Já era o tempo em que o chá de panela se resumia a adivinhar presentes e sair da festa toda pintada. As brincadeiras mudaram e as festas estão cada vez mais elaboradas – muitas noivas e madrinhas até colocam a mão na massa para fazer a decoração (aliás, inspirações no Pinterest não faltam).

Confira nosso guia completo para organizar este evento pré-casamento e aproveitar ao máximo esta comemoração ao lado da família e das amigas. Se você é madrinha, também vale ficar de olho nas dicas para ajudar a noiva, que estará com a cabeça a mil com os outros preparativos.

Chá de panela Como organizar
Imagem via pizzazzerie

Onde fazer o chá de panela?

Para Livia Ferreira, da AnimaCHÁ Eventos, depende muito da dimensão do evento. “Se o chá for algo mais íntimo, para poucas pessoas, pode ser feito até na própria sala de casa – embora atualmente esse tipo de evento tenha listas cada vez mais extensas. O mais comum é ser feito em salões de festas de prédios ou até mesmo espaços para eventos”, explica.

Ana Paula Lopes, que trabalha com planejamento, assessoria e cerimonial na Alleanza Eventos, também lembra que em algumas cidades é possível fazer em pequenos salões em hotéis. Sofia Nieto, da WEvents Cerimonial, sugere ainda realizar o chá em uma confeitaria ou bar (dependendo de qual for o horário e a proposta do evento).

Chá de panela Como organizar e onde fazer
Imagem via pizzazzerie

Com quanto tempo de antecedência deve ser planejado?

Ana Paula e Sofia indicam que o evento seja planejado com pelo menos três meses de antecedência. “Há alguns pontos a serem considerados, como o número de pessoas, o local, a data, o horário, o estilo de decoração (se vai ter tema ou não) e tipo de comida a ser servido”, alerta Ana Paula. Para Sofia é o tempo ideal para preparar a papelaria, contratar os fornecedores escolhidos e fazer tudo sem correria.

Livia pondera que vai depender muito de quem está organizando o chá. “Se o chá ficar por conta das madrinhas ou de alguém da família como a mãe ou a irmã, não precisa ser com tanta antecedência, até porque a proposta do chá não é ser um mega evento, mas uma reunião simples. Agora se a noiva for tomar à frente dos preparativos, é bom que se programe para que não se sobrecarregue com os preparativos dos dois eventos”, assegura Livia.

Como organizar o chá de panela

Quanto tempo antes do casamento deve ser feito?

Pode variar de dois meses a 15 dias antes do casamento. “Antigamente se falava em um mês antes. Mas, hoje em dia, como o último mês costuma ser mais corrido para os noivos, temos muitas noivas que escolhem realizar o chá uns dois meses antes ou até com mais antecedência”, comenta Sofia

Só não é recomendado fazer muito próximo à data do casamento. “Tem quem prefira fazer uma semana antes, mas eu não recomendo por ser um período em que a noiva está com a cabeça nos últimos preparativos e toda a agitação pode fazer com que ela não aproveite como deveria. Com um mês de antecedência os momentos para relaxar e descontrair dão novo gás à noiva, que nas próximas semanas vai se concentrar nos detalhes do casamento. Além disso, ela terá tempo de providenciar o que não ganhou no chá e que será de extrema utilidade”, pontua Livia.

Chá de panela Como organizar data

Quem convidar para o chá de panela?

Para Sofia, é uma decisão difícil e muito pessoal e também depende do espaço e orçamento disponível – mas o ideal é convidar aquelas pessoas que você realmente gosta. No geral, segundo Ana Paula, geralmente fazem parte deste momento as madrinhas, familiares e amigas mais próximas.

“O chá de panela tradicionalmente é um evento íntimo, apenas para as amigas e mulheres da família, mas o que se vê hoje é algo bastante diferente. Já fui em chás para poucas pessoas, só as mais próximas e chás para todas as mulheres convidadas para o casamento. Particularmente, eu acredito que quanto mais íntimo melhor, pois a noiva se diverte e relaxa. Mas cada caso é um caso e tem quem se sinta desconfortável em não estender o convite às convidadas com quem não se tem tanta intimidade”, destaca Livia.

Chá de panela Como organizar quem convidar

Com quanto tempo de antecedência o convite deve ser enviado?

Sofia afirma que um mês antes é um bom tempo para enviar o convite. “Atenção se tiver pessoas vindo de fora, para avisar com maior antecedência”, recomenda.

Chá de panela Como organizar envio do convite

É preciso enviar um convite físico?

Ana Paula comenta que se as convidadas forem muito próximas da noiva, não há necessidade de fazer convite físico. “Pode ser feito um virtual e enviado por e-mail ou dispositivos móveis, ou até mesmo fazer uma ligação”, sugere. Sofia diz que hoje muitas noivas escolhem fazer um convite digital aliado a um evento na rede social.

