Os 20 anos de união de um casal, conhecidos como bodas de porcelana, são dignos de roteiro de um grande filme. À essa altura, a história que começou no inesquecível dia do “sim” já rendeu muitos capítulos, lembranças e memórias.

Por esse e inúmeros outros motivos, cada ano de casamento precisa se comemorado com muito amor e carinho.

Veja também: Bodas de casamento | Saiba o significado de cada ano e mês

bodas de porcelana
Foto: Style Me Pretty

 

As bodas de casamento existem para incentivar esse hábito saudável entre os casais. Costuma-se classificar as bodas, que representam os aniversários do casamento, segundo o tempo, o associando a um material da natureza.

Quanto mais longa a união, mais “nobre” o material. As bodas mais conhecidas são as  de 25 anos (prata) e a de 50 anos de casados (ouro). Não sabe o que fazer para comemorar as bodas de porcelana? Saiba mais sobre a data e se inspire com algumas dicas especiais para a ocasião.

Veja também: Dicas de Presente para Bodas de Casamento

Qual o significado das bodas de porcelana?

Historicamente a palavra boda tem origem no latim “vota”, que significa promessa. Quando usada no plural, bodas se refere aos votos feitos pelos noivos no dia do casamento.

“Os católicos comemoram os aniversários de casamento na Igreja, onde renovam os votos. A origem dessas comemorações teria ocorrido na Alemanha, onde o costume de pequenos povoados era oferecer uma coroa de prata aos casais que completaram 25 anos de casados, e uma de ouro aos 50 anos de casados”, comenta a assessora de casamento Sylvia Queiroz.

bodas de porcelana
Foto: Style Me Pretty

 

Veja também: Quando fazer a renovação de votos de casamento?

O material escolhido para simbolizar o aniversário de 20 anos de casamento foi a porcelana. Uma das principais razões para a escolha da porcelana é a resistência do material, referindo-se ao fato de que o enlace continua intacto mesmo depois de duas décadas. 

A segunda grande comemoração

Chegar aos 20 anos de casamento é, talvez, o segundo grande momento de comemoração de um casal, geralmente os 10 anos de casamento é a primeira grande comemoração. 

Segundo Sylvia Queiroz esse é o momento de comemorar, seja intimamente entre o casal, seus filhos e familiares mais próximos ou com uma festa maior, incluindo uma benção. Confira algumas dicas de como não deixar essa ocasião importante não passar em branco.

bodas de porcelana
Foto: Style Me Pretty

Veja também: 10 viagens incríveis para comemorar as bodas de casamento

Como comemorar as bodas de porcelana?

As bodas de porcelana podem ser comemoradas de diversas formas mas, segundo a assessora de casamentos Mara Duarte, tudo depende do desejo e estilo do casal. Afinal, a comemoração precisa ser especial para ambos.

Para Sylvia Queiroz a comemoração da data é importante e não deve ser esquecida. “Não deixem de comemorar as bodas, por mais simples que seja à comemoração. Permanecer casado por tanto tempo, e ainda permanecer feliz, é algo escasso nos dias de hoje. É um momento que merece ser celebrado!”, comenta a assessora de casamento.

Sem ideias do que fazer na ocasião? Confira algumas dicas da profissional para tornar as bodas de 20 anos de casamento uma data inesquecível!

1)Festa para comemorar as bodas de porcelana

Para os casais mais animados, a realização de uma festa pode ser a comemoração ideal para as bodas de porcelana.

 “Alguns casais desejam uma festa. Nesse caso a minha dica é convidar as pessoas que mais conviveram com o casal ao longo desses 20 anos de casados. Além dos padrinhos do casamento, familiares e amigos mais próximos”, recomenda Mara Duarte. A ocasião pode servir, ainda, como um momento para a renovação de votos do casal.

bodas de porcelana
Foto: Style Me Pretty

2) Jantar romântico para comemorar as bodas de porcelana

Uma noite especial com um jantar romântico pode ser a comemoração perfeita para muitos casais.

Um jantar íntimo pode ser realizado em casa, com os dois dividindo o fogão e preparando seus pratos preferidos, ou em algum restaurante especial para o casal. Alguns ainda podem preferir um jantar compartilhado com os pais, filhos e amigos próximos.

bodas de porcelana
Foto: Style Me Pretty

 

3) Viagem para comemorar as bodas de porcelana

Viajar sempre é uma boa opção quando o objetivo é descansar e curtir um momento especial ao lado de quem se ama. Na comemoração das bodas de porcelana não seria diferente.

Para os casais que desejam realizar uma viagem na ocasião, a assessora de casamento Mara Duarte sugere um destino romântico para apimentar ainda mais a renovação dos votos. Ela indica um lugar onde o casal possa curtir e descansar ao mesmo tempo, renovando os votos de forma íntima.

É importante eleger um destino que tenha um significado importante para ambos ou, até mesmo o local onde passaram a lua de mel. Voltar à esse local ou escolher um novo destino é, sem dúvidas, algo que qualquer casal gostaria de fazer para marcar uma data tão importante”, comenta Mara Duarte.

bodas de porcelana
Foto: Style Me Pretty

 

Como presentear nas bodas de porcelana?

Além das comemorações, os presentes são ideais para as bodas de porcelana. Sylvia Queiroz explica que, similar aos presentes oferecidos para as bodas de prata, rubi ou ouro, os melhores presentes para as bodas de 20 anos são os objetos e acessórios feitos de porcelana.

Essa é a oportunidade de soltar a imaginação e encontrar o presente perfeito para traduzir todo o amor e gratidão pelos 20 anos de união.

bodas de porcelana
Foto: Pinterest / Reprodução

 

Tabela de bodas de casamento 

Abaixo, veja uma lista de bodas de casamento com o significado de cada ano:

1º ano de casados: Bodas de Papel
2º ano de casados: Bodas de Algodão
3º ano de casados: Bodas de Couro ou Trigo
4º ano de casados: Bodas de Flores ou Frutas
5º ano de casados: Bodas de Madeira ou Ferro
6º ano de casados: Bodas de Açúcar ou Perfume
7º ano de casados: Bodas de Latão ou Lã
8º ano de casados: Bodas de Barro ou Papoula
9º ano de casados: Bodas de Cerâmica ou Vime
10º ano de casados: Bodas de Estanho ou Zinco
11º ano de casados: Bodas de Aço
12º ano de casados: Bodas de Seda ou Ônix
13º ano de casados: Bodas de Linho ou Renda
14º ano de casados: Bodas de Marfim
15º ano de casados: Bodas de Cristal
20º ano de casados: Bodas de Porcelana
25º ano de casados: Bodas de Prata
30º ano de casados: Bodas de Pérola
35º ano de casados: Bodas de Coral
40º ano de casados: Bodas de Esmeralda
45º ano de casados: Bodas de Rubi
50º ano de casados: Bodas de Ouro

 

Tags da matéria

Comentários