clássicas, mas com uma pitada de novidade e requinte.

bolo de casamento - folha de ouro - Nelson The King Cake  Folhas de ouro e prata se tornam tendência em bolos clássicos. Foto: Acervo The King Cake.

Veja também Doces de Casamento | Os mais pedidos

4. Aposte nos florais

Brancas ou em cores, os arranjos dão mais charme à decoração da sobremesa. A dica de Isabella Suplicy é apostar em flores que tradicionalmente são associadas às noivas como a flor de laranjeira, a camélia e a rosa. Para o chef Nelson, 2015 será um ano de bolos lisos ou com texturas bem simples. “As noivas estão preferindo deixar o bolo com um ar mais clean e caprichar nos arranjos de flores de açúcar”, afirma o chef. Ele explica que este elemento é versátil e pode ser colocado de inúmeras maneiras diferentes, dando espaço para que o casal e o confeiteiro sejam criativos.

bolo de casamento Nelson - flores de açúcar - The King Cake (3) bolo de casamento - flores de açúcar - Nelson - The King Cake (4)

Flores continuam na moda e deixam os bolos ainda mais exuberantes. Fotos: Acervo The King Cake.

5. Pintados à mão

Se o naked cake foi o queridinho de 2014, este ano será a vez dos bolos pitados à mão. “É uma opção mais elaborada que exige um professional com conhecimento de pintura e uma visão de artista”, conta Nelson. Aqui, as flores aparecem bastante nos desenhos. No entanto, a arte também pode trazer algo mais personalizado, que reflita a personalidade do casal e ganhe destaque na decoração da festa.

Bolo de casamento pintado a mão - the king cake Bolos pintados a mão se destacam em 2015. Foto: Acervo The King Cake.

6. Fuja do branco

Cores suaves como o off-white, o nude ou até um rose bem suave estão substituindo o branco. Para os noivos que preferem tons mais fortes, Pantano indica o cobre. “A cor está em alta no exterior e nós já estamos começando a usar no Brasil”, diz o chef. É uma opção interessante para decorações mais clássicas. Suplicy, por outro lado, prevê uma alta do verde claro e do azul hortência.

bolo azul the king cake Bolos que fogem do branco são as tendências para 2015. Foto: Acervo The King Cake.

7. Fique com a textura

Neste ano, Isabella continua apostando nas texturas, que podem ser inspiradas no tema da decoração ou até no vestido da noiva. “Uma coisa que eu gosto muito é o canelado que é fácil de combinar”, conta a cake designer.

bolo de casamento com rendas - Nelson - The King Cake (2) Texturas continuam como tendências em 2015. Foto: Acervo The King Cake.

8. Continue no poá

Sejam bolas pequenas ou grandes, o poá deve enfeitar muitos bolos em 2015. “É um modelo que não sai de moda, mas precisa ser trabalhado se exageros e de forma discreta”, afirma Suplicy.

bolo de casamento mini wedding - Fernanda Sulicy (2)  Poás não saem de moda nos bolos de casamento em 2015. Foto: Acervo Isabella Suplicy.

 

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!