sapato da noiva - tendências Espanha (6)

 

Ele pode até não ser a peça do vestuário da noiva que mais atrai as atenções dos convidados, mas é certo uma coisa: ele será um dos xodós da noiva. Muitas vezes escondido debaixo do vestido, o sapato não perde em importância para nenhum item do traje do casamento.

“Os calçados são o complemento perfeito para causar deslumbre no dia do casamento”, afirma a wedding planner Alba Vilches, da empresa Y Algo Azul. “É é bom lembrar: o mais importante é o conforto”, diz.

sapato da noiva - tendências Espanha (2)

Prezando pelo conforto, muitas noivas optam por sapatos mais baixos. Foto: Shutterstock.

Tipos de sapato
Para 2015, o modelo da vez na Espanha é o peep toe, aquele com o qual apenas as pontinhas dos dedos aparecem. “O estilo do peep toe já é um clássico de casamento aqui no país”, diz Alba. Disputam os pés das noivas com o peep toe os sapatos com t-strap, que se caracterizam — como o nome já diz — pela alça em formato de ‘T’ que cobre o peito dos pés das noivas.

t-strep sapato da noiva

 O modelo t-strap está super em alta entre as noivas. Foto: Shutterstock.

As grandes novidades do ano para as noivas, segunda Alba, são os sapatos com salto bem baixinho (os famosos kitten heels) e os sapatos totalmente fechados — indicados para os casamentos no inverno.

 

sapato da noiva - tendências Espanha (4)

 Sapatos totalmente fechados são indicados principalmente para casamento no inverno. Foto: Shutterstock.

Veja também Como escolher o sapato para noiva

Materiais
Aqui ainda manda a tradição: a imensa maioria dos sapatos de noiva espanhóis é feita de couro, renda ou cetim. “Particularmente, gosto muito da renda. Ela dá um ar mais romântico ao look”, afirma Alba. Os sapatos de cetim, por causa da versatilidade do material, são indicados para as noivas mais modernas.

sapato da noiva - tendências Espanha (5)

 Cetim, couro e renda são os materiais mais usados em sapatos para noivas. Foto: Shutterstock.

Cores
Branco e off-white seguem fortes em 2015, embora tenham aparecido muitos modelos em nude, rosa ou pastel.

Apesar da preferência pela tradição, o número de noivas que utilizam sapatos coloridos no dia do casamento tem aumentado bastante. Alba explica: “atualmente vemos mulheres desfilando com calçados amarelos, vermelhos, fúcsias, verdes e azuis. É divertido e moderno”.

 

sapato da noiva - Espanha (2)

  Os sapatos coloridos também estão em alta entre as noivas. Foto: Shutterstock.

Detalhes
“As espanholas valorizam muito cada pedacinho do vestuário. Com os amados sapatos não poderia ser diferente”, garante Alba. Por isso, a grande maioria dos calçados de noiva na Espanha são adornados com enfeites. Para 2015, o hit são os laços. “O laço garante um ar bastante feminino para o vestuário”, explica Alba. Grandes, pequenos, estreitos, na parte da frente, no calcanhar… Pode ter certeza: eles estarão lá.

sapato da noiva - tendências Espanha (3)

Enfeites nos sapatos para o casamento agradam as noivas. Foto: Shutterstock.

Marcas e valores
A gama de marcas procuradas pelas noivas espanholas é muito vasta. No país, é possível encontrar opções de 50 a mais de 500 euros! “São muitas opções. Aqui em Madri, basta dar uma andada pela Gran Vía ou pelo bairro de Salamanca para perder-se nas inúmeras lojas de sapato”, diverte-se Alba.

sapato da noiva - tendências Espanha (1)

Os sapatos variam de 50 a 200 euros. Foto: Shutterstock.

Dentre as opções mais luxuosas, destacam-se a Loboutin, a Jimmy Choo e a Chia Mihara. Nessas lojas, preços variam de 250 a mais de 500 euros. Para uma escolha um pouco mais em conta — em torno de 180 euros –, Alba sugere marcas como a Lodi, a Menbur e a Angel Alarcon.

Confira também Sapato para casamento | Escolha o seu!

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!