Revista

Aluguel do traje de noivo | 5 dicas para encontrar a melhor peça

Qualidade das peças, ajustes e antecedência estão entre as recomendações dos especialistas para alugar um traje de noivo perfeito!

Na hora de montar o look para o casamento, a noiva pensa em vários detalhes, incluindo como o vestido vai combinar com seu estilo próprio e a decoração da festa. Os futuros maridos também devem ter esse cuidado. E mais: se a ideia é alugar o traje de noivo, é necessário observar alguns pontos para não fazer feio no Grande Dia.

diferentes-ternos-para-o-noivo

Foto: Sweetlife Photography

Vantagens ao alugar o traje de noivo

São dois pontos que fazem o aluguel do traje de noivo ser vantajoso: economia e sustentabilidade.

Nas lojas de aluguel, é possível encontrar a mesma qualidade em tecidos, bem como a variedade de cortes e cores que você acha em um terno à venda. Só que por um preço mais camarada. “Os valores de ternos para noivos em 2020 estão entre R$ 300 e R$ 1.300”, aponta Arthur Guilherme Streb, gestor do departamento masculino da Black Tie.

Já a sustentabilidade está relacionada ao uso da peça. Uma roupa de noivo para casamento informal, por exemplo, pode ser reaproveitada. Mas smoking e fraque são mais difíceis. “Caso não vá ter chance de utilizar o traje novamente, vale apostar no aluguel. Por que ter algo que você vai usar apenas uma vez?”, questiona Camila Teixeira, personal stylist da { fit } consultoria de imagem.

traje-de-noivo-na-cor-preto

Foto: Sophie Kaye Photography

5 dicas para encontrar o fornecedor perfeito

É sempre bom seguir algumas dicas para o aluguel do traje do noivo. Isso porque a modalidade é delicada. Você deve se atentar não só à qualidade da peça, mas também às regras de devolução. Entenda!

1. Antecedência: palavra-chave

Independentemente de ter escolhido uma loja de aluguel por preço, indicação ou reputação, é importante que você agende um horário com antecedência. “O ideal é se programar três meses antes do casamento. Pelo menos”, afirma Arthur.

Para o especialista, uma antecedência maior não interfere no aluguel do traje de noivo. O problema está em procurar a loja com menos tempo. Existem, inclusive, locais que não aceitam o pedido – o que pode restringir suas opções e deixá-lo com uma peça de qualidade inferior.

terno-azul-para-o-noivo

Foto: Anna Delores Photography

2. Qualidade do traje de noivo

Seja uma roupa para noivo para casamento na igreja ou para uma cerimônia mais despojada, é primordial que a peça tenha boa qualidade.

“Olhe as etiquetas de composição dos trajes que gostar na loja. Se estiver escrito 100% poliéster, procure outra peça. Ou você irá transpirar muito no dia que usar”, alerta Camila. E mais: o tecido não é tão bonito, pois reflete a luz do ambiente e dá um aspecto de plástico. Viscose e microfibra também entram nesse grupo.

O ideal é alugar um traje de noivo de composição mais natural. A lã fria, inclusive, é a queridinha. “É um tecido nobre que tem fibra climatizada. Isso significa que ele consegue se adaptar à temperatura do ambiente”, explica Arthur. Algodão é outra opção recomendada.

terno-de-veludo

Foto: Jenn Emerling

3. Ajustes que podem ser feitos

É super importante perguntar para o atendente os tipos de ajustes que podem ser feitos nas peças. “O ideal é que o traje de noivo pareça o máximo possível feito sob medida”, ressalta Camila.

Por padrão, as lojas de aluguel costumam mexer no comprimento da manga do terno e na barra da calça. De acordo com a especialista, porém, é interessante que consigam fazer ajustes relacionados à silhueta. “Veja se podem acinturar o paletó ou afunilar um pouquinho a calça”, recomenda.

traje-de-noivo

Foto: Camilla Anchisi Photography

4. Cor de terno para noivo 2020

Quando o assunto é tendência de terno para noivo em 2020, azul e cinza são as cores da moda. São boas opções que combinam com diferentes horários, estilos de cerimônia e tons de pele.

Mas antes de escolher o modelo e a cor ideal do terno do noivo, vale pensar em como vocês vão ficar no altar. Segundo Arthur, é recomendado buscar uma peça que seja mais escura que o vestido da noiva. “Ao optar por um conjunto tão claro quanto o look dela, existe a probabilidade de ficarem apagados na festa e nas fotos. Para não correr o risco, a dica é sempre usar um tom acima.”

terno-azul-é-tendência-para-noivos

Foto: Gregory Ross

5. Questões burocráticas

O contrato do aluguel do traje de noivo é bem mais simples do que o da noiva. Na verdade, é necessário apenas assinar um Termo de Responsabilidade. Ele assegura o compromisso de entregar a peça no mesmo estado de retirada e no dia combinado.

Embora seja mais básico, merece ser lido com cuidado, já que taxas podem ser cobradas no descumprimento de algum termo. “Têm noivos, por exemplo, que vão para a lua de mel sem coordenar a devolução. Na volta, são surpreendidos” lembra Camila. Fique atento!

traje-de-noivo

Foto: Anna Lee Media

Traje de noivo: camisa, sapato e acessórios

Independentemente de ser um traje de noivo despojado ou clássico, existem outras peças que compõem o look e dão aquele ar de casamento. É o caso da camisa, dos sapatos e acessórios, como meias e gravatas.

Estas peças, entretanto, não são recomendadas para aluguel. Aliás, existem lojas que nem trabalham com elas. “São itens muito pessoais”, diz Arthur. “Não existe razão para utilizar uma camisa usada em um dos dias mais importantes da sua vida. Se a noiva se dedicou a criar o look, você também pode”, conclui.

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Bianca Bellucci

Bianca Bellucci trabalha como jornalista desde 2012 e já escreveu para grandes portais, como UOL e Terra. Teimosa como uma boa taurina, convenceu os pais a trocarem uma viagem para a Itália para comemorar as Bodas de Prata por uma festa com direito a tudo que manda o figurino. Apaixonada por cultura pop, adora casame...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020