Revista

Mesa de ano novo | 20 dicas para uma decoração profissional

Especialistas dão dicas de como arrumar a mesa de ano novo com estilo, ressaltando elementos visuais típicos da virada do ano

Muitos casais aproveitam a virada do ano para receber amigos e familiares em casa. Quem pretende organizar uma festa de Réveillon precisa ficar atento a alguns fatores. A arrumação do espaço, por exemplo, faz toda a diferença. Isso inclui a tradicional mesa de ano novo, que deve ser feita de uma forma especial e cheia de estilo. 

decoração em tons de dourado

Foto: Scott Andrews

Como organizar a decoração de mesa de ano novo 

O ambiente com uma mesa de ano novo decorada cuidadosamente tende a ficar mais agradável. Alguns elementos temáticos da data podem ser adicionados à composição, criando ainda mais expectativa para a festa de Réveillon.

Primeiro, é importante saber qual tipo de recepção será a sua. É preciso escolher se todos irão sentar em volta da mesa para uma refeição ou se ela será apenas uma estação para servir os alimentos”, explica Leticia Monteiro, arquiteta e designer de interiores. 

A profissional afirma que, se o objetivo é deixar todos os convidados sentados, o ideal é organizar o lugar no estilo americano para cada pessoa, com prato, copo e talheres.  “O ideal é não deixar a mesa entulhada. Recomendo montar um arranjo central ou optar por um mini-arranjo para cada convidado”, comenta. 

No caso das mesas que funcionam como estações de buffet, os pratos podem ficar empilhados, assim como talheres e guardanapos. “É importante criar plaquinhas indicando quais são os alimentos. Utilizar refratários, tigelas e travessas bonitas que façam parte das cores da decoração de ano novo também é uma boa dica. Além disso, nesse caso, é possível utilizar arranjos maiores”, destaca Leticia. 

mesa de ano novo

Foto: Life with mar

Cores para a mesa de ano novo 

A escolha das cores que serão usadas na mesa de ano novo é muito importante. É preciso encontrar tonalidades que se encaixem com a proposta e, se necessário, com as superstições dos anfitriões. 

O rosa e o vermelho são muito usados por quem quer encontrar um novo amor. O amarelo, super tradicional, é o que representa a prosperidade. Já o azul é ligado à espiritualidade, aos amigos e à casa cheia com harmonia”, conta a arquiteta Claudia Prado. 

Essas tonalidades podem ser usadas em elementos específicos da mesa, como na estampa da toalha ou nos guardanapos. Entretanto, é preciso tomar cuidado para que as cores não se sobressaiam muito e deixem o visual poluído. 

Paloma Soares, digital influencer que compartilha vídeos de mesa posta, explica que, por ser uma cor clássica de Réveillon, o branco é atemporal. É uma boa opção de base para qualquer tipo de decoração, desde a mesa de ano novo simples até a mais requintada. “Mas é possível inovar na decoração. Dá para apostar em tons metalizadas, como dourado, prata, cobre e rosé gold”, conta a especialista. 

Leticia concorda e explica que as cores metálicas ajudam a dar um ar mais glamouroso à mesa de ano novo. Ela também recomenda um toque de verde. “Para essa composição ficar completa não poderia faltar umas plantinhas. Podem ser naturais ou permanentes. Ter um arranjo pequeno ou um maior central sempre dá aquele toque especial de natureza”, afirma. 

mesa de ano novo

Foto: Gal Meets Glam

Frutas na decoração

As frutas são muito tradicionais no ano novo dos brasileiros. É possível posicioná-las na mesma mesa do jantar – criando uma atmosfera mais tropical – ou colocá-las em um lugar separado.

Quem pretende arrumar uma mesa específica para as frutas pode seguir algumas dicas para conseguir um visual diferenciado. “Ouse com vasilhames modernos e abuse das frutas tropicais, além de castanhas e nozes”, recomenda Paloma. 

A especialista também indica que as frutas sejam cortadas com cuidado e em formas diferenciadas. Depois, é só caprichar na disposição delas na mesa de ano novo para obter um resultado incrível. 

mesa de ano novo

Foto: A Gazeta do Povo

Mesa de ano novo 2020: 20 dicas úteis 

1. Não deixe a organização da mesa de ano novo para a última hora;

2. Descubra o tipo da sua mesa: jantar sentado ou estação de buffet;

3. Cuidado para não deixar os lugares dos convidados muito apertados;

4. Não abuse das decorações. Grande quantidades podem poluir o visual;

5. Use arranjos de flores compatíveis com o tamanho e a decoração da mesa de ano novo;

6. Use talheres, copos e pratos estilosos para deixar o visual ainda mais bonito;

7. Não se esqueça das taças de espumante, que serão bastante úteis no momento da virada;

8. Guardanapos coloridos ou decorados podem ser uma boa pedida para dar um toque de charme;

9. Refratários e tigelas bonitas fazem a diferença na hora de criar um visual diferenciado;

10. Quem busca elegância deve colocar sucos e refrigerantes em jarras, em vez de servi-los nas garrafas;

Mesa de ano novo

Foto: Ruth Eileen Photography

11. Caso a mesa funcione como estação de comidas, vale fazer plaquinhas para identificar as delícias;

12. Branco é sinônimo de Réveillon. Por isso, a tonalidade é uma boa opção de base para a mesa;

13. Cinza e off-white também funcionam bem na composição;

14. Tons metalizados, como rosé gold, dourado e prata, conferem um tom mais glamouroso à decoração;

15. Eles devem ser usados com parcimônia para não poluir a mesa de ano novo;

16. Cores que não são metalizadas também podem ser sutilmente usadas, principalmente em detalhes;

17. Posicionar frutas na mesa de ano novo ajuda a criar uma atmosfera “quente” e tropical;

18. Caso queira montar uma mesa de frutas separada, aposte em vasilhas bonitas e bandejas de prata;

19. As frutas devem ser picadas com cuidado e de forma diferenciada;

20. Nozes e castanhas são boas opções de decoração da mesa de frutas para o ano novo.

Veja mais inspirações para o Ano Novo no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Maria Beatriz Vaccari

Maria Beatriz Vaccari é jornalista e atua como repórter. Quando não está falando sobre o mundo automotivo no portal Garagem360, dá dicas de viagem no Rota de Férias. Ainda não sabe quando ou onde vai casar, mas já tem toda a trilha sonora da cerimônia na cabeça e sonha com o planejamento dos roteiros de lua d...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020