Que tal fazer um casamento mais em conta em outro país e ainda fazer uma bela viagem depois da celebração? Ao fazer um elopement wedding na Europa – isto é, um casamento a dois, sem convidados – certamente você poderá desfrutar de todos estes benefícios: paisagens e lugares incríveis, uma viagem romântica a dois e a celebração do amor, com um bom custo-benefício.

Para a wedding planner italiana Valentina Lombardi, fazer um elopement wedding é uma escolha bem pessoal e íntima. “Certamente é mais fácil de organizar e menos estressante. É uma escolha para aqueles que procuram um momento especial sem gastar um fortuna no casamento ou para quem quer algo mais prático. Outra vantagem é que você pode emendar em uma lua de mel na Europa”, comenta.

Veja também:  Casamento Sthefany Brito e Igor Raschkovscky: veja os cliques!

elopement wedding na europa
Foto: Neupap Photography

 

E o número de casamentos nesse estilo vem aumentando, segundo a wedding planner italiana Roberta Pompeo. “Parece que cada vez mais casais estão recusando toda a burocracia e trabalho de planejar um grande casamento, preferindo algo mais íntimo. E há vários motivos para que eles escolham este tipo de casamento – alguns são mais tímidos, outros têm um orçamento limitado, há também aqueles que amam viajar ou que tem certas questões familiares. Para outros, a ideia de de um casamentão é simplesmente estressante e desnecessária”, assegura.

A praticidade parece ser um dos pontos chaves para quem procura um elopement wedding na Europa. “Este tipo de celebração oferece muitas escolhas em termos de fornecedores (especialmente os locais) porque a preparação geralmente é rápida, e não há necessidade de RSVP ou possíveis restrições com relação aos convidados”, explica a wedding planner francesa Maeva Fuster.

elopement wedding europa
Foto: Sam Sacramento

 

Escolher um elopement wedding na Europa também não elimina a possibilidade de fazer um casamento tradicional com família e amigos. “Vários casais que organizei o casamento aqui em Portugal aproveitaram as férias no país para uma celebração simbólica. Eles uniram o útil ao agradável, e ainda tiveram a vantagem de curtir as belas paisagens daqui. E, depois, fizeram um casamento completo com familiares e amigos no seu país de origem. E essa é a essência do elopement wedding. A grande vantagem é que os custos são bem menores do que fazer um destination wedding”, destaca o wedding planner português Rui Mota Pinto.

Veja também: Destination wedding x elopement | Diferenças e vantagens

E uma das questões que faz com que os casais escolham o elopement wedding certamente é a cumplicidade entre os dois. “Mais do que simplesmente celebrar, eles geralmente buscam uma experiência de amor em um lugar idílico e distante. O fato de não exigir grandes estruturas, faz com que o casal possa escolher locais incríveis que seriam impossíveis se tivessem muitos convidados”, expõe Rui.

Dicas para organizar um elopement wedding na Europa

Resolveu fazer um elopement wedding na Europa? Confira algumas dicas dos wedding planners para que tudo saia com tranquilidade:

elopement wedding europa
Foto: Nabis Photographers
  • Ao escolher o lugar para o casamento, opte por um local que identifique o espírito e a personalidade do casal. “Fazer um elopement wedding na Europa é uma escolha maravilhosa, mas muito íntima e pessoal. Por isso, deve respeitar a identidade do casal”, argumenta Valentina Lombardi.
  • Selecione um bom fotógrafo. “Ele ficará responsável por registrar os grandes momentos do elopement. Certamente será incrível ver as fotos posteriormente”, defende Valentina.
  • É um erro pensar que um elopement wedding é um casamento sem gastos. “O custo deste tipo de celebração é consideravelmente mais baixo que um evento para alguns convidados. Mas há gastos envolvidos: os documentos de casamento, viagem e hospedagem, os trajes, talvez um buquê e a lapela, além de fotografia e/ou vídeo e um almoço/ jantar após a cerimônia”, lembra Roberta.
    elopement wedding europa
    Foto: Pedro Bento Photography

     

  • Embora seja um tipo de celebração bem íntima e romântica, alguns casais podem se sentir culpados por deixar algumas pessoas mais próximas de fora. “Mas eu tenho que dizer que ainda não conheci nenhum casal que se arrependeu da decisão de fazer um elopement”, confirma Roberta.
  • O casal pode precisar de ajuda para organizar alguns detalhes desta celebração – e, nestes casos, vale a pena ter um wedding planner no país em que eles farão o elopement wedding. “Alguém que conheça o país, os lugares, os ‘tesouros secretos’, a história do local, e as especificidades do mercado de casamentos local e a forma de negociar com os profissionais. Os casais devem ter em mente que eles não conhecem o destino. E ter a ajuda de alguém que conhece bem o local é o ideal. Desta forma, eles poderão ter alguém para recebê-los e para organizar tudo”, pontua Rui.
  • Em um elopement, a cerimônia é um ponto crucial. “Então escolha um celebrante com quem vocês tenham uma boa sintonia”, sugere Maeva.
  • Saiba que, provavelmente, você terá apenas uma cerimônia simbólica. “Na França, por exemplo, é possível fazer uma celebração ao ar livre, mas não é oficial. Se você sonha dizer ‘sim’ com a Torre Eiffel ao fundo, por exemplo, é possível, mas será uma cerimônia simbólica apenas”, afirma Maeva.

