Depois de escolher o terno de acordo com as instruções dos noivos, os padrinhos ainda precisam pensar nos detalhes que vão compor o visual final para o Grande Dia. As meias e gravatas para padrinhos são importantes nessa composição e podem gerar dúvidas.

Afinal, qual será o melhor modelo e cor? Tire essas e outras dúvidas sobre o assunto e faça a escolha certa!

Veja também:  O traje ideal para cada estilo de festa de casamento

Como combinar meias e gravatas para padrinhos?

meias e gravatas para padrinhos
Foto: Maria Angela Photography

 

Na hora de pensar na melhor combinação de meias e gravatas para padrinhos, vale levar em consideração algumas características das peças, seja essa uma escolha dos noivos ou dos próprios padrinhos.

Cores

No quesito cores, não existe uma regra a ser seguida, então observar gosto pessoal do padrinho e o estilo do casamento, por exemplo, ajuda muito na hora de fazer a escolha. Para a consultora de imagem e estilo Nayara Tognere o que vai definir a decisão é o efeito desejado, ou seja, mais discreto ou mais em evidência.

Para facilitar a escolha das cores, Nayara indica usar o círculo cromático como guia. Para os um estilo mais irreverente as “cores opostas vão criar um efeito chamativo mas vão se valorizar (pense numa gravata azul com uma meia laranja, por exemplo)”, observa a especialista.

 

 

Agora, se a ideia é um efeito mais discreto, “cores que estão lado a lado são mais indicadas, como uma gravata azul a meia roxa, por exemplo. Há quem prefira também um efeito mais combinadinho, gravata e meia da mesma cor. Nesse caso vale apostar em diferentes texturas ou diferentes tons da mesma cor, para que o visual não fique ‘sem graça’”, observa Nayra.

Veja também: O traje ideal para cada estilo de festa de casamento

Modelos de gravata

Na hora de escolher a gravata, o padrinho vai se deparar com, pelo menos quatro modelos mais comuns:

– Padrão (mais formal);
– Slim (mais fina);
– Borboleta;
– Ponta reta.

Segundo a Consultora de Imagem e Estilo Flávia Christina, cada uma delas é indicada para um tipo de evento ou situação.

meias e gravatas para padrinhos
Foto: HEATHER PAYNE PHOTOGRAPHY

 

“É importante lembrar que a gravata deve acompanhar o estilo físico de quem usa para equilibrar as proporções. Quem tem o tronco mais largo ou está um pouco mais gordinho, deve usar gravatas mais largas, por exemplo”, observa Flávia.

Segundo a consultora de imagem e estilo Sara Külzer, as gravatas para padrinhos no modelo borboleta, dão um ar mais descolado ao visual e são a escolha de muitas noivas na hora de definir o visual dos padrinhos.

“Para incluir um ar ainda mais vintage, meias em padronagens de bolinhas podem ser boa opções. Já com as gravatas tradicionais – mesmo em modelos mais slim – o ideal é escolher padronagens em xadrez, como por exemplo o príncipe de gales”, completa Sara.

meias e gravatas para padrinhos
Foto: Dolce & Gabbana

 

Veja também: Terno do noivo | Como escolher o modelo e a cor ideal

Cor da gravata

E a cor das gravatas para padrinhos, como escolher? Nesse caso, o ideal é prestar atenção na harmonia entre todos os elementos do look.

“As camisas claras e sem padronagens ficam bem com praticamente todas as cores de gravatas. Já as camisas estampadas pedem um cuidado especial na hora de escolher uma gravata que também tenha desenhos”, completa Flávia.

meias e gravatas para padrinhos
Foto: PAT FUREY

Padrinhos moderninhos

Para os padrinhos que querem ousar no estilo no dia do casamento, Nayara indica o uso da gravata borboleta ou de uma gravata tradicional estampada.

“Para quem quer ousar ainda mais e usar duas estampas diferentes (na gravata e na meia), recomendo que as duas estampas sejam em tons semelhantes. Essa proposta é perfeita para casamentos diurnos ou com estilo mais despojado afinal, mesmo acompanhado de terno e gravata, as cores vão deixar o visual menos clássico”, finaliza a consultora.

meias e gravatas para padrinhos
Foto: CHRIS ISHAM

Meias coloridas para padrinhos

Os padrinhos mais moderninhos também podem investir nas meias coloridas. Existe uma infinidade de cores e padrões que trazem um ar mais ousado para a combinação e Flávia Christina aconselha equilibrar as cores para não criar uma confusão visual.

meias e gravatas para padrinhos
Foto: Cassady Adams

 

Veja também: 5 dicas de como combinar a roupa dos padrinhos !