“Manda a etiqueta que sim, mas se é um evento íntimo, para pessoas muito próximas, não vejo problema num belo convite virtual. O que não dá é para convidar ‘de boca’ ou mandar uma mensagem qualquer. Um convite digital, com uma arte bem-feita, seguida por um telefonema para reforçar a importância da presença pode ser até mais gentil do que entregar um convite de papel em mãos – até porque o que é digital está sempre à mão”, opina Livia.

Chá de panela Como organizar convite
Imagem via Etsy

Que brincadeiras podem ser feitas no chá?

Segundo Livia, o tipo de brincadeira irá depender muito do que a noiva gosta. “Mas algumas coisas estão totalmente ultrapassadas e são extremamente indelicadas, como brincadeiras de sujar, molhar ou que exponham as convidadas ou a noiva ao ridículo. Muitas noivas estão abrindo mão das atividades por medo das tais brincadeiras tradicionais, o que também não é a solução pois descaracteriza o chá, acaba virando apenas uma reunião”, pondera. Sofia completa: “A brincadeira de adivinhar os presentes é muito comum, mas acho que já é conhecida demais e as vezes um pouco cansativa”.

Se você quer fugir destas brincadeiras tradicionais, confira algumas opções divertidas:

Acertar as respostas do noivo: “A madrinha que estiver organizando o chá pode enviar por e-mail um questionário ao noivo e ele grava as respostas. No dia do chá, ela faz as mesmas perguntas para a noiva e ela deve responder o que acha que o noivo respondeu. Se errar, pode ter algum tipo de castigo”, explica Ana Paula.

O que tem na bolsa?: “Uma pessoa escolhida para interagir com as convidadas pede para todas pegarem suas bolsas, e vai falando itens. Aquela que tiver mais itens solicitados ganha um prêmio”, conta Ana Paula.

Brincadeiras para testar os conhecimentos da noiva na cozinha: “Ela pode ter que adivinhar ingredientes, fazer um tipo de ovo especifico ou até preparar uma receita na hora”, comenta Sofia.

Ver se a noiva conhece os símbolos das roupas: “Nesta brincadeira, ela deve dizer se determinada roupa pode ser lavada, passada, etc”, destaca Sofia.

Chá de panela Como organizar brincadeiras
Pinterest/ Reprodução

A noiva pode estabelecer limites para as brincadeiras?

Na opinião de Livia, pode ser um problema estabelecer limites. “Se a noiva está organizando, ela ainda tem um pouco mais de controle. Mas quando ela permite que outras pessoas organizem é complicado vetar o que as amigas e/ou família propõem. Muita gente ainda fica presa ao conceito antigo de brincadeira para chá de cozinha e querem fazer coisas bem desagradáveis. É comum que as amigas queiram fazer surpresa e o clima pode ficar bem chato se a noiva se recusar a fazer algo, mas também não é justo que a noiva não aproveite esse momento só para não desagradar as organizadoras. Por isso, eu sempre recomendo escolher atividades divertidas e que não exponham a noiva ou as convidadas, que não tenha sujeira, etc”.

Para Ana Paula, se houver alguma brincadeira que a noiva não quer fazer, ela deve conversar com a pessoa que está organizando para não criar um clima chato e desconfortável. “Afinal, o chá é uma festa com um clima muito descontraído e divertido para todas as participantes”, indica.

Sofia acredita que noiva pode propor limites com jeitinho. “Acredito que o chá deve ser uma experiência agradável para todos, especialmente para a noiva. Acho que a ideia de ‘torturar’ a noiva com brincadeiras pesadas já passou. Muitas noivas hoje se arrumam para o chá e não querem ser todas pintadas. Por isso, acredito que deveriam ser respeitadas”, aconselha.

Chá de panela Como organizar noiva
Imagem via pizzazzerie

Quem organiza o chá de panela: a noiva ou as madrinhas?

Ana Paula recomenda que uma madrinha ou amiga ajude nestes preparativos, já que a noiva está focada no casamento e, muitas vezes, na organização da casa nova também.

“O ideal é que as madrinhas, amigas ou alguém da família tome a frente, mas não é sempre que alguém se habilita e fica indelicado a noiva exigir que alguém organize – até porque nesse caso, os custos seriam por conta das organizadoras. Eu acho uma delicadeza e um sinal de carinho pela noiva que as madrinhas fiquem responsáveis pelo chá, que não deleguem a ela mais essa responsabilidade, que ela vá para o chá apenas para curtir. Afinal, cabeça de noiva tem mil e uma coisas e a lista aumenta ainda mais quanto é preciso assumir a organização do chá”, sugere Livia.