Top 6 destinos para Elopement Wedding na Europa

Confira alguns destinos incríveis para fazer um casamento a dois no continente europeu:

Itália

Para a wedding planner Valentina Lombardi, da empresa Italian Wedding Company, algumas cidades da Itália são um verdadeiro sonho para realizar um elopement wedding na Europa – a começar pela sua capital, Roma.

Roma

“É uma das cidades mais surpreendentes do mundo! É cheia de charme, história e traz a essência do estilo ‘dolce vita’ de viver. Os casais podem se casar nas ruínas romanas com vista para o horizonte da cidade. Você pode se sentir como Audrey Hepburn e Gregory Peck no filme ‘Roman Holidays’”, aponta Valentina.

elopement wedding europa
Foto: Nabis Photographers

 

Veneza

Outro destino icônico na Itália é Veneza – inclusive foi a escolha do casal George e Amal Clooney para o grande dia.

“É, certamente, uma das cidades mais românticas que já existiu. Você pode se casar no canal e fazer um passeio de gôndola depois. As fotos do casamento certamente serão as melhores”, propõe Valentina.

Verona

Uma opção super romântica e clássica é a cidade de Verona. “É a cidade do amor, de Romeu e Julieta. É um centro histórico cercado por muralhas medievais’, explica a wedding planner Roberta Pompeo, da empresa The Different Twins.

elopement wedding europa
Foto: Sam Sacramento

Lagos na região da Itália

Quer fugir do tradicional? A Itália tem lagos lindos, onde é possível se casar.

“Para um elopement wedding de luxo, o famoso Lago de Como é o lugar certo. Já o Lago Maggiore é para aqueles que querem se sentir como uma princesa ou príncipe da Belle Époque. Tem também o Lago Orta, que é menor, mas é cercado por cidades medievais. Há o Lago de Garda, com sua natureza mediterrânea, ou o Lago de Bracciano, perto de Roma. Todos são opções maravilhosas para este tipo de casamento”, comenta Valentina.

Veja também: Destination Wedding na Itália | Casamento no Lago

Roberta destaca o Lago Garda como um dos seus preferidos para elopement weddings.

“Não há nada mais chique que fazer um casamento neste cenário incrível, seguido por um passeio de barco e um picnic. Se eu pudesse definir a região em poucas palavras, eu diria que é um corpo mágico de água, cercado por montanhas surreais e lindas aldeias italianas. Os casamentos na região estão entre os mais mágicos e românticos. Um dos lugares que mais gosto para casamentos é o Castelo de Malcesine, que tem um terraço com vista pro lago. É um ótimo lugar para celebrar uma cerimônia íntima”, pontua Roberta.

Costa Amalfitana

Pensa que acabou? A Costa Amalfitana também é um destino incrível para casamentos.

“O local tem uma bela vista para o mar e é perfeito para casamentos mais íntimos”, expõe Valentina.

elopement wedding europa
Foto: Independent Pictures

 

Alpes italianos

Quer um cenário bem diferente do que temos no Brasil? Que tal tentar os alpes italianos?

“Dá para fazer um elopement wedding de inverno na região – é possível escolher entre as Dolomitas ou o Mont Blanc para fazer um casamento na neve com uma vista incrível para os alpes. Uma opção bastante diferenciada para os amantes da natureza e de aventuras”, sugere Valentina.

Portugal

Portugal é um dos destinos mais populares entre os brasileiros e oferece a facilidade do idioma.

“O país tem um clima ótimo, paisagens lindas, ótima gastronomia, excelentes espaços para casamento. É um dos países mais fantásticos da Europa para casar. Conta com palácios, castelos, fortalezas, assim como praias incríveis, barcos no Rio Tejo, igrejas e catedrais, assim como monumentos e praças. Portugal é o paraíso para este tipo de celebração”, defende o wedding planner Rui Mota Pinto.

elopement wedding europa
Foto: Pedro Bento Photography

Lisboa

Locais para fazer um elopement wedding em Portugal não faltam. A capital, Lisboa, não poderia ficar de fora desta lista.

“É uma cidade incrível e que oferece a harmonia perfeita entre o antigo e o moderno. Banhada pelo Rio Tejo, a cidade é repleta de lugares para elopement weddings. A proximidade com Sintra e Cascais também permite aproveitar paisagens lindas, que vão da serra às lindas praias”, indica Rui.

elopement wedding europa
Foto: Pedro Bento Photography

 

Porto

Outra cidade de destaque no país é o Porto, com seus deliciosos vinhos e caves. “É um lugar único. Também traz o contraste do antigo e do moderno, com países lindas para visitar e fazer um casamento. Certamente os noivos terão uma excelente experiência”, opina Rui.

