Revista

Revista iCasei: Blog de Casamento para Noivas e Noivos

Roteiro para lua de mel nas Ilhas Maurício: descubra o paraíso a dois

Saiba tudo sobre como planejar a sua lua de mel nas Ilhas Maurício e viver esse sonho a dois!

Feche os olhos e imagine-se em um refúgio tranquilo, rodeado por palmeiras exuberantes, águas cristalinas, e com os pássaros cantando ao nascer do sol… conseguiu visualizar? Esse paraíso, que mais parece um sonho, é, sim, uma realidade e se chama Ilhas Maurício. 

Diante de tamanha beleza, é claro que o destino se torna um forte candidato para os casais apaixonados que estão em busca da lua de mel ideal. Mas, o que será que esse pequeno arquipélago, composto por 25 ilhas, oferece de tão especial?

Abaixo vamos te responder essa pergunta e te ajudar a planejar sua lua de mel nas Ilhas Maurício. Boa leitura!

Roteiro para lua de mel nas Ilhas Maurício

Foto de Xavier Coiffic na Unsplash

Onde ficam as Ilhas Maurício e qual a cultura do local?

No meio do oceano Índico e perto de Madagascar, encontra-se um arquipélago encantador, multicultural, repleto de beleza e rica história: as Ilhas Maurício!

Localizadas a 800 km a leste da ilha de Madagascar, as Ilhas Maurício são um destino cobiçado para lua de mel. Seus vizinhos mais próximos incluem o departamento francês de Reunião, a oeste, e as encantadoras Ilhas Seychelles, ao norte.

A capital do país é Port Louis e a extensão da Ilha é de apenas 2.040 km². Em uma comparação palpável para visualizarmos melhor, apenas a cidade de São Paulo possui 1.521 km² e a cidade do Rio de Janeiro tem 1.255 km². Ou seja, é possível cruzá-la de ponta a ponta sem muito esforço.

Para aqueles que se interessam mais pela história e cultura popular, o arquipélago e o país chamado Maurício, ou Mauritius, foi descoberto em 1505 pelos navegadores portugueses. 

Entretanto, só foram colonizadas em 1598 pelo povo holandês. Por isso, assim que você desembarca no Aeroporto Internacional Sir Seewoosagur Ramgoolam, em Maurício, é possível perceber a presença de franceses, hindus, africanos e ingleses. 

O país também teve períodos de governo sob a França e posteriormente sob o Reino Unido, tornando o francês e o inglês as línguas oficiais.

Com as lavouras de café e cana-de-açúcar — que inclusive ainda movimentam grande parte da economia —, africanos e hindus migraram para a Ilha e completaram essa miscigenação cultural que os deixou muito parecidos com o Brasil. 

A pluralidade cultural das Ilhas Maurício é algo tão rico que faz do país um dos melhores lugares para passar a lua de mel! O casal pode fazer compras no mercadão da cidade, visitar templos hindus, se hospedar em hotéis luxuosos que mesclam conforto com a exuberância das praias e claro conhecer o agito noturno do país. 

Como chegar nas Ilhas Maurício?

Para começar a planejar sua lua de mel nas ilhas é necessário comprar as passagens em alguma companhia aérea que faça voo para a África, pois como não há voos diretos do Brasil para Maurício, o ideal é ir até Johannesburg, na África do Sul, e lá fazer uma conexão para o país.

O aeroporto é o Aeroporto Internacional Sir Seewoosagur Ramgoolam e a viagem pode durar cerca de 12 horas com conexões.

A diferença de fuso do Brasil para Maurício é de 7 horas. E a moeda é a Rúpia Mauriciana, mas o dólar é muito bem aceito no local. Para ter noção de valor, 1 real equivale a cerca de 10,30 rúpias mauricianas. E 1 dólar americano equivale a 32,92 rúpias mauricianas.

Ilhas Maurício: onde elas ficam e como chegar

Google Maps

Qual a melhor época para visitar as Ilhas Maurício em lua de mel? 

A escolha da época para visitar as Ilhas Maurício em lua de mel depende das preferências do casal e do clima que desejam encontrar. No entanto, geralmente os meses de maio a dezembro são considerados os melhores para visitar as ilhas.

Durante esse período, as temperaturas são mais amenas, os dias são ensolarados e há menos chances de chuva. Além disso, essa época coincide com a alta temporada turística, oferecendo uma ampla variedade de atividades e serviços para os recém-casados aproveitarem ao máximo sua estadia romântica nas belas paisagens mauricianas.

Quais os documentos necessários para entrar em Maurício?

Além do passaporte válido, para entrar no país é preciso de um visto de turista. Esse visto é providenciado no próprio Aeroporto Internacional Sir Seewoosagur Ramgoolam na hora do desembarque e é preciso apresentar:

  • Passaporte com data de validade maior que 6 meses e com pelo menos 2 páginas em branco para o carimbo; 
  • Comprovante da passagem de volta; 
  • Comprovante de hospedagem;
  • Documentos pessoais emitidos no Brasil;
  • Certificado de vacinação contra a febre-amarela.

Vale lembrar que é preciso ficar atento às conexões do seu voo. Pois, pode ser pedido visto específico caso faça conexão em algum outro país, como nos Estados Unidos, por exemplo. Certifique-se antes de embarcar. 

Além disso, lembre-se de tomar as vacinas antes, para o caso de alguma reação e não se esqueça de levar o CIVP (Certificado Internacional de Vacinação) atualizado com as vacinas de covid-19 também. 

Ilhas Maurício: qual a melhor época

Foto de Xavier Coiffic na Unsplash

Destinos românticos nas Ilhas Maurício para visitar na lua de mel

Planejar os destinos para visitar em Maurício é uma das etapas da viagem de lua de mel para os casais que escolherem a ilha como destino. Pensando nisso, separamos abaixo as principais opções de destinos para conhecer ao lado do seu futuro marido ou esposa. Confira!

Tamarin Bay

Famosa por suas praias e paisagens paradisíacas, Tamarin Bay é uma das regiões mais procuradas das Ilhas Maurício. Lá, além da beleza da natureza e das águas azuis, é possível ver os golfinhos que vivem na região. Além disso, Tamarin Bay também concentra as salinas da ilha e, por isso, é um dos destinos mais procurados por casais em lua de mel.  

Trou aux Cerfs

Como as Ilhas Maurício tem origem vulcânica, na região é comum encontrar crateras que formam pequenos vulcões. E, o maior deles é o Trou aux Cerfs, um vulcão adormecido localizado próximo ao centro da ilha, no território de Curepipe. Como ele fica a 605 metros de altura, a vegetação que cresceu a sua volta impressiona e todo o cenário é indescritível. 

Chamarel Waterfall e 7 Coloured Earth

Essas duas atrações de Maurício ficam situadas na aldeia de Chamarel, onde uma é a cachoeira mais alta da ilha e a outra é a famosa Terra das Sete Cores. Ou seja, ambas valem a visita.

A Chamarel Waterfall conta com 100 metros de queda d’água e tem dois pontos incríveis e fascinantes de observações da cascata. E, a Terra das Sete Cores, é um tipo de solo raro e colorido com 7 cores diferentes. Considerado um fenômeno geológico, a Terra das 7 cores surgiu porque a lava do vulcão Trou aux Cerfs alcançou o solo, ela oxidou os metais presentes ali, dando cor à terra. Lembrando que, essas duas atrações ficam em parques particulares e é necessário comprar ingresso para visitá-las.

Île aux Cerfs

Localizada no largo de Trou d’Eau Douce na maior lagoa das Maurícias, a ilha, que é particular, possui piscinas naturais, mar azul, vegetação luxuriante e praias de areia branca. Ou seja, um paraíso em Maurício. Para chegar à ilha é preciso comprar o translado de barco e o passeio é ideal para casais em lua de mel que querem passar um tempo bem juntinhos curtindo o sol e água fresca. 

Praias

Com mais de 300 km de costa marítima, as Ilhas Maurício oferecem uma variedade incrível de praias para visitar. Por isso, é essencial reservar alguns dias do roteiro para explorar essas maravilhas naturais. Nossas dicas são: a Praia de Belle Mare, a La Cuvette, a Rodrigues, a Blue Bay, a Baía das Tartarugas, a Le Morne, a Grand Baie e a Flic-en-Flac. 

Atividades para casais: quais os melhores passeios para fazer na lua de mel? 

Com uma das mais belas vistas e águas do mundo, as Ilhas Maurício são perfeitas para passeios que envolvem atividades aquáticas, aventura e contato com a natureza. Além disso, uma imersão cultural é muito bem-vinda, já que a gastronomia e religiosidade são fortes atrações e traçam o perfil desse paraíso.

Desse modo, abaixo separamos os melhores passeios para fazer na lua de mel na ilha. Confira!

  • Nadar com golfinhos: lá o casal encontra várias agências focadas neste tipo de passeio e dá para nadar, passar a mão e dar petiscos para os animais;
  • Grand Bassin: é um Templo Hindu formado próximo a um lago de cratera de origem vulcânica, e mesmo se o casal não for religioso, vale a visita;
  • Black River Gorges National Park: perfeito para piqueniques e caminhadas a dois, dá para fazer trilhas, visitar o mirante e claro, conhecer a Piton de la Petite Rivière Noire, a montanha mais alta das Ilhas Maurício com 828 metros de altura;
  • Passeio de Bike elétrica pela B9, considerada uma das 10 rodovias mais belas do mundo;
  • Passeio de lancha até as lagoas de corais;
  • Passeio ao centro da cidade, Port Louis, para observar a cultura local e fazer compras na feira de rua;
  • Visita ao Château de Labourdonnais, uma linda fazenda histórica construída nos anos 1800, com plantação de cana e degustação de rum;
  • SPA no Hotel: quase todos os hotéis de luxo da ilha possuem SPAs relaxantes, vale a pena tirar um dia para relaxar e curtir o seu amor.
Cachoeiras nas Ilhas Maurício

Foto de Fabienne Sypowski-Meyer na Unsplash

Roteiro pronto: confira nossas dicas de roteiro para sua lua de mel

Pensando em ajudar os noivos no planejamento da lua de mel nas Ilhas Maurício, abaixo separamos um roteiro pronto para 10 dias.

Roteiro para 10 dias de lua de mel nas Ilhas Maurício

  • Dia 1: curtir uma das praias paradisíacas da ilha e a noite um jantar à luz de velas no hotel;
  • Dia 2: conhecer a capital Port Louis, passear pelo centro e ruas de dia e a noite e curtir a animação da cidade;
  • Dia 3: visitar a Chamarel Waterfall e 7 Coloured Earth;
  • Dia 4: nadar com os golfinhos no Tamarin Bay e terminar o dia vendo um pôr do sol de alguma praia;
  • Dia 5: conhecer o Trou aux Cerfs e o Grand Bassin;
  • Dia 6: passar o dia todo na  Île aux Cerfs;
  • Dia 7: passear pelo Black River Gorges National Park;
  • Dia 8: visitar o Château de Labourdonnais e as Crystal Rocks;
  • Dia 9: dia de praia;
  • Dia 10: curtir um dia de SPA no hotel com seu amor e fazer as malas para começar a vida a dois.

Resorts e acomodações: onde se hospedar nas Ilhas Maurício? 

Agora que o casal já tem em mãos o roteiro, chegou a hora de escolher a hospedagem. Como a ilha é um destino turístico é possível encontrar resorts de luxo e hotéis 5 estrelas com pacotes para lua de mel. Em contrapartida, também é possível encontrar pousadas mais em conta e bem no estilo da ilha. Abaixo separamos algumas opções:

Beachcomber Dinarobin

A Beachcomber é a maior rede hoteleira da pequena ilha. São 8 hotéis ao longo do território, com opções desde 3 até 5 estrelas. Neles, há sistemas de meia pensão ou pensão completa e opções para famílias, casais e all inclusive, por exemplo.

Dos 8 hotéis, destacamos o Dinarobin, pois a serenidade paira sobre o local, que parece mais uma rede de casas privativas do que um hotel. Cada suíte faz sentir-se individualmente acolhido. Há áreas privativas com acesso para casais, trazendo a sensação de uma praia só sua. O serviço é impressionante e os restaurantes excelentes.

Lux Le Morne

Localizado próximo à Praia Le Morne, este resort é bem luxuoso e à beira-mar. Conhecido como resort de areia branca, o hotel conta com 5 piscinas, spa e 3 restaurantes. Para os casais em lua de mel, eles oferecem pacotes all inclusive com algumas regalias bem românticas para os casais.

Constance Belle Mare Plage

Situado a cerca de 60 km do aeroporto de Maurício, o Constance Belle Mare Plage fica a apenas 2 km de uma das praias privativas com recife de corais das Ilhas Maurício. Considerado um hotel de luxo, lá o casal encontra cerca de 7 restaurantes e 6 bares diferentes para aproveitar a estadia. Além disso, o resort conta com piscinas internas e externas, acesso à praia e várias opções de quartos lindíssimos dignos de uma lua de mel.

The St Regis Mauritius Resort

Também à beira-mar, o resort, que é cinco estrelas, é super elegante e sofisticado. Além dos restaurantes, piscinas e SPA, no St Regis é possível alugar uma vila e se isolar do mundo com seu companheiro. 

SALT of Palmar

Situado na costa leste da ilha, o Salt of Palmar fica próximo à praia de Palmar, ou seja, dá para acordar e dar de cara com a beleza do mar. Lá, os quartos e suítes são grandes, com decoração típica da ilha e o hotel conta com várias atividades aquáticas e excursão de bicicleta para a aldeia próxima.

Praias das Ilhas Maurício

Foto de Teodor Kuduschiev na Unsplash

Gastronomia: quais são os destaque da culinária local?

Com toda essa mistura de culturas e estilos, a culinária da ilha também é variada, exótica e vale a pena experimentar os sabores. Lá é comum encontrar uma comida mais temperada e com diferentes tipos de pescados e mariscos.

Abaixo separamos os principais pratos para o casal provar a gastronomia das Ilhas Maurício.

  • Paratha: o paratha é pão de farinha feito à mão recheado com verduras, carnes e pescados;
  • Rougaille: é um tipo de tomate recheado. Conhecido como maçã do amor, esse tipo de tomate é servido com ervas, cebola, alho, gengibre e pimentão. De acompanhamento é possível escolher carne ou peixe;
  • Napolitain: perfeito para a sobremesa, o napolitain é um doce feito de massa de bolo com geleia de goiaba chinesa;
  • Dhal Puri: feita com farinha de lentilhas e recheada com curry de vegetais, essa panqueca é deliciosa! 
  • Biryani: é um arroz basmati cozido com temperos e carne ou pescado. Fica ótimo com uma salada de pepino;
  • Pescado a la vindaye: feito com pescado marinado em um refogado de vinagre, mostarda, cúrcuma com cebola, alho, gengibre e pimentões, esse prato é servido frio e vem acompanhado de arroz.

Já nas bebidas, o rum é um dos destaques da ilha, experimente e traga para o Brasil para presentear amigos e familiares. 

Como vimos, para passar sua lua de mel nas Ilhas Maurício é necessário começar o planejamento antes para dar tempo de cumprir com todas as burocracias da viagem e guardar uma grana a mais para curtir tudo o que a ilha tem para oferecer.

E, nós do iCasei podemos te ajudar! Com a gente é possível fazer seu site de casamento personalizado e criar lista de presentes de casamento, que contempla cotas para lua de mel, que são revertidas em dinheiro.

Isso mesmo! Você pode deixar a lua de mel nas Ilhas Maurício como sugestão de presente e, ao invés de retirar o voucher, o casal converte os presentes em dinheiro e podem curtir sua lua de mel no destino escolhido.

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Sobre:

#
iCasei

Somos o maior portal de casamentos do Brasil, e nada melhor do que especialistas no assunto para trazer dicas, notícias e tendências desse universo maravilhoso e encantador. Desde 2007 no mercado, mais de 1 milhão de noivos já usaram nossa plataforma.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024