As bodas de ouro é uma data muito especial na vida de um casal. Até porque não é todo mundo que faz 50 anos de casados. Para os casais que estão juntos há tanto tempo, existem diversas maneiras para comemorar essa ocasião única. Viagem, festas e presentes são algumas das opções para não deixar essa data tão especial passar em branco.

Veja também:  Bodas de prata | Dicas para comemorar os 25 anos de casamento

Foto: Lauren Wells

 

Veja também:  20 anos de casamento, bodas de porcelana | Como comemorar

Bodas de ouro: como celebrar?

Depois de 50 anos, o casal, provavelmente, teve muitas experiências juntos. Por isso, a melhor maneira de comemorar as bodas de casamento é aproveitar só os dois ou com as pessoas que foram especiais durante a relação.

“As possibilidades de celebração são muitas. A melhor sempre vai combinar com o estilo do casal. Um café da manhã, um chá da tarde, um almoço ou um festão à noite. Tudo pode”, explica Flávia Cavaliere, cerimonialista, decoradora e autora do livro “Elegância na Festa”.

casal-e-família-comemorando-bodas-de-ouro
Foto: Emily Alyse Photography

Veja também:  15 anos de casamento, bodas de cristal | Ideias para presentear e comemorar

Bodas de ouro: cerimonial + festa

Uma forma de reunir os entes queridos para celebrar a união é por meio de uma festa. Pode ser com muitos convidados, ou até algo mais íntimo. Flávia dá a opção de “realizar a cerimônia em dia separado para o núcleo mais próximo da família”. Dessa forma, o evento não fica muito cansativo.

Além disso, os que preferem algo mais calmo e não têm muita disposição para uma festança, podem optar por um brunch ou almoço. Aqui, o casal pode pagar pela festa, ou todos podem ir a um bistrô e cada convidado pagar a sua parte.

Para os casais religiosos, é possível fazer uma cerimônia na igreja para renovar os votos ou receber a benção dos sacerdotes. Uma sugestão é realizar o evento no local em que se casaram, para ser uma experiência única e mais especial.

Veja também:  Ideias para celebrar 10 anos de casamento: bodas de estanho ou zinco

Bodas de ouro
Foto: Weeding Scoop

 

Como organizar as bodas de ouro?

A preparação das bodas é um tema importante. De acordo com a assessora de eventos, Ana Julia Figueiredo, é preciso pensar na lista de convidados, antes de escolher que tipo de celebração fará. Se deseja uma festa mais reclusa, com os mais íntimos, a ideia é fazer um brunch ou almoço. Entretanto, se o casal quer um festão, é melhor escolher um local que comporte todos os convidados e deixe-os confortáveis.

“Eles precisam pensar que, por se tratar de bodas de 50 anos, alguns dos amigos serão pessoas mais velhas. Por isso, é necessário que o espaço tenha cadeiras para todos e a festa não dure muito tempo”, diz Ana.

Nas bodas de ouro, a decoração pode ser como você quiser. A assessora explica que “uma nova tendência nas festas diurnas é usar frutas e legumes como enfeite”. Para os que desejam seguir  as tradições, é possível abusar de enfeites e flores em tons de amarelo ou dourado. Além disso, não é obrigatório que a mulher use branco, vai do critério de cada uma.

Veja também:  5 anos de casamento, bodas de madeira | Como comemorar

Bodas de ouro
Foto: Lindsey Larue

 

Site e Lista de casamento

Um outro recurso que pode auxiliar no momento de organizar uma comemoração de bodas de ouro, é montar um site de casamento. No  iCasei,  é possível colocar todas as informações necessárias, além de prestar uma linda homenagem, contato a história do casal, colocando fotos e músicas de momentos importantes.

Mais um ponto positivo do site, é que os convidados podem presentear o casal! Se a ideia, é que a celebração dure até depois da renovação dos votos, uma boa pedida, é criar uma lista de casamento, onde os convidados podem comprar cotas de lua de mel. O casal irá receber tudo em dinheiro, e poderão realizar uma viagem para onde quiserem.

Veja também:  Dicas para celebrar 3 anos de casamento, as bodas de trigo ou couro

Viagem em comemoração às bodas

Ao invés de uma festa, o casal pode optar por tirar umas férias só os dois. Dessa forma, eles podem relaxar e curtir um tempo sozinhos.

Para os amantes de vinho, Santiago, no Chile, é uma boa opção. Lá, têm muitas adegas e degustações para aproveitar. A rota do vinho no Brasil também é um destino interessante. Já os casais que gostam de praia podem ir a Punta Cana, na República Dominicana, ou às Ilhas Maldivas para pegar um sol e relaxar em um resort. Quem não quiser sair do país, Fernando de Noronha (PE) é a viagem certeira.

Por outro lado, uma trip em família também é uma delícia. “Vai dar mais alegria a cada momento e render muitas fotos inesquecíveis com todos juntos”, afirma Flávia. Uma opção é conhecer alguma cidade europeia como Roma, na Itália, ou Paris, na França. Para os mais radicais, fazer trilhas pelo estado de São Paulo ou conhecer Bonito (MS) também é uma boa escolha.

Veja também:  2 anos de casamento, bodas de algodão: dicas para comemorar

Bodas de ouro
Foto: Ishan @seefromthesky no Unsplash

 

Pequenos agrados : poemas, mensagens, flores

Os casais que não têm condições de fazer uma festa ou viajar, ainda podem trocar presentes. O importante é a data não passar em branco. Joias, um jantar no restaurante favorito, revisitar o local do primeiro encontro são algumas ideias para aproveitar a celebração. Além disso, flores sempre são uma boa pedida.

Se você é romântico e quer fazer algo à mão, poemas para bodas de ouro são uma ótima maneira de expressar seu carinho pelo outro. Cartões personalizados também permitem que você manifeste essas mensagens fofas de bodas de ouro.

Junto com a festa ou uma viagem, os filhos podem preparar uma mensagem de bodas de ouro para os pais. Segundo Flávia, o envolvimento da família no evento é muito importante. “Nos recados, os familiares podem demonstrar como amam e curtem muito a presença do casal em suas vidas.”

Bodas de ouro
Foto: Shaly Nelson

 

Em relação aos presentes dos convidados, Flávia destaca que pedir doações para uma entidade beneficente tem sido bastante comum. “Pode ser por meio de uma urna lacrada presente na festa com alguns envelopes e canetas coloridas disponibilizadas de um jeito legal ou oferecendo a conta bancária da instituição no próprio convite”, conta.

Outra opção é fornecer uma lista com mimos que desejam receber nas bodas de ouro. O presente ideal é algo que toque o casal, e mostre o quão importante ele é. Porque, independentemente da lembrancinha que os esposos ganhem, o que é fundamental é a união de todos e estar junto com os entes queridos.

Bodas de ouro
Foto: Shaly Nelson

 

Veja também:  1 ano de casamento, bodas de papel: 5 dicas para comemorar!

Origem das bodas

A tradição das bodas de ouro começou na Alemanha. Quando o casal fazia 50 anos juntos, seus amigos e familiares realizavam uma festa para celebrar a ocasião. Durante a comemoração, os pombinhos recebiam coroas de ouro pela data. O mesmo acontecia nas bodas de prata, mas a coroa era prateada. Os povoados alemães faziam isso para enaltecer a união e desejar boa sorte para o casal.

Bodas de ouro
Foto: Bored Panda

 

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários