Revista

Qual o melhor fotógrafo de casamento? 5 dicas para escolher

Escolher qual o melhor fotógrafo de casamento é fundamental, já que as memórias desse momento especial ficarão gravadas para sempre

O casamento é um dos momentos mais importantes na vida de um casal. Portanto, tudo precisa estar perfeito, como as flores, a decoração e o lugar. Por se tratar de uma lembrança muito especial, é preciso uma maneira de preservar a memória. Assim, aqui vão algumas dicas que vão ajudar os noivos a escolher qual o melhor fotógrafo de casamento.

Veja também:  10 melhores fotógrafos de São Paulo para registros incríveis do Grande Dia

qual o melhor fotógrafo de casamento

Foto: Tong Nguyen van

 

Veja também:  Fotos de casamento | Dicas para fazer cliques incríveis

5 dicas para escolher o melhor fotógrafo

1. Qual o melhor fotógrafo de casamento?

Encontrar um fornecedor que combine com o estilo do casal é uma das dicas de Marcelo Caetano, um dos fotógrafos profissionais de SP. O especialista explica que os noivos precisam se identificar com o portfólio antes de fechar contrato. Isso significa se atentar e dar match com o estilo de foto que esse profissional entrega.

“Olhar o trabalho do fotógrafo é essencial. Se você é uma noiva mais clássica que prefere fotos mais posadas, precisa procurar um especialista nessa área. Já se você for uma noiva mais despojada, pode buscar por Instagram de fotógrafos de casamento que realizem imagens mais descontraídas e espontâneas. Tudo depende do modelo de registros que o casal deseja”, explica Marcelo.

Além disso, o profissional diz que “antes de escolher qual o melhor fotógrafo de casamento, os casais também podem pegar indicações com amigas ou noivas que já tenham feito a cerimônia e contratado determinado especialista”. Dessa maneira, o casal tem como realizar uma pesquisa mais detalhada sobre como o fornecedor se portou e se o resultado final atendeu às expectativas dos outros clientes.

qual o melhor fotógrafo de casamento

Foto: Marcelo Caetano

 

Veja também: 12 dicas sobre contrato de fotografia de casamento 

2. Fotógrafo para casamento na praia, no campo ou na cidade

Enquanto os noivos estiverem na busca pelos melhores fotógrafos de casamento no RJ ou MG, por exemplo, eles devem se atentar ao local do evento. “Cada fotógrafo tem o seu estilo. Alguns circulam por todas as áreas, mas a maior parte dos especialistas tem uma preferência”, revela Marcelo.

“Fotografar um casamento na praia é muito diferente de registrar uma cerimônia no campo ou à noite na igreja. Em locais mais escuros, os fotógrafos precisam de um domínio maior em relação ao flash, para iluminar situações em que a luz não esteja favorável. Já na praia, o profissional tem que encontrar o melhor ângulo do casal, trabalhando com o sol e o cenário”, destaca o especialista.

Por isso, Marcelo indica que os noivos analisem cada fotógrafo pensando no tema da ocasião. “Se for um casamento no campo, é importante perguntar ao profissional se ele já fotografou eventos nessa área e ver referências dele nesse ambiente. Se for a primeira vez, é necessário verificar se ele está apto a trabalhar em um lugar diferente. Portanto, é importante ter essa conversa e explicar para o profissional como vai ser a cerimônia, assim é possível evitar imprevistos no Grande Dia.”

qual o melhor fotógrafo de casamento

Foto: Marcelo Caetano

3. Análise do portfólio

Durante a análise do portfólio, é importante conferir um trabalho completo do profissional. Isso é, desde o making of da noiva, o making of do noivo,  até o final da festa.

“Os noivos precisam estudar todas as imagens de um ou mais clientes. Um álbum em que o fotógrafo reuniu as melhores fotos de cada casamento pode até encher os olhos, mas não mostra a realidade de uma cerimônia”, alerta Marcelo.

De acordo com o profissional, às vezes, o casal se encanta com uma ou duas fotos de uma celebração, mas as outras imagens não ficaram tão boas. Vale ficar atento!

qual o melhor fotógrafo de casamento

Foto: Marcelo Caetano

 

4. Quando começar a procurar por fotógrafos?

Antes de fechar o contrato, uma dica para o casal é visitar três profissionais diferentes. No mínimo. Dessa maneira, eles podem estudar diferentes portfólios e ver qual o orçamento mais acessível. Vale ressaltar que, às vezes, o fotógrafo de casamento barato não é o que vai oferecer o melhor trabalho. Os noivos precisam escolher o fornecedor ideal de acordo com a confiança que estão depositando nele.

Em relação à data exata para o fechamento do contrato, ela não existe. Mas o ideal é fazer a pesquisa entre 10 e 12 meses de antecedência. Assim, o casal fica mais tranquilo e a chance de conseguir o fornecedor ideal é maior.

Caso os noivos já tenham um profissional em mente para o casamento, o recomendado é fechar o contrato o mais rápido possível. “Por trabalharmos com datas, quanto mais cedo garantirem o fotógrafo, melhor”, explica Fábio Borgatto, da boutique fotográfica Duo Borgatto.

qual o melhor fotógrafo de casamento 10

Foto: Duo Borgatto

 

5. O que observar no contrato?

Quando o casal já tiver selecionado o fotógrafo para o seu casamento, está na hora de preparar o contrato. “É necessário que as especificações sejam claras. As datas devem estar detalhadas, explicando quando os álbuns e as fotos serão entregues e como tudo será feito. Além disso, o termo precisa conter as garantias e multas caso ocorram cancelamentos ou possíveis alterações”, comenta Fábio.

A quantidade de fotógrafos que farão a cobertura da cerimônia também é uma informação importante a se observar. É necessário a clareza sobre quem estará presente no dia, se o próprio profissional realizará os cliques ou se a sua equipe cobrirá o evento. Caso os noivos decidam fechar um álbum, ter as especificações sobre a quantia das imagens e o tamanho também são dicas essenciais sobre contrato de fotografia de casamento.

qual o melhor fotógrafo de casamento

Foto: Duo Borgatto

Sobre:

#
Beatriz Ceschim

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo, Beatriz Ceschim é viciada em clássicos. Ela sonha em ter um casamento no exterior, que seja simples e elegante. Mas, para animar a festa, não pode faltar uma boa trilha sonora, regada a canções de musicais da Broadway e filmes antigos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019