Sugere-se considerar o tamanho da bolsa. optar por cores neutras ou que combinem com o vestido e garantir que a clutch tenha espaço suficiente para itens essenciais. O post fornece dicas sobre como usar uma bolsa clutch em casamentos, especialmente para madrinhas, mães dos noivos e convidadas. O texto oferece orientações simples para acertar na escolha da bolsa e adicionar um toque elegante ao look de casamento. Ele destaca a importância de escolher uma clutch que complemente o visual e seja prática.
Na hora de compor o look de para o Grande Dia é comum madrinhas, mães dos noivos e convidadas em geral terem dúvidas sobre quais acessórios usar. Um dos dilemas mais comuns é o de como usar a bolsa clutch no casamento.
Se esse é o seu caso, confira as dicas que separamos para te ajudar na missão de completar o look perfeito para a ocasião.
Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que o conforto deve ser prioridade na hora de compor o look para casamento e a escolha de usar ou não bolsas também deve levar em consideração essa característica tão importante.
“A gente acredita que o que vale nessas ocasiões é o conforto físico e o respeito ao local/cerimônia. Dessa forma, se não ferir nenhum preceito específico do momento não precisa haver nenhuma grande preocupação”, comenta Carol Caliman, consultora de estilo da Assinatura de Estilo.
Madrinhas e mães dos noivos devem usar bolsa clutch?
Não existe uma regra que impede o uso da bolsa clutch pelas madrinhas e mães dos noivos. Assim como as convidadas, elas podem optar pelo uso do acessório e, segundo Dany Couto, consultora de estilo da Estilo Rio, o ideal é que sejam pequenas e de mão.
“Madrinhas e mães do noivos também podem usar desde que não as atrapalhem, pois ficarão um bom tempo em pé e, como ficarão no altar as bolsas, não devem chamar muita atenção, afinal este é o dia da noiva. Vale optar por modelos mais discretos.”, comenta Dany Couto.
Essa é uma das primeiras dúvidas que surgem quando o assunto é como usar bolsa clutch no casamento e, na verdade, não existe uma resposta fechada para o dilema.
Para Dany Couto entrar ou não na igreja usando bolsa fica a critério de cada pessoa. “Se for uma clutch discreta não há problema em entrar segurando na igreja”, observa a especialista.
Depois de decidir usar ou não a bolsa clutch no casamento, vem à missão de escolher o modelo perfeito. Afinal, como combinar o acessório com o restante do look?
“O ideal é que as bolsas sejam de cores neutras e não é necessário coordenar com a cor do sapato ou vestido. Os materiais mais modernos e sofisticados para o acessório são metais, que podem ter formatos geométricos. Pode ser usados também o madrepérola, que é elegante e sofisticado”, recomenda Dany Couto.
Embora não existe uma regra, Carol Caliman menciona que quanto menor e mais durinha e estruturada for a bolsa cluth escolhida, mais formal ela será.
“Sendo assim, madrinhas e convidadas em posições de destaque em cerimônias mais formais/protocolares, provavelmente vão acabar optando por bolsas e clutches nessa pegada”, comenta Carol Caliman.
As bolsas maiores e sem estrutura são consideradas mais informais para a ocasião, assim como as durinhas e um pouco maior ou molinha e bem pequena ficam no meio do caminho entre o formal e informal.
“Outros elementos também podem deixar a peça mais sofisticada, como bordados em pedrarias e trabalhos manuais como dobradura de tecido. O universo de elementos que podem ajudar a formalizar ou informalizar essa peça é bem grande. Vale a pena atentar ao tipo de mensagem que cada bolsa passa no contexto do look e da cerimônia, bem como a vontade da pessoa em seguir algum protocolo e/ou transmitir uma mensagem ou outra”, observa Carol Caliman.
O principal cuidado a ser seguido na hora de decidir como usar bolsa clutch no casamento é evitar modelos muito extravagantes e que briguem com o vestido.
Para Dany Couto ainda é interessante evitar o uso de bolsa com materiais como o tecido, que podem passar uma mensagem um pouco desatualizada. “Deve-se ter bom senso. Evite o que for muito chamativo, muito colorido ou que tenha muita informação. Vale sempre lembrar que menos é mais!”, observa a consultora de estilo.
Foto: @luxnor.id
Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest