As noivas passam meses pensando em cada detalhe do casamento, das flores dos arranjos aos lacinhos dos bem-casados. Tudo para garantir a festa dos seus sonhos. Mas, depois que ela termina, restam apenas as boas memórias desse dia inesquecível. E as mais vivas e perenes certamente saem de uma máquina fotográfica. Por isso, é preciso muita (mas muita atenção mesmo) na hora de assinar o contrato com a empresa que fará os registros do seu grande evento.

Para garantir que o seu álbum de casamento vai contar a história da união de vocês em belas imagens, confira as dicas dos nossos especialistas na área, o Moizes Mendes, da Eleven Fotos, e o Nilson Versatti.

Tudo sobre contratos de fotografia organização
Não deixe para a última hora
Embora as fotos sejam a última coisa que você verá do seu casamento, esse é um dos serviços que deve ser visto logo no início da organização. Fechou a data e o local? Então corra para pesquisar os fornecedores de fotografia na sequência. Nilson Versatti recomenda que os contatos com os profissionais sejam feitos ao menos com um ano de antecedência. Moizes indica, dependendo do tamanho do evento, seis meses como prazo mínimo. Quanto antes você contatar os fornecedores, mais fácil será negociar preço e forma de pagamento.

Foto: iStock
Tudo sobre contratos de fotografia organização
Tudo sobre contratos de fotografia empresa
Visite a empresa
O site pode ser caprichado, e as fotos, de babar. No entanto, Moizes Mendes, da Eleven, recomenda visitas aos estúdios dos possíveis fornecedores. “Só indo ao local você vai ter certeza da estrutura que está contratando”, afirma. Uma vez no lugar, aproveite para conferir equipamentos, os álbuns que serão entregues e as pessoas que trabalham no lugar. Dessa forma, você poderá se sentir mais seguro do serviço que será contratado e se certificar de que o fornecedor não é uma empresa de fachada.

Foto: iStock
Tudo sobre contratos de fotografia empresa
Tudo sobre contratos de fotografia equipe
A equipe
Certifique-se de quantos profissionais você está contratando. Para um evento entre 100 e 200 pessoas, segundo Moizes, é recomendável a contratação de, pelo menos, dois fotógrafos. Com essa dupla será possível registar dois ângulos de cada momento importante. Fique atento, também, ao nível de experiência dos enviados para a cobertura. Peça para a empresa especificar quantas pessoas da equipe responsável são profissionais experientes e qual o número de assistentes. Um funcionário menos experiente deve ter um custo menor no orçamento.

Foto: iStock
Tudo sobre contratos de fotografia equipe
Tudo sobre contratos de fotografia profissional
Um profissional específico
Muitas empresas no mercado levam o nome de um profissional gabaritado. Mas ele, normalmente, não fotografa todos os casamentos. A empresa Fulano Beltrano Fotografia, por exemplo, pode enviar um fotógrafo treinado pelo Fulano Beltrano para cobrir o evento. Se você faz questão de um profissional específico, registre a exigência no contrato – mas saiba que isso pode encarecer o serviço.

Foto: iStock
Tudo sobre contratos de fotografia profissional
Tudo sobre contratos de fotografia equipe
Contrate empresas parceiras
Se a ideia é contratar fornecedores diferentes para foto e vídeo, Nilson Versatti recomenda uma dupla de empresas parceiras. Você pode, ao fechar com um fotógrafo, pedir recomendações dele para a realização da filmagem. Esse cuidado diminui os riscos de uma equipe atrapalhar a outra no evento – quando existe um entrosamento prévio as chances de erro são menores. Você não vai querer que a hora do beijo fique fora do álbum porque o fotógrafo passou na frente do câmera e vice-versa, certo?
 
Foto: iStock
Tudo sobre contratos de fotografia equipe
Tudo sobre contratos de fotografia casamento fora
Casamento fora da cidade da empresa
Se você pensa em contratar uma empresa para fazer o registro fora da cidade onde ela está sediada, verifique os custos de deslocamento. Há profissionais que cobram apenas o transporte e, outros, que ainda incluem hospedagem e alimentação na conta. Confira todos os custos para saber quanto a mais você terá que desembolsar para levar a equipe até a sua festa. E, claro, registre tudo no contrato.