“Se o padrinho apostar em meias coloridas, é legal que elas contenham alguma cor ou elemento que lembre a gravata que ele está usando. Assim, as duas peças vão se complementar e não brigar pela atenção. Da mesma maneira, se a gravata for estampada, opte por meias lisas e o contrário também é válido para deixar o look bem harmonioso”, comenta Flávia.

Estilo do casamento

Uma coisa muito importante que deve ser levada em consideração na hora de definir  as meias e gravatas para padrinhos é o nível de formalidade do casamento.

“Se o convite citar um dress code como Passeio Completo ou Black Tie, o ideal é usar a tradicional meia combinando com o calçado ou costume. Porém, se o casamento permitir e os noivos forem mais descolados, vale imprimir sua personalidade nessa combinação”, observa Sara Külzer.

Veja também: Ternos para casamento | Dicas para look dos padrinhos

Onde comprar meias e gravatas para padrinhos?

As meias e gravatas podem ser facilmente encontradas em lojas especializadas, como gravatarias. Hoje em dia também é comum encontrar lojas que vendem diversos tipos de meias e a internet pode facilitar o encontro das peças ideais.

meias e gravatas para padrinhos
Foto: Priscila Valentina

Cuidados

Sara Külzer observa que:

  • Se a iniciativa de combinar a meia com a gravata for do padrinho, é importante avaliar o estilo dos noivos para não destoar e chamar a atenção – lembre-se que neste dia o palco é todo dos noivos;
  • É importante lembrar que a meia colorida irá chamar a atenção ao sapato do padrinho. Então é importante que ele esteja em bom estado e limpo;
  • Caso o padrinho seja mais baixo e opte por uma barra de calça mais curta, que revele as meias ao andar, é importante saber que a atenção para a parte de baixo pode trazer certo encurtamento à silhueta, dando a sensação de que ele é ainda mais baixo;
  • Se a escolha da meia colorida for da noiva, vale avaliar seus padrinhos um a um. Aquele seu padrinho mais idoso, seu chefe que é mais sério e discreto no dia a dia, podem não se sentir à vontade  e convidados confortáveis e felizes deixam o clima da festa muito melhor;
  • Prefira sempre as meias com estampas de fundo mais escuro e lembre-se que a meia precisa ser longa o suficiente para cobrir a perna mesmo quando o padrinho estiver sentado ou com as pernas cruzadas.

    meias e gravatas para padrinhos
    Foto: Ava Moore

Para Flávia Christina,

  • A principal regra é se sentir bem com o que está vestindo. Porém, um dos detalhes que se deve ter sempre atenção é ao comprimento da gravata: ela deve se estender até o inicío da fivela do cinto;
  • A gravata nunca deve estar curta ou longa demais e o tamanho pode ser ajustado facilmente usando a outra ponta. Certos tipos de nó também acabam usando mais tecido, então o padrinho deve ficar atento a isso.

Tendências de meias e gravatas para padrinhos

“As meias coloridas são uma tendência que surgiu na Europa há alguns anos. Hoje o auge da tendência já passou e mesmo marcas como a Dolce Gabanna – que tem como característica a presença de estampas – tem poucos modelos coloridos em suas coleções, sendo a maioria em padronagens mais clássicas como o Xadrez. As padronagens mais presentes nas coleções atuais são o poá – a estampa de bolinhas, o xadrez tradicional e as lisas em neon”, comenta Sara.

“Para casamentos, gravatas de cores mais sóbrias como o azul royal têm ganhado destaque. Apliques de pequenos e discretos cristais Swarovski também andam em alta.

meias e gravatas para padrinhos
Foto: Bek Grace

Contudo, é importante que os padrinhos usem aquilo que gostam e que se sentem bem. A melhor tendência é curtir o evento sem pressão”, finaliza Flávia.

10 inspirações de meias e gravatas para padrinhos

meias e gravatas para padrinhos
Foto: Bryce Covey

 

meias e gravatas para padrinhos
Foto: Julie Paisley

 

meias e gravatas para padrinhos
Foto: ADAM BARNES

 

meias e gravatas para padrinhos
Foto: Amy Arrington

 

meias e gravatas para padrinhos
Foto: Maria Angela Photography

 

meias e gravatas para padrinhos
Foto: Stewart Leishman

 

meias e gravatas para padrinhos
Foto: Sarah & Ben

 

meias e gravatas para padrinhos
Foto: famousoutfits.com

 

meias e gravatas para padrinhos
Foto: @socksonthebeat

 

meias e gravatas para padrinhos
Foto: Heidi Calma10

 

Veja mais inspirações para padrinhos no nosso perfil no Pinterest 

</>

Tags da matéria

Comentários