Vinícolas  do Douro

Falando em vinho, as vinícolas do Douro também integram a lista de lugares para fazer um elopement wedding em Portugal.

“Conta com paisagens impressionantes e lugares únicos para Elopement. O Douro apresenta uma experiência que apenas alguns lugares do mundo podem oferecer”, expõe Rui.

Praias do Algarve e Ilha de Açores

Se a ideia é fazer um elopement wedding na praia, de acordo com Rui, as lindas praias do Algarve. E que tal escolher uma das ilhas de Portugal como cenário para seu casamento?

“Se o casal está buscando um cenário com muita natureza em Portugal, talvez a ilha de Açores seja um dos lugares mais bonitos. É ótimo para aqueles que procuram curtir a natureza com tranquilidade. Já a Ilha da Madeira é uma mistura entre o moderno e a natureza. É bastante conhecida por suas festas de Réveillon e é o lugar perfeito para casais que buscam natureza e diversão”, argumenta Rui.

França

Paris

A França é o país do mundo que mais recebe turistas de acordo com a Organização Mundial de Turismo. E, convenhamos, fazer um elopement wedding na Europa com a Torre Eiffel de fundo não seria nada mal, não é mesmo? “Paris é a cidade mais turística do mundo.

É perfeita para visitar, assim como fazer um elopement wedding, pois é a representação do romantismo e tem muita história”, comenta a wedding planner Maeva Fuster, da empresa Emeraud & Coton.

elopement wedding europa
Foto: Neupap Photography

 

Provence

Mas dá para ir muito além disso – afinal de contas, o país tem muito a ser descoberto. A Provence, no sul da França, conta com cidades como  Aix en Provence (onde nasceu o pintor Paul Cézanne) e St Remy de Provence, que são conhecidas por seus espaços de casamento mais rústicos, campos de lavanda, oliveiras, o sol e o estilo de vida mediterrâneo (com vinhos rosé, jogos de bocha, etc)”, explica.

Côte d`Azur – Saint-Tropez, Cannes, Nice e Mônaco

Outra região do país que é super interessante para elopement weddings é a Côte d’Azur, que abriga cidades como Saint-Tropez, Cannes, Nice e Mônaco. É o destino de férias de muitos franceses e estrangeiros – e não é à toa: o litoral de lá é incrível.

Châteaux

A França é o país dos vinhos, portanto, uma ótima opção que os casais encontram é fazer o casamento em vinícolas – opções não faltam. Outro lugar icônico para quem procura por casamento na França são os châteaux, os castelos lindos espalhados pelo país. É um cenário e tanto para quem sonha em casar por lá.

Grécia

A Grécia está repleta de ilhas magníficas, com visuais deslumbrantes – não precisa de muita coisa para deixar seu elopement wedding lindo.

E os noivos contam com cenários maravilhosos para tirar suas fotos. Algumas das ilhas mais conhecidas (e badaladas!) são Santorini e Mykonos.

elopement wedding na europa
Foto: Andreas Markakis Photography

 

Veja também: Elopement wedding na Grécia: tudo sobre o casamento a dois no destino dos sonho

Região Oeste de Creta

Quer economizar um pouco e procurar locais mais tranquilos? A wedding planner Anna Laudanska indica a região oeste de Creta.

“Esta área conta com infraestrutura propícia para casamentos, mas sem os grandes complexos hoteleiros. Tem ótimas praias como Balos,  Falassarna, Elafonissi e pequenas baías. A comida é excelente e há ótimos vinhos. Você pode combinar a atmosfera do mar, dos vinhos, montanhas, oliveiras e locais históricos. E os preços são bem competitivos em comparação a ilhas como Santorini e Mykonos”, explica Anna Laudanska.

Islândia

Se vocês são super aventureiros e procuram um cenário sem igual para fazer o casamento, que tal tentar a Islândia? O país oferece as mais diversas paisagens naturais – geleiras, montanhas, lagos, etc.

“A Islândia celebra a diversidade e recebe pessoas de todas as nacionalidades, raças e orientações sexuais. As cerimônias podem ser realizadas em todo tipo de lugar – nos religiosos, na natureza, em barcos, no topo de uma montanha ou em qualquer lugar que o casal desejar. Alguns casais preferem usar a natureza do país como cenário para a cerimônia enquanto outros o fazem apenas no momento das fotos de casal  ”, defende a wedding planner Vigdís Bjork Segatta.

elopement wedding europa
Foto: IcelandWeddingPhoto

 

Inglaterra/ Reino Unido

Vamos ser justos: casar na terra da rainha, onde se casaram o príncipe William e Kate, além de Harry e Meghan Markle, certamente é algo que povoa o imaginário de muita gente.

Para o fotógrafo brasileiro Victor Guidini, que atua no país, a Inglaterra é linda, com uma arquitetura única no mundo e com uma história de centenas de anos, sendo que tudo é muito bem conservado.

elopement wedding europa
Foto: Pablo Laguia

 

Veja mais inspirações de Elopement Wedding na Europa no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários