Os filmes de casamento podem ir muito além dos clichês e render boas ideais para você adotar em sua cerimônia. Como não se inspirar nos votos de casamento trocados entre Paige e Leo no romântico “Para Sempre”? Ou querer o lindíssimo vestido de noiva criado pela estilista Vivienne Westwood para a personagem de Sarah Jessica Parker em “Sex and the City – O Filme”?

Sejam filmes de casamento de comédia ou um leve água-com-açúcar, é fato que a ficção pode ajudá-la a planejar o Grande Dia – ou apenas dar um stop na rotina agitada que antecede o evento. Confira 10 longas-metragens para assistir com seu amado e se divertir.

filmes de casamento
Foto: Shutterstock

TOP 10 filmes de casamento

1. O Pai da Noiva (1991)

George Banks (Steve Martin) é um pai de família casado com Nina (Diane Keaton) e que vê sua vida perfeita mudar ao receber uma notícia bombástica: sua filha Annie (Kimberly Williams) irá se casar. Em meio a uma crise de ciúmes, ele criará mil confusões para não perder de vez sua garotinha.

Aqui, uma curiosidade: o icônico título, na verdade, é uma refilmagem. O original é de 1950 e tem Elizabeth Taylor no papel da filha e Spencer Tracy como pai. A versão mais nova ainda conta com uma sequência, “O Pai da Noiva 2”, lançada em 1995.

2. O Casamento do Meu Melhor Amigo (1997)

Julianne (Julia Roberts) e Michael (Dermot Mulroney) combinaram que, caso continuassem solteiros quando completassem 28 anos, se casariam. Ao receber um telefonema do amigo, às vésperas da fatídica data, anunciando que iria se casar, a garota percebe que sempre foi apaixonada por ele. Convidada para ser madrinha dos pombinhos, Julianne aceita, mas com segundas intenções.

Considerado como um dos 10 filmes mais bem-sucedidos de 1997, “O Casamento do Meu Melhor Amigo” originalmente teria um final diferente do visto na tela. Mas, durante as sessões-teste, o público não aprovou a última cena, o que obrigou o diretor a dar a Julianne um novo fim.

3. Afinado no Amor (1998)

Robbie Hart (Adam Sandler) é o melhor cantor de casamentos de Nova Jersey. Mas, após ser abandonado no altar, entra em depressão e passa a dar vexames nas festas. Entre um evento desastroso e outro, ele conhece a garçonete Julia Sullivan (Drew Barrymore), e os dois iniciam uma grande amizade. Só que Robbie descobre que quer ser bem mais do que um amigo.

Este filme marca o início de uma bem-sucedida parceria entre Adam Sandler e Drew Barrymore. Os dois ainda protagonizam o fofíssimo “Como Se Fosse a Primeira Vez” (2004) e o divertido “Juntos e Misturados” (2014).

4. Casamento Grego (2002)

O sonho do pai grego de Toula Portokalos (Nia Vardalos) é vê-la casada com um homem de sua terra. Mas ela quer mais. Após convencer o pai a pagar por aulas de informática, ela conhece e se apaixona por Ian Miller (John Corbett). Os dois decidem manter o namoro em segredo, até que são descobertos. Agora, ele terá que se adequar às tradições gregas para ser aceito na família.

Um dos filmes de casamento de comédia romântica mais clássicos, “Casamento Grego” possui uma sequência lançada em 2016. Nele, a família se reúne após descobrir que o matrimônio dos pais de Toula nunca foi oficializado.

5. Penetras Bons de Bico (2005)

John (Owen Wilson) e Jeremy (Vince Vaughn) gastam seu tempo livre como penetras em recepções de casamento. O objetivo da dupla é seduzir mulheres que se entusiasmam com a simples ideia de se casar. Tudo segue como planejado até conhecerem Claire (Rachel McAdams), uma jovem noiva filha de um influente político e que faz com que a dupla entre em sérios apuros.

“Penetras Bons de Bico” é o terceiro filme da parceria entre Owen Wilson e Vince Vaughn. Antes, eles contracenaram em “Zoolander” (2001) e “Starsky & Hutch” (2004). Mais recentemente, estiverem juntos em “Os Estagiários” (2013).

6. O Casamento de Romeu e Julieta (2005)

Alfredo Baragatti (Luís Gustavo) é um palmeirense que criou sua filha Julieta (Luana Piovani) para ser tão fanática quanto ele pelo time alviverde. Só que ela acaba se apaixonando por Romeu (Marcos Rica), um corintiano roxo. Para não desagradar a família da moça, ele finge ser torcedor do Palmeiras – e se envolve em muita confusão.

Esta releitura bem brasileira do clássico de William Shakespeare é um dos filmes sobre casamento da Netflix.

7. A Sogra (2005)

A vida amorosa de Charlotte Cantilini (Jennifer Lopez) se reduz a uma série de encontros desastrosos, até que conhece Kevin Fields (Michael Vartan). O problema é a mãe dele, Viola (Jane Fonda). Recentemente demitida do cargo de âncora de um jornal nacional, ela teme perder também o filho. Para evitar tal destino, decide atrapalhar ao máximo os planos do casal.

“A Sogra” marca o retorno de Jane Fonda às telonas após 15 anos. A atriz norte-americana, inclusive, é uma velha conhecida do gênero de filmes de casamento. Ela também protagonizou “Até os Fortes Vacilam” (1960) e “Contramarcha Nupcial” (1962).

8. Mamma Mia! (2008)

Sophie (Amanda Seyfried) está prestes a se casar. Sem saber quem é seu pai, envia convites para três homens citados no antigo diário de sua mãe, Donna (Meryl Streep). Eles vêm de diferentes partes do mundo para encontrar a mulher de suas vidas. Só que Donna não está preparada e se vê obrigada a inventar desculpas para não revelar quem é o verdadeiro pai.

Recentemente, o musical baseado nas canções do grupo pop sueco ABBA ganhou uma segunda parte. “Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo!” estreou em agosto nos cinemas e revela o passado de Donna.

9. Noivas em Guerra (2009)

As amigas Emma (Anne Hathaway) e Liv (Kate Hudson) ficaram noivas e escolheram o mesmo lugar para celebrar o grande evento: o Hotel Plaza, onde ocorrem os mais badalados casamentos de Nova York. Mas, por causa de um erro, as duas acabam com a mesma data reservada. Agora, elas entram em uma disputa para descobrir quem fará a melhor festa.

Muito além do divertido enredo, “Noivas em Guerra” é relembrado por outro detalhe: o vestido de noiva rodado usado por Kate Hudson. O modelo assinado por Vera Wang pode servir de inspiração para quem procura um traje romântico e clássico.

10. Missão Madrinha de Casamento (2011)

Lillian (Maya Rudolph) vai se casar e convida a amiga Annie (Kristen Wiig) para ser sua madrinha. Embora não entenda nada deste universo, ela se dedica à missão. Só que Helen (Rose Byrne), outra amiga da noiva, resolve se meter nos preparativos e toma as rédeas do casamento. Logo, as duas passam a disputar o posto de organizadora do Grande Dia.

Já que o título é praticamente uma versão feminina de “Se Beber Não Case” – com direito a despedida de solteira em Las Vegas e tudo –, ele também deve entrar para a lista de filmes de casamento para assistir com as madrinhas antes da cerimônia.

Tags da matéria

Comentários