Revista

Tapetes para sala de estar | Como escolher o modelo para a casa nova

Escolher bem os tapetes para sala de estar é um dos maiores segredos para deixar a casa nova linda, aconchegante e bem decorada

A decoração é uma das partes mais legais do processo de montar um novo lar. É por meio dela que os noivos vão adicionar elementos personalizados para deixar a casa mais aconchegante e com a cara deles. Os tapetes para sala de estar, aliás, são itens que fazem toda a diferença no resultado final. Por isso, o ideal é seguir algumas dicas para não errar na hora de escolher o modelo.

Veja também:  5 apostas para decorar a casa nova em 2019

tapetes para sala de estar

Foto: Greg Cox

 

Como escolher tapetes para sala de estar

O processo de escolha dos tapetes para sala de estar vai muito além de gostar ou não de uma estampa. É preciso analisar o tamanho, o material e até a qualidade do item. Assim, fica mais fácil evitar problemas e garantir que ele se adeque perfeitamente à proposta do ambiente.

Segundo a arquiteta Lívia Quintella, o tapete é a última coisa que a pessoa deve comprar, assim como os quadros. “Ela deve escolher todo seu mobiliário antes, para que ele converse com o ambiente. Se o visual for neutro, por exemplo, é possível jogar um tapete colorido. Caso os móveis sejam coloridos, é necessário optar pelo inverso”, explica.

O estilo sempre vai variar conforme as preferências do casal e com base nas características da sala. “Na hora de escolher a cor do tapete, prefira os tons complementares ao restante da decoração da casa nova, pois, assim, o ambiente não ficará com um visual pesado”, diz Cris Paola, arquiteta do Studio Cris Paola.

Veja também:  Casa nova | Como escolher os pendentes para sala de jantar

tapetes para sala de estar

Foto: Love, The Nelsons

 

Formato e tamanho do tapete: como posicioná-lo na sala?

Para Cris, os modelos retangulares são as melhores opções para salas de estar. Assim como no caso dos tapetes para sala de jantar, é preciso ficar atento ao tamanho, já que ele pode fazer toda a diferença na hora de criar um visual bacana.

“Ele deve ser colocado com a profundidade até metade do sofá. Já na parte da frente, o ideal é deixar um espaço amplo e com uma distância de, pelo menos, 10 centímetros entre o tapete e o rack”, conta a especialista.

Ela ainda destaca que é preciso ficar atento às laterais. A melhor opção é trabalhar com uma distância de 10 a 20 centímetros a mais que o espaço ou tamanho do sofá.

Veja também:  Lista de casa nova | 30 itens essenciais para montar o novo lar!

tapetes para sala de estar

Foto: Andre Mortatti

 

De olho nas tendências

Para Lívia, a sobreposição é uma das maiores tendências do momento. Basta escolher dois tapetes de tamanhos diferentes e colocar um sobre o outro. Uma dica bacana é posicionar um modelo mais neutro embaixo e uma opção sintética com estampa de animal em cima.

Inclusive, os modelos inspirados em bichos e os feitos com pele artificial estão em alta. Dá até para escolher as opções com formatos irregulares e posicioná-las sozinhas embaixo de uma mesa de centro.

Já para quem busca tapetes para sala de estar modernos, a dica é apostar em opções com padrões geométricos. Eles são bem estilosos e combinam bastante com a decoração para a sala de apartamento ou casa.

Veja também:  5 eletrodomésticos que podem facilitar sua vida na casa nova

tapetes para sala de estar

Foto: Style Me Pretty

 

Os melhores materiais

Cris afirma que os principais materiais encontrados no mercado precisam ser escolhidos com sabedoria. Um tapete de lã de carneiro ou shaggy, por exemplo, traz uma textura fofinha e deixa a sala mais aconchegante no inverno. Entretanto, o modelo exige mais manutenção e limpeza do que os outros.

“O tapete de sisal, como possui facilidade de limpeza, é uma peça coringa. Podemos usá-lo em qualquer ambiente, como sala de jantar, sala de estar, quartos e até home-office”, explica a arquiteta.

Segundo Lívia, os tapetes de fibra sintética também se destacam, já que apresentam ampla variedade de design e excelente custo-benefício. “Durabilidade e boa resistência à abrasão e manchas estão entre suas principais características”, diz. “Devido a propriedades que inibem a formação de ácaros e outros agentes, também é uma ótima escolha para pessoas que sofrem de alergia”, completa.

Veja também:  Casa nova | Como organizar cada ambiente e torná-los ainda mais funcionais para o dia a dia

tapetes para sala de estar

Foto: Jillian Goulding

 

Tapetes para sala: preços

Os preços dos tapetes para sala de estar sempre vão oscilar conforme uma série de fatores. Entre eles: tamanho, material, formato e até estampa.

A boa notícia é que as lojas especializadas oferecem opções para todos os gostos e bolsos. Elas variam desde tapete para sala de estar pequena até modelos para ambientes enormes e requintados.

Na internet, é possível encontrar tapetes para sala no Mercado Livre e em lojas virtuais confiáveis. Normalmente, os preços partem de R$ 150 e podem chegar a mais de R$ 1 mil.

Veja mais inspirações para casa nova no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Maria Beatriz Vaccari

Maria Beatriz Vaccari é jornalista e atua como repórter. Quando não está falando sobre o mundo automotivo no portal Garagem360, dá dicas de viagem no Rota de Férias. Ainda não sabe quando ou onde vai casar, mas já tem toda a trilha sonora da cerimônia na cabeça e sonha com o planejamento dos roteiros de lua d...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019