Durante o verão, muitos casais optam por se casar com os pés na areia. E nem sempre os convidados sabem como devem se vestir adequadamente para a ocasião. Afinal, vestido curto ou longo? Terno ou camisa? Bermuda é permitido? Não há muitos segredos para acertar na roupa para casamento na praia, mas pequenos cuidados são fundamentais para não fazer feio.

Foto: Reprodução/Pinterest

 

Roupa para casamento na praia – De olho no convite

Para escolher a roupa para casamento na praia ideal, o primeiro passo é a atenção ao convite. É ele o responsável por contar um pouco sobre como será a cerimônia e festa do casamento; se de dia, se à tarde, se pé-na-areia, ou se em um lugar fechado. Se os acabamentos forem mais clássicos e sofisticados, o traje deve ser mais formal. Se o convite de casamento for mais descontraído, é permitido ousar um pouco mais no look.

“Caso o dress code não venha especificado no próprio convite, é importante ligar para a cerimonialista e se informar sobre o traje indicado”, recomenda Isis Bochicchio, consultora de imagem pessoal, stylist e palestrante.

Foto: Anticipate Invitations/Style Me Pretty

 

As convidadas

Antes de escolher a roupa é preciso levar em consideração o seu estilo, o horário e o clima do local. No caso de um casamento na praia, a consultora de estilo Priscila Citera destaca que será um evento a céu aberto, durante o dia, em temperaturas provavelmente altas e com algum vento. Por isso, na hora de determinar o look para casamento de dia na praia, a dica é optar por peças que transmitam leveza.

“Os tecidos mais indicados são seda, crepe, musseline, organza e linho. Eles são fluidos e de fibras naturais, que dão um caimento bonito e mais movimento ao look”, destaca Priscila. Detalhes em renda ou tule também estão liberados nos vestidos para convidadas de casamento de dia.

No look para casamento na praia para convidada, é recomendado dar preferência aos modelos em cores claras, que remetam à natureza e ao dia. Se a orientação dos noivos for o uso de uma composição semi formal, a convidada ainda pode optar por um vestido em cetim. Vale até um leve brilho. Se você quiser usar estampa, Isis recomenda as mais clarinhas e suaves.

Foto: Pinterest/Reprodução

 

Comprimento do vestido

“Os vestidos longos são a cara do casamento na praia, principalmente os estampados. Eles vão te deixar elegante e fresquinha”, diz Priscila. Além disso, essa opção de vestido de festa na praia reduz o risco de o vento te deixar em uma situação embaraçosa.

Mas é claro que as convidadas têm a liberdade de escolher o comprimento de acordo com o gosto pessoal. A não ser que a noiva exija que todas as mulheres vistam o mesmo estilo de vestido — dentro do dresscode solicitado.

Leia mais: Vestidos para casamento | Guia de estilo para convidadas e madrinhas

Os acessórios

Na hora de escolher um look feminino para casamento na praia, é preciso ter atenção ao uso dos acessórios. Para a consultora de moda Gabriela Ganem, por conta do clima mais descontraído da praia, vale apostar em peças não tão miúdas e também nas mais coloridas. “Mas muito cuidado com o material. Só porque é praia não quer dizer que dê para usar de tudo”, alerta.

Foto: Pinterest/Reprodução

 

Para combinar com a roupa para casamento na praia, os acessórios metalizados, com brilho e pedraria são uma boa pedida. Mas nada em excesso. Priscila diz que as fibras naturais também são uma boa opção. Inclusive, existem clutches e bolsas de palha especialmente para festas. Além de ser possível usar uma carteira de couro ou metalizada, sem muitos detalhes.

Veja também: Vestido de festa curto para arrasar no casamento

Sapatilhas, salto baixo ou anabela?

Isis afirma que as melhores opções de calçados para esse tipo de evento são as sandálias e as sapatilhas. Isso porque pode ser bastante desagradável se locomover na areia usando saltos muito altos. Contudo, ambas as alternativas devem transmitir um ar sofisticado, com pedrarias e até algum brilho.

Já para as convidadas que não querem deixar o salto alto de lado, Priscila indica os modelos anabela. Elas darão estabilidade para a locomoção na areia ou no deck. Tudo sem desarmonizar com o nível de formalidade da ocasião. O modelo, inclusive, é um dos queridinho de Kate Middleton. A Duquesa de Cambridge já desfilou em diversas ocasiões usando anabelas.

Foto: Pinterest/Reprodução

 

Os convidados

Para os homens, no caso de cerimônias mais casuais, é legal optar por modelos de calça e camisa de linho ou algodão. Vale até dobrar os punhos, para dar ao look um ar mais despojado. Agora, se a cerimônia for semi formal, Isis recomenda usar paletó, gravata e calça de sarja ou até mesmo o terno completo. Esse último caso só se aplica se for uma exigência dos noivos. Lembre-se sempre de ler o convite com atenção.

De acordo com Gabriela, é importante evitar tecidos muito pesados, como jacquard bordados, veludo e lã. Para a consultora de moda, vale até conversar com o noivo e com os padrinhos para sondar o que eles vestirão e não aparecer produzido demais na cerimônia.

A escolha dos calçados

Nas cerimônias mais informais, a roupa para casamento na praia para homem vai ficar completa com um belo par de mocassins sem cadarço. “Os modelos marrons são neutros e combinam com todo tipo de roupa. Além de não serem tão formais quanto os pretos”, destaca Priscila. Os dockside também são uma opção despojada para completar o look. Assim como as sandálias de couro, se o enlace for acontecer literalmente com os pés na areia.

Foto: Pinterest/Reprodução

 

Óculos de sol: é permitido usar?

“Alguns casamentos acabam liberando o uso de óculos de sol. Principalmente se for durante o alto verão e estiver um sol muito forte”, destaca Isis. De acordo com a consultora de imagem, não há nenhum impedimento em usar o acessório. Desde que se opte por um modelo mais elegante.

Outra opção para proteger não só os olhos, mas também o rosto do sol é usar um chapéu. O acessório ainda pode dar um “up” e um ar ainda mais sofisticado ao look.

Madrinhas e padrinhos

“A noiva provavelmente vai orientar o que ela espera das madrinhas”, diz Isis. É ela quem vai definir o comprimento, padronizar a cor e um tipo de estampa para encontrar o vestido de madrinha de casamento ideal para cada biotipo. Da mesma maneira, o noivo vai orientar a forma como os padrinhos devem se vestir para que todos estejam em harmonia no dia do casamento.


Veja mais:
9 dicas para escolher a roupa de padrinho de casamento

Flor de Lapela | As 10 mais usadas nos trajes do noivo, pajens e padrinhos

Foto: Jenny Yoo/Style Me Pretty

 

Para ajudar as noivas, Priscila destaca as opções mais indicadas para vestido de casamento na praia para madrinha. Ela indica os tons pastéis como azul, pêssego e verde. Os vestidos longos estampados só na barra também são uma boa opção, e ainda evitam que a madrinha chame mais atenção que a noiva.

De qualquer maneira, madrinhas e padrinhos devem seguir a risca as solicitações dos noivos. Afinal, se você aceitou o convite para fazer parte desse momento tão importante na vida do casal, é educado seguir as exigências para deixar este dia ainda mais perfeito.

Foto: Fresa Weddings Mexic/Style Me Pretty
Tags da matéria

Comentários