Foto: iStock
Tudo sobre contratos de fotografia casamento fora
Tudo sobre contratos de fotografia pré casamento
Ensaios antes do casamento
É muito comum os casais fazerem um ensaio antes do casamento e usarem as fotos no site, na decoração da festa ou para lembrar os convidados do grande dia. Esse serviço, no entanto, não está no mesmo pacote da cobertura do casamento. Quem deseja fazer um save the date ou um pré-wedding deve comunicar antes a empresa contratada. Aliás, não é necessário ter o mesmo fornecedor para esses ensaios. Seja qual for o plano, veja todos os detalhes com antecedência para ajustar as agendas dos noivos e da equipe que fará os registros. Na véspera do casamento, os dias ficam bem atribulados.

Foto: iStock
Tudo sobre contratos de fotografia pré casamento
Tudo sobre contratos de fotografia noiva se arrumando
Fotos do Making Of
Não abre mão daquelas fotos da noiva se maquiando com as madrinhas, do pai ajeitando a gravata do noivo? Então verifique a contratação desse serviço. Em geral, os profissionais são pagos por hora. Caso contrate uma equipe por quatro horas, com um making of no pacote, talvez não sobre tempo para eles registrarem a sua festa até o fim – algo que poderia ser desastroso. O deslocamento dos profissionais de um lugar a outro também vai encarecer o orçamento. Por isso, especifique todos os serviços desejados e a quantidade de horas destinada para a cobertura no documento.

Foto: iStock
Tudo sobre contratos de fotografia noiva se arrumando
Tudo sobre contratos de fotografia quantidade de fotos
Número de fotos digitais
Além do número de fotos do álbum, o fotógrafo pode entregar uma quantidade de fotos tratadas em DVD, CD ou pen drive. Isso deve ser acordado com o profissional. A Eleven, por exemplo, não discrimina uma quantidade. Eles colocam no contrato o termo “sem limites”. Ou seja, vão entregar todas as fotos editadas do evento. Verifique no documento o número de fotos tratadas que o profissional deve entregar e em qual dispositivo.

Foto: iStock
Tudo sobre contratos de fotografia quantidade de fotos
Tudo sobre contratos de fotografia albúm
O álbum
Esse é o objeto que vai contar a história do seu casamento ao longo dos anos. Por isso, tome cuidado para não comprar gato por lebre. No dia em que você for visitar a empresa que prestará esse serviço, veja os álbuns que eles fazem. Pergunte tudo, anote todos os detalhes que você gostaria para o seu e descreva, no contrato, como ele deve ser: tamanho, número de páginas, gramatura do papel, tipo de papel do miolo, tipo de papel da capa, caixa para conservação. O número de fotos que o álbum final terá também precisa estar registrado no documento.

Foto: Pinterest / Reprodução
Tudo sobre contratos de fotografia albúm
Tudo sobre contratos de fotografia delivery
Prazo de entrega
Ansiedade é algo que toma conta dos noivos antes e depois da festa. Antes, o casal não vê a hora de chegar logo o grande dia. Depois, vem o momento do “e essas fotos que não chegam?”. Para controlar isso, observe no contrato qual é o tempo máximo para a entrega do trabalho. Embora tudo hoje seja digital, o resultado ainda não é imediato. Após os cliques, os profissionais precisam editar e tratar o material. Então, manda ver no suco de maracujá! A Eleven demora, em média, 15 dias para fornecer as fotos digitais aos noivos. Depois, com a participação do casal, começam os processos de seleção das imagens e organização do álbum.

Foto: iStock
Tudo sobre contratos de fotografia delivery
Tudo sobre contratos de fotografia cancelamento
Cancelamento
Claro que ninguém trabalha com a possibilidade de o casamento não acontecer na data prevista. No entanto, nem tudo na vida caminha como o planejado e “vai que…” a data tenha de ser adiada por causa de uma doença na família – vamos bater na madeira três vezes para isso não acontecer. Em geral, as cláusulas de cancelamento por parte dos noivos são rigorosas. E o contrário também deve estar bem especificado no contrato. Mendes, por exemplo, não devolve o dinheiro no caso de os clientes cancelarem. Você pode até trocar o valor por um outro serviço deles. Porém, se a Eleven cancelar o contrato, além de devolver todo o dinheiro, eles pagam uma multa de 50% sobre o valor do serviço. Esses são detalhes que não devem passar despercebidos.

Foto: iStock
Tudo sobre contratos de fotografia cancelamento
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!