Como se preparar para a primeira gravidez?
Está planejando “encomendar” um bebê? Veja dicas para encarar a gravidez
Você mal vê a hora de ter um bebezinho? Já está planejando aumentar a sua nova família? Cada casal tem uma história diferente: alguns resolvem engravidar antes e depois realizar uma festa de casamento, outros mal casam e já querem um filho e outros preferem curtir alguns anos a dois antes de tomar a decisão. Independente da sua história, sabemos que se preparar para a gravidez é fundamental.
Leia também: Noivas grávidas: 8 cuidados essenciais no casamento
Veja dicas de especialistas para lidar com este momento tão especial e se preparar para primeira gravidez:
1 – Faça uma avaliação geral antes da gravidez
De acordo com a ginecologista Alessandra Fernandez, o ideal é que a mulher que está programando engravidar avalie de forma geral sua saúde para uma gestação saudável.
Dentre os exames que devem ser realizados estão:
- exames de sangue como tipo de sangue;
- hemograma para avaliar eventuais anemias;
- glicemia para verificar taxa de açúcar no sangue;
- colesterol e triglicérides para avaliar perfil lipídico;
- TSH para avaliar o funcionamento da tireoide;
- sorologias para a avaliar imunidade à toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e catapora;
- pesquisa de doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, HPV, HIV;
- dosagens hormonais.
“Temos que lembrar que é muito importante pesquisar e diagnosticar doenças prévias ou crônicas, como hipertensão, diabetes ou alterações da tireoide, para podermos controlá-las adequadamente antes de engravidar”, explica Alessandra.
2 – Tome ácido fólico antes de engravidar
Se você fez os exames e está tudo certo, um passo super importante antes de engravidar é tomar o ácido fólico. “Ele corresponde à vitamina B9 do complexo B e é de fundamental importância para a formação do tubo neural no feto, que começa por volta da 3ª semana. Esta estrutura dá origem ao cérebro e medula espinhal, por isso sua grande importância – sua carência pode comprometer o desenvolvimento do sistema nervoso fetal”, justifica Alessandra.
A suplementação deve ser iniciada quando a mulher começar as tentativas de engravidar, segundo Alessandra.
3 – Tome as vitaminas necessárias
Alessandra conta que geralmente prescreve um polivitamínico com suplemento de ômega 3/6/9 (existem vários específicos para gestantes nas farmácias). “A demanda de alguns elementos e vitaminas aumentam muito na gestação, tanto por parte da mulher quanto por demanda fetal”, expõe Alessandra.
Leia também: Gravidez e casamento: 8 dicas para lidar com esse momento
4 – Verifique o medicamentos utilizados
Caso você esteja utilizando algum tipo de medicamento, é bom consultar seu médico. “Em relação aos medicamentos usados para controle de doenças crônicas ou preexistentes, devemos ajustá-los ou trocá-los sempre que necessário antes da gravidez. Existem várias medicações, produtos e drogas que devem ser evitados na gravidez. Por isso, se está tentando engravidar, procure um especialista para orientações”, alerta Alessandra.
5 – Mantenha hábitos saudáveis
Se você tem uma alimentação desregrada ou se está acima do peso, é importante cuidar desse aspecto antes de engravidar. “Devemos comer o mais saudável possível durante a fase de tentativa de gravidez, pois o controle e o peso adequado tem grade importância nesta fase. Deve-se evitar alimentos gordurosos, frituras e não exagerar nos carboidratos nem na cafeína”, pontua Alessandra.
Álcool, drogas ilícitas e fumo também são terminantemente proibidos para quem está tentando engravidar, de acordo com Alessandra.
6 – Controle o estresse
Outro ponto de suma importância para quem está planejando uma gravidez é o controle do estresse. “Ele é capaz de alterar a produção de hormônios e aumentar a dificuldade de engravidar”, afirma Alessandra.
Leia também: Medicina integrativa para noivas: alívio do estresse e da ansiedade
7 – Pode fazer exercício físico?
Muitas grávidas ficam em dúvida com relação à prática de exercícios físicos. Para Alessandra, quando não há contraindicação, são liberados e bem-vindos, principalmente se estes já fazem parte da rotina da mulher.
8 – Mantenha seu cartão de vacinas atualizado
Alessandra aponta também que manter a carteirinha de vacinas atualizada é fundamental para quem está pensando em engravidar.
9 – Práticas para melhorar a fertilidade do casal
Para aumentar as chances de engravidar, Alessandra recomenda ter relação sexual em dias alternados (dia sim, dia não) durante 7 a 10 dias do período fértil (a contagem depende do ciclo menstrual da mulher para ser calculada). “Converse com seu ginecologista e obstetra para entender melhor”, comenta.
Veja mais no nosso perfil no Pinterest
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis