Bebidas para o Casamento | Como harmonizar
Você sabe as diferenças entre vinho, espumante, champagne, frisante e como harmonizá-los no casamento? Descubra e escolha as bebidas para o casamento ideais para sua festa
Escolher as bebidas da festa não é uma tarefa fácil, e demanda participação mais ativa do noivo. A preocupação com a quantidade a ser comprada e tipo de bebida deixam as noivas estressadas e confusas. Para ajudá-las nessa tarefa, conversamos com a Casa Valduga, produtora e especialista em bebidas alcoólicas refinadas.
Espumante, champagne, vinho e frisante
A principal diferença entre essas bebidas é o método de produção, como explica o enólogo Jhonatan Marini, da Famiglia Valduga.
“O espumante é todo vinho que sofre duas fermentações naturais e contém pressão mínima de 4 Kg por cm². A primeira é a fermentação alcoólica, comum em todos os vinhos. A segunda, onde o espumante adquire a efervescência, tanto pode ocorrer em tanques de aço inox pressurizados (método Charmat) como pode ser feita na própria garrafa (método Champenoise ou tradicional/clássico).
O Champanhe é produzido obrigatoriamente em uma região específica (Champagne, na França). Eles são produzidos exclusivamente pelo método tradicional e apenas com as uvas Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier. O Champagne combina com pratos com manteiga, creme de leite e lácteos em geral, além de peixes defumados e sabores trufados.
Já o vinho Frisante pode ter pressão máxima de 2 Kg por cm², sendo o de gás carbônico natural, da própria fermentação ou acrescido artificialmente. Não pertencem aos espumantes, nem aos vinhos tranquilos.”
Os vinhos, comumente conhecidos no Brasil, possuem características próprias e harmonizam de acordo com seu tipo, como podemos ver nesta matéria.
Espumantes Brut, Rose, Moscatel, Blanc de Blancs e Rose de Noir
Os espumantes também possuem várias tipos e caraterísticas, explicadas por Jhonatan.
“Brut, é o tipo mais comum entre os espumantes e pode conter de 6 até 15 gramas de açúcar por litro. Eles podem ser brancos, roses ou tintos. Ideais para acompanhar pratos salgados.
Na elaboração de espumantes rosés é imprescindível a utilização de uvas tintas, geralmente a Pinot Noir. Há duas maneiras de obter o rosé com borbulhas: com a mistura de vinhos brancos e tintos ou pela maceração de uvas tintas (com ou sem a presença de uvas brancas) até se obter a cor desejada. As principais características são os aromas de frutas vermelhas e negras tais como morango, cereja e ameixa, que se confirmam na boca e podem apresentar toques de frutas secas e panificação dependendo do método de elaboração, do tempo em garrafa e do contato com as leveduras. Este espumante tem potencial para acompanhar diferentes tipos de pratos, como frutos do mar, pescados, carnes brancas e culinária japonesa.
Foto: Casa Valduga (Divulgação)
O espumante moscatel, ao contrário do espumante tradicional é elaborado a partir de uma única fermentação, usando-se especialmente uvas do tipo moscato, que lhe confere características organolépticas específicas, em especial o aroma intenso e frutado. Em sua composição deve conter no mínimo 20g de açúcar por litro. Sua graduação alcoólica fica entre 7 e 10% em volume. Harmoniza muito bem com sobremesas.
Foto: Casa Valduga (Divulgação)
Espumantes Blanc de Blancs são elaborados exclusivamente com uvas brancas, sendo a Chardonnay a variedade mais utilizada. Combina com frutos do mar, pescados, saladas e culinária japonesa.
Foto: Ponto Nero (Divulgação)
Rose de Noir são espumantes rosés elaborados exclusivamente com uvas tintas, sendo a Pinot Noir a variedade mais utilizada. Combina com frutos do mar, canapés e risotos.”
Foto: Ponto Nero(Divulgação)
Veja também Vinho para casamento, incluir ou não no cardápio? | Dicas italianas
Quantidade de bebida por pessoa
Vinho
Segundo Jhonatan, pode-se calcular uma garrafa de vinho tinto para cada 4 pessoas se houver jantar. Se não houver jantar calcula-se uma garrafa a cada duas pessoas.
Espumante
No caso do espumante, segundo o enólogo, se for servido do início ao fim do evento calcula-se uma garrafa para cada duas pessoas. Se for servido apenas no momento do brinde calcula-se uma garrafa para cada oito pessoas.
O vinho é como whisky, quanto mais velho melhor?
Há um pouco de mito nessa história. Segundo Jhonatan é necessário considerar diversos fatores na hora de decidir envelhecer um vinho. “Atualmente são poucos os que merecem ser guardados e que vão aprimorar com o tempo em adega. Para poder envelhecer, um vinho precisa ter estrutura robusta, ou seja, precisa ter uma boa base de taninos, ou acidez, ou álcool, ou açúcar residual. Ou ainda, uma combinação de alguns desses fatores mais a base de uva de boa qualidade. A maior parte dos vinhos disponíveis no mercado são feitos para consumo quase que imediato, de dois a cinco anos.”
Ficou com alguma dúvida sobre bebidas? Manda pra gente! casamentoreal@icasei.com.br
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis