Escolher as fotos com cuidado e atenção garantirá que o álbum conte a história do casamento de forma autêntica e memorável. preservando as lembranças desse momento único para sempre. O post discute a importância de escolher as fotos certas para o álbum de casamento, destacando a relevância desse registro especial. Além disso, enfatiza a importância de considerar a qualidade das fotos, a composição e a narrativa visual ao fazer a seleção. Ele ressalta a necessidade de selecionar imagens que capturem os momentos mais significativos e emocionantes do Grande Dia.
O álbum de casamento, é tratado com muito carinho e cuidado. Afinal, ele conta o Grande Dia por meio de fotografias, e serve de recordação não só para os noivos, mas para toda a família.
No meio de tantos cliques, escolher os mais importantes é uma tarefa um tanto difícil. “É bastante comum os noivos ficarem confusos por conta da quantidade. Por esse motivo, orientamos que sigam uma coerência maior entre imagens boas e momentos do evento e do círculo de interesse como cerimônia, festa e outros”, explica Fábio Borgatto, fotógrafo na Duo Borgatto.
Esse trabalho, porém, precisa ser feito de forma conjunta com o profissional contratado. “Nós participamos de tudo. Logo temos uma boa noção do que aconteceu com quem e como. O que fazemos é usar a seleção feita pelos noivos como orientação, mas nos permitimos explorar outros caminhos para uma melhor organização do álbum”, revela Fábio.
Independentemente de tendência, porém, o álbum deve ter a cara dos noivos. “Cada casal é diferente do outro. Tem aqueles que priorizam fotos deles, outros, gostam mais dos convidados. E também existem os que preferem a parte da balada e dos momentos espontâneos”, comenta o fotógrafo Marcelo Caetano.
Para Karina, da Amofotolivro, o casal pode seguir algumas dicas na hora de escolher as fotos. Para ela, é importante conter imagens de cada momento do Grande Dia.
“São várias as fotos essenciais para fazer parte de um álbum de casamento, entre a preparação para o casamento (making of dos noivos), cerimônia religiosa, antes e durante a recepção, além de fotos formais do ensaio do casal”, comenta Karina.
Levando em consideração que a escolha deve ter a marca do casal e que as fotos vão formar um álbum de casamento profissional, nada melhor do que organizar essa história. A seguir, você descobre as fotos que não podem faltar na sua festa.
Making of
O making of da noiva e o making of do noivo são momentos que devem ser explorados. Isso porque representam todo o processo dos noivos para subirem ao altar. É como se fosse os bastidores do Grande Dia – o que tem tudo para abrir o álbum de casamento com muito estilo.
A cerimônia é o momento mais tocante e comovente do casamento. O cortejo tira longos suspiros e lágrimas até mesmo dos mais resistentes. Por isso, para Marcelo, a melhor forma de ter recordações lindas é não apostar em ideias muito mirabolantes ou mudanças drásticas.
“Um álbum de casamento vai ser feito hoje, mas é importante pensar que ele vai servir para as próximas gerações. Então, acredito que seja válido optar por um estilo clássico, que é atemporal e vai entregar fotos bonitas sempre”, aconselha o fotógrafo.
A festa conta com muitos sorrisos e momentos espontâneos para serem captados. Por esse motivo é importante ter mais cautela na hora de escolher as fotos, porque alguns cliques acabam sendo repetidos.
“Chego a fazer quase cinco mil imagens. Depois disso, na hora de selecionar, já vou apagando algumas porque fazemos muita foto em sequência. É uma tarefa difícil selecionar as melhores, tanto para o fotógrafo como para o cliente, que ainda conta com o apego emocional”, ressalta Marcelo.
Álbum de casamento livro ou comum? Essa dúvida pode pairar na cabeça dos noivos na hora de escolher o serviço. O primeiro, é mais moderno e tem sido muito usado. Isso porque possibilita que as imagens sejam impressas diretamente nas páginas e não mais coladas, como antigamente.
Karina, da Amofotolivro, comenta alguns diferencias do formato livro na hora da escolha do álbum de casamento. ” O fotolivro é um álbum encadernado profissional agregando ainda mais qualidade ao produto. Ele se diferencia de outros álbuns por ser desenvolvido apenas com papel fotográfico ETERNO de alta gramatura (com qualidade superior ao papel couchê), além de ter lombada personalizável, ou seja, o layout tem especificações que deixa o álbum ainda mais especial”, finaliza.
Outra característica desse álbum de casamento encadernado é que é possível adicionar uma cobertura transparente de proteção na frente das fotos. Tal recurso aumenta o tempo de durabilidade dos registros.
“Cada álbum tem um acabamento que vai de encontro com o local da festa e com o estilo dos noivos, mas nada é proibitivo”, aponta a fotógrafa Carol Costa.
Foto: Oliver Fly Photography
Assim, um álbum de casamento rústico pode ser usado para uma festa clássica e um álbum de casamento clássico pode servir para uma cerimônia rústica.
Mas a encadernação é apenas um detalhe. Ainda é possível escolher uma série de personalizações. “As gravações a laser em couro e madeira trazem uma nova cara para a textura dos materiais. As caixas em acrílico com couro e linho também são um charme”, diz Carol. “Para quem busca novidades, desenhos impressos nas capas de linho estão em alta.”
Quando definir a escolha
A escolha do estilo fotográfico do casório deve ser compatível a dos noivos. Por isso, é necessário não deixar esse assunto para ser resolvido na última hora.
“O estilo de foto é o estilo do portfólio. Quando os noivos nos contratam, sabem o que vão receber em termos de linguagem. Já a parte física do álbum, como capa e tipo de papel, há uma gama de variações que eles podem escolher posteriormente”, aponta Fábio.
No entanto, se tratando dessa variação de material, é permitido mesclar alguns estilos. Só que essa escolha não precisa ser feita de imediato. “Os noivos podem fechar um básico e depois fazer upgrades. Além disso é muito comum escolher as réplicas para os pais e fechar acabamentos diferentes de capas e caixas”, conclui Carol.
Dessa forma, os noivos podem adaptar com calma exatamente o que eles querem se tratando da papelaria do álbum, para guardar essa recordação intacta por muitos e muitos anos.