Segundo Sofia, depende do caso. “Às vezes a noiva faz questão de organizar, às vezes as madrinhas fazem questão que seja surpresa. Há ocasiões também em que elas organizam juntas, deixando, por exemplo, a decoração e a comida na mão da noiva e as brincadeiras e bebidas nas mãos das madrinhas”, exemplifica.

Chá de panela quem organiza

Como fazer a decoração? É preciso escolher um tema?

De acordo com Sofia, não precisa escolher um tema, mas a grande maioria escolhe (nem que o tema seja cozinha mesmo!), pois facilita na hora de selecionar as peças e as flores. Ana Paula concorda: “não há uma obrigatoriedade em escolher o tema, mas eles facilitam na organização da festa completa. Temáticas como festa do Havaí, mexicana, italiana são bem usadas. Ou então o bom aliado faça você mesmo (diy) com pompons de papel crepom, poucas flores ou arranjos de plumas. Há muita inspiração no Pinterest para todos os tipos de festa”.

Livia também destaca que a decoração pode ser feita com coisas simples encontradas na própria cozinha como colheres de pau, potes de vidro, taças, entre outros. “Uma boa dose de criatividade pode fazer um efeito incrível gastando quase nada. Também existe a opção de contratar uma empresa de decoração de festas e ter uma preocupação a menos no dia. Não é preciso escolher um tema, definir uma paleta de cores pode ser o suficiente para criar um chá bem decorado, mas é quase unânime usar elementos que remetam ao amor e à cozinha: corações, utensílios domésticos, etc.”, propõe.

Chá de panela Como organizar decoração
Imagem via theweddingplaybook

É preciso fazer a lista de presentes em uma loja?

Sofia recomenda que seja feita em uma determinada loja. “Se não for indicada a loja, corre-se o grande risco de receber o mesmo objeto de cinco lojas diferentes. Isso faz com que o processo de troca seja muito difícil e cansativo e ainda impossibilita a noiva de poder trocar vários presentes pequenos por um maior”, aconselha.

Ana Paula indica que a noiva faça a lista em mais de uma loja, para dar opção de escolha para as convidadas.

“A lista de presentes sempre facilita a vida do convidado e acaba sendo mais democrática, pois o convidado escolhe o que quer e o que pode comprar, mas não é obrigatória. Caso a noiva opte por fazer a lista de presentes em loja é importante que ela escolha uma rede de lojas, para facilitar o acesso das convidadas ou ainda a opção de uma loja virtual. O mais importante é não ser obrigatório que a convidada adquira o presente na loja escolhida”, sugere Livia.

Chá de panela quem organiza lista em loja

Que itens não podem faltar na lista de presentes?

Na opinião de Livia, a lista de chá de cozinha é para as miudezas, as coisas de uso diário. “O convidado já vai dar o presente de casamento, então nada de colocar coisas caras como eletrodomésticos. O que não pode faltar depende muito do estilo de vida do casal. A noiva pode se guiar por uma das listas encontradas facilmente na internet e se perguntar se ela precisa daquele item. Para um casal que adora vinhos, um saca-rolhas é indispensável, para um casal que não bebe é algo totalmente dispensável”, comenta.

Chá de panela o que pedir de presente
Imagem via wedding.am

Como definir o cardápio do chá de panela?

Para definir este item, Livia acredita que é preciso levar em consideração o horário do evento, o estilo da festa, o número de convidadas, o tempo de duração e as brincadeiras. “Como a maior parte deles acontece à tarde, um chá da tarde fica perfeito: bolos, tortas, pães”, indica. Sofia completa: “Uma ideia super legal é realizar um brunch ou café da tarde com bolos, opções de mini sanduíches e docinhos. Assim sempre terá algo do agrado de todos os convidados”.

“Churrascos e rodízios de pizza são bastante comuns, assim como mesas de buffet com salgadinhos e sanduíches. O ideal que sejam quitutes de docinhos que possam ser comidos sem talheres e em pé”, aponta Ana Paula.

Chá de panela o que comer
Saint-Moritz/ Divulgação

É possível pedir para madrinhas levarem algo?

Isso é bastante relativo e vai depender do envolvimento que elas terão com o chá. “Sempre podemos pedir ajuda para as madrinhas, porém deve-se levar em consideração quais outras tarefas elas realizarão, para não sobrecarregar demais”, avalia Sofia. Ana Paula também não vê problemas em pedir para as convidadas e madrinhas levarem pratos salgados ou doces – neste caso, a noiva deve oferecer a bebida.

“Se as madrinhas organizam o evento não vejo problema que cada uma leve um prato, mas se é a noiva que está organizando eu acho deselegante pedir, embora isso também não seja uma regra. Se as madrinhas se oferecem para colaborar, se a relação é muito próxima, se a proposta do evento é algo completamente informal, talvez seja possível fazer um pedido como esse sem criar um certo constrangimento, mas é preciso bom senso acima de tudo”, conclui Livia.

Chá de panela levar comida

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!