Revista

Revista iCasei: Blog de Casamento para Noivas e Noivos

Chá de maquiagem: o que é e como organizar uma experiência de beleza e diversão?

O chá de maquiagem é uma ocasião descontraída durante os preparativos do casamento, que permite à noiva compartilhar momentos especiais com suas madrinhas e amigas íntimas. Além de aprimorar habilidades de maquiagem, essa reunião fortalece laços e cria memórias preciosas antes do grande dia.

O chá de maquiagem pode ser uma opção interessante para quem busca alternativas ao tradicional chá de panela, chá bar ou chá de lingerie.

A principal diferença é que, em vez de receber presentes como utensílios domésticos, bebidas ou roupas íntimas, a noiva é presenteada com itens relacionados à maquiagem, como pincéis, sombras, batons, máscaras, bases, corretivos, iluminadores, entre outros.

O que é um chá de maquiagem?

O chá de maquiagem como atividade pré-casamento tem como objetivo proporcionar um momento de descontração e aprendizado para a noiva e suas convidadas. A ideia é que todas possam se maquiar, experimentar produtos, receber dicas de profissionais e se sentir mais bonitas e confiantes.

O evento geralmente acontece alguns meses antes da cerimônia. Nesse encontro, as mulheres têm a oportunidade de compartilhar dicas e truques de beleza, participar de jogos como bingo de produtos, sorteios e brindes, além de se divertirem enquanto experimentam diferentes looks. 

Veja também: Chá de lingerie: guia completo para organizar uma super festa!

Duas amigas se maquiando

Foto de Johan Mouchet na Unsplash

Dicas para organizar um chá de maquiagem perfeito

Se você ficou interessada em fazer um chá de maquiagem para celebrar com as suas amigas, confira algumas dicas para organizar um evento inesquecível:

Orçamento

O planejamento financeiro para o chá de maquiagem deve ser realizado considerando os custos envolvidos na realização do evento. É importante levar em conta despesas como aluguel do espaço (se for o caso), contratação de profissionais (se necessário), decoração, alimentos, bebidas, presentes e lembrancinhas.

Uma forma de economizar é pedir a colaboração das madrinhas e das amigas mais íntimas na organização. Você também pode optar por fazer uma festa mais simples e caseira, sem abrir mão da diversão e da beleza.

Local

O local do chá de maquiagem deve ser escolhido de acordo com o número de pessoas, o orçamento e a disponibilidade da noiva. Você pode fazer o evento na sua casa, na casa de alguma madrinha ou amiga, em um salão de festas ou em um salão de beleza.

O importante é que o local seja confortável, bem iluminado e tenha espaço suficiente para acomodar todas as convidadas e os materiais necessários para a maquiagem.

Convidados

Você pode optar por realizar um chá de beleza mais íntimo, apenas com as madrinhas e amigas mais próximas, ou um evento mais abrangente, incluindo familiares, colegas de trabalho e outras pessoas que fazem parte da sua vida e que, de preferência, também estão convidadas para a celebração do casamento.

O ideal é que você faça uma lista prévia dos convidados e confirme a presença com antecedência. Dessa forma, será possível planejar melhor os convites, os presentes, as lembrancinhas, as comidas e as bebidas.

Convites

Os convites do chá de maquiagem devem ser enviados com pelo menos um mês de antecedência. Você pode optar por modelos impressos ou digitais, mas lembre-se de incluir as informações essenciais, como:

  • Data;
  • Horário;
  • Local;
  • Tema;
  • Lista de presentes;
  • Confirmação de presença.
Mulher na cadeira sendo maquiada e fazendo penteado

Foto de Fernanda Nuso na Unsplash

Lista de presentes

A lista de presentes deve ser elaborada conforme as necessidades e preferências da noiva. Você pode solicitar produtos específicos ou permitir que as convidadas escolham livremente o que desejarem.

Algumas sugestões de presentes para o chá de maquiagem são:

  1. Pincéis ou esponjas de maquiagem;
  2. Sombras;
  3. Blush;
  4. Contorno;
  5. Iluminador;
  6. Batons;
  7. Gloss;
  8. Máscaras de cílios;
  9. Delineadores;
  10. Lápis de olhos;
  11. Lápis de sobrancelhas;
  12. Bases;
  13. Corretivos;
  14. Pós faciais;
  15. Primers;
  16. Fixadores de maquiagem;
  17. Demaquilantes;
  18. Lenços umedecidos;
  19. Hidratantes faciais;
  20. Protetores solares;
  21. Esfoliantes faciais;
  22. Máscaras faciais;
  23. Necessaires;
  24. Espelhos.

Você pode incluir a lista de presentes no convite, especialmente se ele for digital. Caso prefira, você também pode criar uma página exclusiva para a lista em um site de casamento moderno.

Dessa forma, fica mais fácil para os convidados escolherem os presentes e você evita receber itens repetidos ou indesejados.

Lembrancinhas

As lembrancinhas do chá de maquiagem são uma forma de agradecer as convidadas pela presença e pela participação no evento. Você pode optar por gratificações simples ou mais elaboradas, mas sempre relacionadas ao tema da maquiagem. Confira algumas sugestões:

  • Uma maletinha com mini itens de make para viagem;
  • Um kit manicure (com esmaltes, lixa, acetona e algodão);
  • Sachês perfumados;
  • Chaveiros de maquiagem;
  • Uma necessaire recheada de produtos de beleza;
  • Um kit de pincéis de maquiagem.

Para deixar as lembrancinhas ainda mais personalizadas, é possível incluir o nome da noiva, a data do evento e uma mensagem.

Mãos femininas com anéis iguais e unhas coloridas

Foto de THIS IS ZUN na Pexels

Comidas e bebidas

As comidas e bebidas para o chá de maquiagem devem ser escolhidas de acordo com o horário, local e estilo do evento.

Você pode oferecer um cardápio diversificado, com alternativas saudáveis e leves, como saladas, sanduíches, frutas, sucos e água. Além disso, é possível incluir opções mais tradicionais, como salgadinhos, docinhos, bolos, tortas, refrigerantes e drinks.

É importante levar em consideração as preferências e restrições alimentares de cada convidada, garantindo que haja comida suficiente para todas.

Jogos e atividades

Os jogos para chá de maquiagem são essenciais para animar o evento e torná-lo mais interativo. Você pode escolher atividades que envolvam o tema da beleza em si ou que estejam relacionadas à noiva e ao casamento. Veja algumas ideias:

  • Desafio de maquiagem às cegas: duplas serão formadas e uma pessoa irá maquiar a outra com os olhos vendados. Ao final, a noiva escolherá a melhor e a pior maquiagem;
  • Desafio de maquiagem invertida: as convidadas são divididas em duplas e uma delas precisa maquiar a outra. Porém, elas devem usar os produtos de forma contrária: aplicar batom nos olhos, por exemplo;
  • Desafio de maquiagem com uma mão: duplas serão formadas e uma pessoa irá maquiar a outra utilizando apenas uma mão, de preferência a menos dominante;
  • Bingo de produtos: as convidadas recebem cartelas com nomes de produtos e marcam conforme forem sorteados. Quem completar uma linha, uma coluna ou uma diagonal grita “bingo” e ganha um prêmio;
  • Dicas de profissionais: é possível contratar um maquiador profissional para dar dicas, ensinar truques e técnicas, tirar dúvidas e fazer demonstrações.

Veja também: Brincadeiras para chá de lingerie: veja 12 ideias criativas

Mulher de blusa verde sendo maquiada

Foto de Candice Picard na Unsplash

Tema e decoração

A decoração para chá de maquiagem deve ser escolhida segundo as preferências da noiva e o estilo do evento. Existem diversas opções de temas que podem ser utilizados, desde os mais clássicos e elegantes, como preto e branco, rosa e dourado, floral ou vintage, até os mais divertidos e criativos, como conto de fadas, Alice no País das Maravilhas, tropical ou neon.

Para a decoração estar em sintonia com a proposta do evento, é interessante utilizar objetos e elementos que remetam à maquiagem, como bolos e docinhos personalizados. Você também pode usar itens de make para compor o ambiente, como pincéis, paletas, batons, espelhos, etc.

Outra sugestão é criar um painel para tirar fotos com as convidadas, utilizando uma cortina, um fundo ou uma moldura. Além disso, acessórios divertidos como óculos, chapéus, tiaras e plaquinhas podem ser providenciados para tornar as fotos ainda mais animadas.

Esperamos que esse conteúdo tenha te inspirado com muitas ideias para organizar um chá de maquiagem super divertido e agradável. 

Se você quiser mais dicas sobre outros eventos pré-casamento, como chá de panela, chá bar ou chá de lingerie, continue navegando pela Revista iCasei. Aqui você encontra tudo o que precisa para planejar o seu casamento dos sonhos.

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Sobre:

#
iCasei

Somos o maior portal de casamentos do Brasil, e nada melhor do que especialistas no assunto para trazer dicas, notícias e tendências desse universo maravilhoso e encantador. Desde 2007 no mercado, mais de 1 milhão de noivos já usaram nossa plataforma.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024