Os fotógrafos são profissionais essenciais no casamento – são eles que irão fazer todo o registro e serão responsáveis por eternizar as memórias. Para auxiliar na hora da contratação do fotógrafo certo para o seu casamento, separamos algumas dicas e dúvidas que você deve tirar com os profissionais.

10-perguntas-essenciais-para-o-fotoórafo

1- Qual é o estilo do fotógrafo? Há uma empatia entre o casal e o profissional?

Para o fotógrafo Thiago Floriani, é interessante saber o que o fotógrafo pensa em relação a fotografia de casamento, se é apenas registrar os fatos mais protocolares ou fazer uma reportagem.

“Essa última assume características mais narrativas e conta também com a subjetividade do fotógrafo, seu estilo e abordagem. Também é interessante perguntar sobre a autoria das fotos que estão em seu site/portfolio, se são todas suas ou se ele as apresenta juntamente com fotos da sua equipe”, recomenda Floriani.

Verônica Rodriguez e Bruno Kirilos, fotógrafos da Estúdio Dos, compartilham a mesma opinião.

“Antes de mais nada, é importante que os noivos decidam qual estilo de fotografia mais gostam. Assim eles poderão agendar reuniões com fornecedores que atendam às suas expectativas”.

Na opinião do fotógrafo Fabio Fistarol, quando os clientes estão buscando um fotógrafo para o seu casamento, antes de qualquer coisa, é importante que se sintam confortáveis com o profissional.

“Acredito que é o mesmo nível de relevância da qualidade do portfólio do profissional. É importante marcar um bate-papo, mesmo que via Skype, Facetime ou algo assim. Faço muitos destination weddings aqui em Nova York e o contato com os clientes é sempre sensacional. Precisamos ter essa conexão, até para que eles se sintam à vontade comigo e eu me identifique com o casal, assim o resultado fica maravilhoso e verdadeiro”, explica.

Perguntas-essenciais-para-o-fotógrafo

2- Quem vai fotografar meu casamento? Quantos fotógrafos estarão presentes?

Algumas empresas têm várias equipes, para poder atender mais de um casamento por dia. Outras têm um fotógrafo principal, que vai acompanhado de assistente ou segundo fotógrafo freelancer.

“Nessas duas formas de trabalho, é essencial que os noivos peçam para ver o portfólio das pessoas que estarão com eles no casamento, afim de evitar surpresas. Já alguns trabalham com dois fotógrafos principais, que fotografam todos os casamentos juntos. Dessa forma fica mais fácil analisar o estilo que as suas fotos terão”, alertam os fotógrafos do Estúdio Dos.

3- O que está incluso na cobertura?

Cada empresa oferece tipos de pacotes diferentes. “Três coisas importantes a serem verificadas são: se o estúdio entrega as fotos do casamento em alta resolução, se estas fotos vêm editadas e tratadas (receber o material bruto não é legal!) e se o making of do noivo está incluído ou precisa ser contratado separadamente”, sugerem Verônica e Kirilos.

Perguntas-10-essenciais-para-o-fotógrafo

4- Peça para ver álbuns de casamentos reais, com um casamento por álbum.

A sugestão de Verônica e Kirilos é não aceitar ver apenas imagens de editoriais, ensaios ou os álbuns de portfólio que contenham apenas um apanhado de fotografias de vários casamentos.

“Fica mais fácil mostrar boas imagens pegando uma ou duas de cada trabalho. Ver o serviço finalizado, contando uma  história do início ao fim, é imprescindível para determinar a qualidade do fotógrafo”, expõem.

Floriani concorda: “Embora cada casal tenha um perfil próprio, é possível observar vários trabalhos do fotógrafo (casamentos e ensaios) e procurar uma consistência neles: ver pelo menos três casamentos inteiros é interessante para avaliar isso”.

5- Quantos eventos vocês fotografam por dia?

Segundo os fotógrafos da Estúdio Dos, normalmente, empresas que atendem apenas um evento por dia conseguem dar mais atenção a cada cliente, entregando assim um trabalho bem caprichado.

Perguntas-essenciais-para-o-fotografo-equipe

6- Como vocês se preparam para imprevistos?

Imprevistos podem acontecer e os profissionais precisam estar preparados para estas situações.

“Perguntem na reunião como os profissionais agiriam em situações adversas, e por aí vocês podem sentir se eles estão preparados para imprevistos. Normalmente, os fotógrafos têm um plano B e poderão tirar suas dúvidas. Pesquise o histórico da empresa, converse com pessoas que conhecem o trabalho para estarem mais seguros”, afirmam Verônica e Kirilos.

7- Possuem equipamento extra ou backup das fotos?

É claro que ninguém gosta de imaginar ter que passar por uma situação difícil dos fotógrafos perderem equipamentos ou fotos. Mas é sempre bom saber o que os profissionais fazem para se precaver quanto a possíveis perdas.

“Quanto aos equipamentos, não sei como funciona em outros estúdios, mas levo um equipamento duplicado, igual ao que eu levo em mãos, no carro, para uma eventualidade de quebra ou roubo. E tudo no seguro. Quanto aos cartões que gravamos as fotos e vídeo, quando já gravados, temos um sistema de cinta junto ao nosso corpo que carregamos conosco até o final do evento e depois, ainda de madrugada, é feito um backup up de garantia. Assim, eliminamos quase que todas as possibilidades de perda de material!”, destaca Kali.

Perguntas-essenciais-para-o-fotógrafo-equipe

8- Qual será o cronograma no dia do casamento?

De acordo com Kali Marina, um item que não está em contrato e deve ser acertado antes é o cronograma do dia do casamento, com horários, locais, e principalmente quem são as pessoas importantes que precisam ter fotos com os noivos.

“Isso será de responsabilidade do fotógrafo e não dos noivos procurar essas pessoas durante a festa. Claro que uma ótima assessoria facilita e muito esse nosso trabalho!”, lembra.

9- Quais os materiais que serão entregues?

Segundo Kali Marina, é importante saber se o estúdio entrega as fotografias em alta resolução, “os negativos”, porque sem eles não se consegue fazer nada depois.

Com relação ao álbum, o ideal é verificar o tipo de álbum e o número de imagens que ele vai conter.

“Hoje em dia temos muitas opções de materiais, como papel fotográfico ou couché, capas fotográficas ou revestidas, etc. Então é bacana definir isso em contrato. Vejam também se o número de fotografias contidas no álbum não é exagerado para o número de páginas. Muitas imagens por página deixam o álbum poluído e cansativo de ver. Perguntem se o álbum vem com algum tipo de caixa ou luva, pois é importante que ele tenha uma proteção”, ponderam os fotógrafos do Estúdio Dos.

Perguntas-essenciais-para-o-fotógrafo-material

10- Leia o contrato com atenção

De acordo com Fistarol, é essencial que os noivos leiam o contrato com carinho.

“Um bom contrato auxilia bastante com imprevistos, além de dar uma segurança maior para os dois lados. Cláusulas como uso e direito de imagem, prazo para entrega do material e período que o fotógrafo vai trabalhar no dia são informações importantíssimas e que precisam constar no contrato”, comenta.

Segundo Kali Mrina, os casais devem verificar também quais são as multas previstas, o que está sendo contratado de verdade e o que é brinde ou extras. E, por fim, data de entrega e se há multa para atrasos.

Com relação ao álbum, Floriani indica avaliar se consta no contrato o prazo para entrega das fotos, da apresentação do layout do álbum e prazo para aprovação desse layout por parte dos noivos.

Perguntas-essenciais-para-o-fotógrafo-contrato

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!